Quando DEUS criou o homem, em Sua mente havia exclusivamente a felicidade e a prosperidade do ser humano. O matrimônio deve ser edificado com fundamentos sólidos. A base fundamental de um lar é a BÍBLIA, a PALAVRA DE DEUS.
Mateus -7: Ouvir a Palavra e colocá-la em prática, Provérbios 9:1-6 – 1- A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas; 2- já imolou as suas vítimas, misturou o seu vinho, e preparou a sua mesa. 3- Já enviou as suas criadas a clamar sobre as alturas da cidade, dizendo: 4-Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de entendimento diz: 5- Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado. 6- Deixai a insensatez, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.
“Lavrou suas sete colunas”: São as sete verdades que fortalecem o matrimônio e ajudam a desfrutar de um lar feliz.
“A sabedoria imolou suas vítimas”. Significa o sacrifício que fez Jesus na Cruz do Calvário. Qualquer um que deseje ter um lar feliz deve passar pelo sacrifício da cruz, a obra redentora de JESUS no monte do calvário.
“Misturou seu vinho”. O vinho simboliza o gozo dado pelo ESPÍRITO SANTO. DEUS dá o gozo ao esposo e à esposa e esta mistura produz uma verdadeira felicidade.
“Preparou sua mesa”. DEUS prospera o lar.
“Enviou suas criadas”. Desfrutam de criadagem? É companheira.
“Sobre as alturas da cidade dominou.” Seu lar é um exemplo. É como uma
cidade situada sobre uma grande montanha, que não pode ser escondida e por sua vez diz aos néscios.
cidade situada sobre uma grande montanha, que não pode ser escondida e por sua vez diz aos néscios.
“Venham cá, aprendam conosco”. E aos imprudentes diz: “Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado”. Seremos um exemplo para as famílias que estão em crise.
“Deixai a insensatez, e vivei”. É lamentável ver que na maioria dos lares são mais as insensatezes cometidas que as verdades praticadas.
“E andai pelo caminho do entendimento”. Um lar onde há entendimento é um lar que caminhará. À luz da Palavra de Deus, como disse o salmista: “lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho”.
PRIMEIRA VERDADE - SEU MATRIMÔNIO É UMA BÊNÇÃO. A bênção começa com harmonia espiritual (amor, afeto, carícias). DEUS abençoou Adão e Eva, Enoque, Noé e sua família, Abraão e sua família, Moisés, Josué, o carcereiro de Filipos, a mulher samaritana (vai, chama teu marido). Bênção econômica - DEUS tem mais para nos dar do que podemos Lhe pedir. Na mente de DEUS está a abundância (criação – Apocalipse) – Bens e riquezas – Poder para adquirir riquezas.
Bênção espiritual - Quando há unidade no casal há bênção (melhor são dois do que um). Para apoiar-nos, levantar-nos. Que JESUS esteja no centro (proteção).
Bênção física - A medicina está nas chagas de JESUS CRISTO – Orar um pela saúde do outro, pelos filhos e sua família. – Anular todo o argumento do diabo, em oração, sabendo que JESUS CRISTO venceu.
SEGUNDA VERDADE - “SEU MATRIMÔNIO É UM MILAGRE” Definir milagre. Falsos conceitos do matrimônio. Gênesis: verdadeira história. Quando se encontra a esposa acabam-se os “defeitos”? Abraão envia seu servo para buscar esposa para Isaque. Servo (protótipo do Espírito Santo). Milagre é um ato da vontade divina para mostrar aos homens que existem forças distintas e superiores às humanas e ensinar-nos através dele uma verdade mais profunda. DEUS opera o milagre por Sua soberana vontade e sempre nos transmite uma verdade de Fé.
Segundo alguns eruditos bíblicos, este servo é um protótipo do ESPÍRITO SANTO que se incumbe de buscar a mulher ideal para cada filho de DEUS e Ele próprio encarrega-se de preparar esse encontro maravilhoso, onde ambos compreenderão que foram criados um para o outro.
TERCEIRA VERDADE - “VOCÊ CASOU-SE COM A PESSOA CERTA”. Há homens e mulheres “ideais” em nossa mente. Quando termina em divórcio é porque consentimos que casamos com a pessoa errada? Freqüentemente entendemos que nos casamos com a pessoa indicada (certa), mas que há algumas situações que afetam a relação para que o casal possa realizar-se. O que faz com que a pessoa altere sua atitude no casal? Devemos entender que nos casamos com a pessoa certa, mas há algumas causas que afetam a relação para que não nos realizemos como casal.
Os ciúmes. Uma pessoa possuída pelos ciúmes não tem capacidade de amar. As maiorias das pessoas dão lugar em seu coração aos ciúmes em virtude de experiências negativas que tiveram no passado. Uma pessoa entregue aos ciúmes pode converter-se em alguém agressivo, violento, mau-gênio, amargurado, áspero, indiferente, etc. Cairá em inúmeros erros que poderão destruir o lar.
Pode causar um desequilíbrio mental nas pessoas. Infidelidade conjugal Jó - 31:1 - “Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?” A infidelidade conjugal é o mal do século, que está açoitando a família de hoje de forma terrível, e para confrontar este problema, o casal deve manter-se unido como nunca antes esteve. Temperamentos mal canalizados, creiam que qualquer temperamento nas mãos do SENHOR é transformado para o bem. A irresponsabilidade, A crítica, As ocupações, Decisões tomadas unilateralmente, A falta de comunicação dentro do casal, A interferência dos sogros no lar, Pensar que se casou muito jovem, bem, já vimos as causas e quando há um mal, deve haver um remédio. Qual seria o remédio?
O principal remédio para os lares que estão em crise é a oração e o discipulado. A oração do casal em primeiro lugar e a oração que cubra toda a família e também procurar através do seu discipulador, encontrar caminhos para que haja a perfeita sintonia entre o casal e assim a Paz de CRISTO reine neste lar.
QUARTA VERDADE. “O PERDÃO É O REMÉDIO PARA O MATRIMÔNIO”. O perdão é a medicina do matrimônio. Quantas famílias têm visto seus lares destruídos por falta simplesmente de perdão. Quando liberamos o perdão a alguém que nos atingiu, nos magoou, nos prejudicou e até mesmo nos traiu, estamos liberando sobre a vida desta pessoa a restauração, a cura e a oportunidade de se consertar comigo e com o próximo. Mas acima de tudo, estou liberando a minha vida para também receber o perdão de DEUS e dos homens quando eu vier a errar.
QUINTA VERDADE - “PODEMOS SER FELIZES APESAR DOS ERROS”. Quando falhamos, eu creio que não o fazemos com esta intenção; às vezes somos egoístas, individualistas, mas nunca queremos prejudicar conscientemente as pessoas que amamos. Isso não significa que direta ou indiretamente o façamos.
Temos que reconhecê-los, nos arrepender e buscar juntos o casal e a família encontrar meios para que o fato não se repita e a Paz reine no lar.
SEXTA VERDADE - “CULTIVAR AMIZADE COM CASAIS CRISTÃOS” Salmo-133. DEUS abençoa a união do corpo de CRISTO, somos membros uns dos outros e isso nos faz fortes, pois as portas do inferno não prevalecem contra a igreja, o corpo unido e sadio uns pelos outros e todos por CRISTO.
SÉTIMA VERDADE - “COLOQUE SEU MATRIMÔNIO A SERVIÇO DO SENHOR” Salmo – 127 – 1- Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;
Eclesiastes – 4:9-12 – 9- Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10- Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. 11- Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? 12- E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
Ame mais, perdoe mais, acredite mais, deseje mais, busque mais, sonhe mais, mas nunca se esqueça que o amor vence tudo e a solidão destrói todos os sonhos.“MELHOR É SEREM DOIS”.
DEUS ABENÇOE SEU CASAMENTO...
Pr. Sidney Holanda.
0 comentários:
Postar um comentário