MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

“FAMÍLIA E A RECONCILIAÇÃO”

Colossenses – 3:13- Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.
Mateus – 5:21-26 – 21- Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. 22- Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. 23- Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24- deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. 25- Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão. 26- Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
O ideal divino é que haja harmonia nos relacionamentos interpessoais. Porém, até mesmo no ambiente familiar há pessoas com relacionamentos rompidos. Como cristãos, cremos que DEUS criou a família para que seja refúgio de paz, alegria e equilíbrio em meio à angustia, desesperança e confusão tão comum em nossa sociedade.
Lamentavelmente, os conflitos ocorrem entre esposo e esposa, pais e filhos, irmãos entre si, que se não forem tratados a tempo resultarão em mágoas, frustrações, enfim, fatores que podem destruir a família.
A reconciliação é Mandamento Divino
Preservar a ira, manter inimizade, conservar o ódio, enfim, quebrar o relacionamento fraterno sem a disposição para praticar o perdão, a reconciliação, constitui-se em infrator do mandamento divino.
Toda família tem problemas
Não é novidade para ninguém que toda família tem problemas. JESUS contou a história da família na parábola do filho pródigo, a qual enfrentou problemas seríssimos. Estes problemas foram provocados pelo filho mais novo, que exigiu de seu pai a sua parte nos bens, Lucas – 15:11-32. Esta atitude irrefletida do rapaz provocou profundas mágoas no coração do seu pai, e também grande amargura no coração do seu irmão mais velho. Com certeza, o seu lar tornou-se um ambiente sombrio, inseguro e infeliz.
Só uma coisa podia resolver o grave problema: o perdão. Com o perdão, a paz volta aos corações tristes; com o perdão, a reconciliação é efetuada, as barreiras são lançadas por terra, Colossenses -3:13. Vejamos o caso de José no Egito. Gênesis – 50:15-21
A reconciliação ajusta os relacionamentos quebrados
O texto nos ensina três formas de quebrar o sexto mandamento: “Não matarás”.
Primeiro: irar-se contra o irmão, que significa ficar com raiva de alguém.
Segundo: proferir um insulto, que significa considerar o outro como um “desmiolado” (cabeça vazia, cretino, estúpido).
Terceiro: Chamar o irmão de louco, que é o mesmo que xingar o irmão de “tolo, insensato ou idiota”.
O SENHOR JESUS afirma que duras consequências são reservadas aos que insistem no erro, serão lançados no fogo eterno, (v.22). DEUS recusa aceitar o culto, a oferta, quando a pessoa vive em desacordo com seu irmão. Ele aponta o caminho que deve ser tomado nestas situações: “...vai e reconcilia-te primeiro com teu irmão”. Mateus -5:3.
O Perdão Produz Restauração nos Relacionamentos
O perdão produz restauração. O perdão restaurou a família da parábola de Lucas – 15. A recepção festiva dada pelo pai ao filho mais moço indicava claramente que houve a prática do perdão. O ex-guardador de porcos foi restaurado à sua posição de filho.
O perdão dá possibilidade de um novo começo. Sempre que há o perdão maravilhas acontecem, relacionamentos interpessoais rompidos são restaurados, consciências enfermas são curadas, “onde há o perdão, os muros cairão”.
O perdão dá uma nova chance a quem errou. A restauração produzida pelo perdão se dá em vários níveis: horizontal, no relacionamento da pessoa ofendida com a que ofendeu e vice – versa; em nível vertical, no relacionamento com DEUS, e até em nível interior, da pessoa consigo mesma.
Reconciliação Familiar é um Desafio que Requer Urgência
Não se pode adiar reconciliação. JESUS recomenda interromper um ato de adoração, se há laços rompidos entre os adoradores, e recomenda urgente reconciliação, Mateus – 5:24.
Esclarecer ofensas passadas
Para que haja reconciliação entre duas pessoas, é necessário esclarecer o passado e seguir adiante.
Isso nunca dá certo. O problema deve ser tratado com transparência. I Pedro – 2:19-23; 3:9 – 19- Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente. 20- Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus. 21- Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22- Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; 23- sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;
3:9- Não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção.
Disposição para reconhecer os próprios erros
A tendência natural das pessoas é devido o orgulho, não dar nem pedir perdão. Neste caso aplica-se o que disse o apóstolo Paulo: “porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si...” Gálatas – 5:17. Foi o caso do irmão mais velho da parábola; ficou tão indignado que não perdoou o seu irmão, Lucas – 15:25-30. Já o filho mais moço reconheceu o seu próprio erro. Lucas – 15:21.
Devemos atentar para a reconciliação bíblica. “Não se ponha o sol sobre a vossa ira” Efésios – 4:26. Quanto mais tempo passar, mais difícil ficará a reconciliação. Como você se sentiria diante de DEUS se a pessoa com quem mantém inimizade fosse levada? A reconciliação requer urgência.
DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pare e pense em algumas coisas que Jesus já havia passado: traído, abandonado (negado) pelos seus, açoitado, zombado, caluniado, rejeitado pelo povo (que preferiu libertar Barrabás), recebido uma coroa de espinhos, por fim crucificado. Nada disso foi suficiente para impedir o manifestar do SEU AMOR através do perdão.
Olhemos para ELE, pois JESUS MORREU E SOFREU SEM TER MOTIVOS. No auge de seu sofrimento ele fala com o PAI e declara: ”,..Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem…”
Que a cada dia possamos viver esse exemplo de Deus.

Meire/DF

Anônimo disse...

Que Palavra abençoada! Se todos soubessem o que é verdadeiramente perdoar alguém, tão teríamos uma igreja tão doente. Mesmo as pessoas tendo o exemplo no nosso Mestre JESUS que tudo padeceu, mas não deixou de amar; quando mandou que deveríamos perdoar setenta vezes sete e mais ainda, nos perdoou de todos os nossos pecados cometidos no passado e com Seu grande amor nos trouxe para sermos filhos, mesmo assim vemos que algumas pessoas sentem dificuldade para perdoar.
O pior é que a falta de liberação de perdão prende a vida de muitos. JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!
Ser tens algo contra alguém, vai até ele(a), retrate-se e viverás muito melhor. " Não deixe o sol se pôr sobre a vossa ira".
Aja enquanto é tempo! No amor do Senhor,

Diac. Lêda

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .