MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

DEPENDÊNCIA DE DEUS


Lucas 12:25-31 : 25- Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? 26- Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? 27- Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. 28- Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé? 29- Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados. 30- Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas. 31- Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.
Você já parou para pensar por quanto tempo de sua vida você fica ansioso?
Quanto custa essa ansiedade toda?
A ansiedade é uma sensação difusa, inexplicável, que provoca sintomas diferentes para cada pessoa: falta de ar, taquicardia, nervosismo, suores, problemas digestivos (prisão de ventre, enjôos, gases), fome exagerada (gula), medos que se tornam irracionais e sem sentido, ficar irritado e provocar brigas e discussões por nada, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas ou calmantes, etc.
O QUE FAZER?
Aprenda A VIVER NA DEPENDÊNCIA DE DEUS
AS PREOCUPAÇÕES (abandonem os seus particulares, individuais).
Não se prenda ao materialismo - Mateus 6:25 – Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Não se oprima com as superfluidades - Mateus 6:26b – Não valeis vós muito mais do que elas?
Não se retraia deixando o inimigo lhe pôr em posição de inferioridade - Mateus 6:26 – Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? 
CONTROLE AS INSTABILIDADES EMOCIONAIS
Evite as precipitações - Mateus 6:27 Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
Evite as inquietações - Mateus 6:28 – E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam.
Evite se menosprezar – Mateus 6:29 – Contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
PERSEVERAR NA ESPIRITUALIDADE FERVOROSA
Confie nos Cuidados Divinos - Mateus 6:30 – Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Confie nas Promessas Divinas - Mateus 6:33 –  Mas, buscai Primeiro o Reino de Deus, e a  Sua Justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Confie nas Realizações Divinas – Mateus 6:34 – Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
A ANSIEDADE É UMA REALIDADE NA VIDA DO SER HUMANO
Desde os primórdios da história da humanidade até os nossos dias, a ansiedade tem se mostrado presente de diversas formas.
”Há autores que definem a era moderna como a Idade da Ansiedade, associando a este acontecimento psíquico a agitada dinâmica existencial da modernidade; sociedade industrial, competitividade, consumismo desenfreado e assim por diante.”
”Portanto, viver ansiosamente passou a ser considerado uma condição do homem moderno ou um destino comum ao qual todos estamos, de alguma maneira, atrelados.”
”A novidade é que só agora estamos dando atenção à quantidade, tipos e efeitos dessa Ansiedade sobre o organismo e sobre o psiquismo humano, de acordo com as concepções da prática clínica, da medicina psicossomática e da psiquiatria”.
A Bíblia nos alerta sobre a realidade da ansiedade e suas tentativas de exercer domínio.
Em I Samuel 1:16 – Ana ao ser interpelada pelo sacerdote Eli, fala que estava a se derramar diante do SENHOR devido ao excesso de ansiedade.
Em Provérbios 12:25 – o sábio atenta que “a ansiedade no coração do homem o abate”.
Em I Pedro 5:7 – fala-se de “toda a ansiedade” que devemos lançar sobre o SENHOR.
Outro exemplo é aquele do Sermão do Monte - Mt 6:25-34, em que JESUS alerta sobre os riscos de se deixar dominar pela ansiedade.
Por fim, nesta série de textos bíblicos aqui mencionados, vemos que em Filipenses 4:6, Paulo aborda também a questão da ansiedade.
PODEMOS REDESCOBRIR A TRANQUILIDADE EM TEMPOS DE ANSIEDADE
Existe a ansiedade normal e a patológica. O que vou dizer agora se aplica a ambas. DEUS fez os profissionais de psiquiatria e psicologia, os quais são de extrema ajuda.
Quando nos sentimos como que impotentes diante do mundo, da vida e de nós mesmos, não devemos prescindir das ajudas disponíveis e a principal delas é aquela oferecida por JESUS.
Quando entregamos a nossa vida ao SENHOR, descobrimos um tempo de tranquilidade que, infelizmente, foi sufocado pelas pressões da vida. Daí, podermos redescobrir a tranqüilidade perdida, a paz que se foi, a serenidade esquecida neste tempo de ansiedade.
Três posturas precisam ser assumidas simultaneamente:
Dizer não à ansiedade. Veja as palavras de JESUS no Sermão do Monte e as palavras de Paulo.
Confiar definitivamente em JESUS, lançando sobre ele toda a sua ansiedade, indo a Ele através da oração e súplica com ações de graça;
Crer de modo determinante que a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os corações e mentes em CRISTO JESUS.
Para concluir, preciso voltar ao texto de I Samuel 1 que enfoca a ansiedade de Ana diante da impossibilidade de engravidar, o seu derramar diante do SENHOR que se lembrou dela.
Preciso recordar os momentos de ansiedade pelos quais Paulo passou até poder nos ensinar a não nos deixarmos dominar pela ansiedade.
Preciso reafirmar que a nossa tranqüilidade vem de DEUS, que toma sobre si toda a ansiedade que com fé lançamos sobre Ele, porque tem cuidado de nós.
Deus te abençoe...
Pr. Sidney Holanda.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .