MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

O BATISMO NAS ÁGUAS



ENTREVISTA PRÉ-BATISMO E ACONSELHAMENTO PESSOAL
Antes de batizar-se ou tornar-se membro da igreja, cada pessoa deve receber conselhos em particular do seu pastor ministerial, do seu líder de célula ou de seu discipulador, se este estiver autorizado pelo líder. Esta entrevista deve ser feita por uma pessoa do mesmo sexo.
Para receber conselhos em como se consertar problemas do passado. Provérbios 19:20 – Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias.
Para trazer à luz algum pecado que esteja perturbando a sua consciência.  I João 1:7 – Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.
Para receber o perdão, é necessário confessar o pecado a DEUS, I João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Mas, às vezes, é necessário desabafar e receber ajuda de um irmão mais amadurecido e com mais experiência. Confessar os pecados perante os homens é um princípio bíblico, porém devemos tomar muito cuidado na escolha do determinado irmão, saber da sua liderança se é aconselhável ou não compartilhar com determinada pessoa sua vida pessoal, ainda que sejam pecados. Veja Mateus 3:6 E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
O que é batismo? – A palavra batismo significa imersão, ou seja, enterrar o velho homem.
Como JESUS foi batizado? – Por imersão no rio Jordão - Mateus 3:14,15 : 14- Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? 15- Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.
JESUS foi batizado como adulto ou como criança? – Lucas 3:21-23 : 21- Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus também batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu; 22- e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo. 23- Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos; sendo (como se cuidava) filho de José, filho de Eli.
A Bíblia, em nenhum lugar, menciona o batismo de crianças, considerando que uma criança com sua mente limitada não compreende o que significa crer e se arrepender. A respeito delas, a Bíblia diz: “Dos tais é o reino de DEUS”. Mateus 10:14.
JESUS mandou que nós fôssemos batizados no nome do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO, Mateus 28:19. Isto não foi uma sugestão, foi uma ordem.
CINCO RAZÕES PARA SERMOS BATIZADOS NAS ÁGUAS:
Primeiro: O batismo é uma ordenança de JESUS. Porque temos que guardar (obedecer) tudo o que JESUS nos ordenou. E ELE mandou que seus discípulos fossem batizados - Mateus 28:19,20 : 19- Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20- ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Segundo: O batismo é um testemunho público do poder transformador de JESUS. O batismo é um testemunho perante DEUS e perante os homens, da sua salvação completa deste mundo perdido. Por isso é muito importante no seu batismo você convidar todos os seus amigos e parentes para assistirem essa demonstração do poder transformador de JESUS.
Terceiro: O batismo é a “aliança” da sua união com CRISTO. Um exemplo que nos ajuda a entender o Batismo nas águas é o seguinte: Duas pessoas se casam e depois usam a aliança demonstrando ao mundo que estão casadas. Assim, você também faz de JESUS o Rei de sua vida, e depois é batizado, demonstrando ao mundo que você é um Servo do Rei JESUS e uma Nova Pessoa. O Batismo, então, é também um símbolo da sua união com JESUS. Mas, primeiro vem a união com JESUS, depois segue-se o símbolo dessa união.
Quarto: O batismo é a demonstração do seu culto fúnebre e da sua ressurreição para uma nova vida. No batismo você está demonstrando o que já aconteceu na sua vida, ou seja, a sua união com ELE na sua morte, sepultamento e ressurreição em CRISTO.
Quando nascemos de novo, o velho homem morreu, mas no batismo nos apropriamos do enterro e sepultamento deste velho homem e liberamos a fé de que ao sairmos das águas, somente o novo homem permanece em nós.
Quinto: O batismo é um contato de fé. Se JESUS for o Rei e SENHOR da sua vida, você já é uma Nova Pessoa - II Coríntios 5:17 –  Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Mas você precisa apropriar disso pela fé - Hebreus 11:6 – Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
O batismo, então, se torna um contato de fé, onde você se apropria daquele momento em diante, ainda mais desta maravilhosa realidade, que você é uma Nova Pessoa em JESUS.
Não é o batismo que nos faz uma Nova Criatura. É preciso ser uma Nova Criatura antes de batizar-se. O batismo é um meio pelo qual você pode se apropriar pela fé ainda mais, daquilo que você já é: uma Nova Criatura. Romanos 6:3-11 : 3- Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4- Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5- Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; 6- sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. 7- Pois quem está morto está justificado do pecado. 8- Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, 9- sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. 10- Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. 11- Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .