Lucas 6:45 - O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
Segundo a Palavra de DEUS, o coração é considerado o centro das emoções e dos sentimentos. Nele estão guardados os tesouros que determinam as nossas atitudes para com DEUS e os homens.
Se em nossos relacionamentos aprendemos a exercitar o amor, é sinal de que guardamos no coração virtudes que foram colocadas dentro de nós pelo ESPÍRITO SANTO.
Isso caracteriza o bom tesouro. Se, porém, cultivarmos o rancor contra as pessoas, se somos cristãos materialistas, dominados pelo excessivo cuidado com as coisas desta vida, é sinal de que guardamos o mau tesouro em nosso coração.
Guarde o bom tesouro adquirindo as virtudes celestiais, os dons do ESPÍRITO SANTO, que enriquecem a nossa vida.
A Palavra nos ensina que o nosso coração é na verdade um depósito, onde guardamos tanto coisas boas, como coisas ruins. Temos que deixar as chaves deste depósito que durante a nossa existência tem sido preenchido de tantas memórias, lembranças, experiências, alegrias, tristezas, felicidades, nas mãos do SENHOR Espírito Santo. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós. II Timóteo 1:14.
Um Coração que não guardou o bom Tesouro – Atos 13:21 – Depois pediram um rei, e DEUS lhes deu por (40) quarenta anos a Saul.
O rei Saul não era um homem corrompido no começo do seu reinado, mas no final de quarenta anos de reinado foi corrompido. Saul tinha sentimentos que não tinham aparecido até então em sua vida.
Alguns sentimentos só aparecem em nossa vida quando aceitamos certos desafios. É possível uma pessoa ter limites terríveis em sua alma e manter uma aparência de total controle. Porém, quando essa pessoa enfrenta novos desafios em sua vida, aquilo que estava em oculto em seu interior começa a aparecer.
À medida que Saul assumia novos desafios em seu reinado, aqueles sentimentos que antes não apareciam, agora começam a aparecer.
Era justamente nesse momento que esses sentimentos apareceram, que Saul deveria buscar ajuda do seu líder Samuel e abrir o seu coração.
Mas veja como ele lidou com esses sentimentos. I Samuel 18:7,8,9 :7- E as mulheres, dançando, cantavam umas para as outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares. 8- Então Saul se indignou muito, pois aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares atribuíram a Davi, e a mim somente milhares; que lhe falta, senão só o reino? 9- Daquele dia em diante, Saul trazia Davi sob suspeita.
Saul deveria confrontar seus verdadeiros inimigos que eram seus sentimentos ocultos, mas resolveu eleger um inimigo do lado de fora, que foi Davi.
O rei Saul tinha tudo para ter sucesso em sua vida e através dela. O rei Saul gastou 40 anos do seu reinado, da sua vida, do seu tempo, da sua força e o pior, do povo de Israel, numa batalha errada.
O rei Saul desperdiça o chamado, a união, a autoridade de DEUS perseguindo um inimigo do lado de fora do seu interior.
Quantas pessoas têm uma vida semelhante a de Saul, gastando o melhor de DEUS numa batalha errada.
Devíamos fazer certas perguntas a nós mesmos, quando aparecessem alguns sentimentos nos momentos de crises em nossa vida.
Porque apareceu esse sentimento só agora?
Porque essa pessoa me incomoda tanto?
Aprenda a ver os verdadeiros inimigos.
Então respondeu Saul: Acaso não sou eu Benjamita, da menor das tribos de Israel? E não é a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas desta maneira? I Samuel 9:21.
Aqui aparece o primeiro inimigo de Saul. O sentimento MEDO. Ele não confrontou esse sentimento, ele não buscou ajuda para resolver o sentimento do MEDO, ele ficou passivo. Quando os seus sentimentos estão em conflito com você, é hora de buscar ajuda, procure o seu líder, seu discipulador, seu pastor e peça ajuda.
Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto transgredi a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos a sua voz. I Samuel 15:24.
Como Saul não enfrentou e venceu seu verdadeiro inimigo no começo do seu reinado, o sentimento de medo apareceu de novo; por medo do povo, ele cede à pressão, erra e recua da sua posição que DEUS o tinha colocado.
I Samuel 10:21,22 : 21- E, quando fez chegar a tribo de Benjamim segundo as suas famílias, foi tomada a família de Matri, e dela foi tomado Saul, filho de Quis; e o procuraram, mas não foi encontrado. 22- Pelo que tornaram a perguntar ao Senhor: Não veio o homem ainda para cá? E respondeu o Senhor: Eis que se escondeu por entre a bagagem.
Aqui aparece o segundo inimigo de Saul: o sentimento de se esconder: a timidez; ele se esconde atrás da bagagem.
I Samuel 15:30 - Ao que disse Saul: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel, e volta comigo, para que eu adore ao Senhor teu Deus.
O verdadeiro inimigo ataca de novo, ele tenta se esconder atrás do Profeta Samuel diante do povo, Saul foge das suas responsabilidades.
I Samuel 13:13 - Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente; não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou. O Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.
Aqui aparece o terceiro inimigo de Saul: o sentimento de desobediência, ele não obedeceu à ordem de DEUS.
I Samuel 15:22,23 - 22- Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros 23- Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei.
A desobediência foi um dos inimigos de Saul que apareceu de novo e o levou a seguir seus próprios conceitos, acima da palavra de DEUS e do profeta.
I Samuel 15 24-27 : 24- Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto transgredi a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos a sua voz. 25- Agora, pois, perdoa o meu pecado, e volta comigo, para que eu adore ao Senhor. 26- Samuel porém disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, e o Senhor te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel: 27- E, virando-se Samuel para se ir, Saul pegou-lhe pela orla da capa, a qual se rasgou.
Aqui aparece o quarto inimigo de Saul: o sentimento de orgulho. Saul tinha consciência dos seus erros, mas era orgulhoso demais para admitir seu erros; ele estava mais preocupado com sua imagem, preocupado com o que o povo iria pensar dele, do que se arrepender, se humilhar perante DEUS e enfrentar seus verdadeiros inimigos.
Saul não tinha disposição de aprender, de ser moldado segundo à vontade de DEUS. Por isso ele desperdiçou 40 anos do melhor de DEUS na vida dele, lutando a batalha errada que o levou à derrota.
Davi foi que o foi, porque fez a vontade de DEUS. Atos 13:22 - E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.
Vença os seus verdadeiros inimigos que estão no mais profundo da sua alma.
"A alegria do coração é a vida do homem, a alegria do homem aumenta os seus dias".
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Lucas 6:45.
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Provérbios 31:26.
DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.
0 comentários:
Postar um comentário