MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

DIMENSÕES DO AMOR


I CORINTÍOS -13
AMOR – sentimento que predispõe alguém a desejar a o bem de outrem; sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou coisa.
O amor é o tópico preferido dos poetas, artistas, compositores, músicos, etc. O amor é designado por alguns estudiosos em 3 dimensões:
AMOR ÁGAPE, amor divino, amor cristão. Ágape também era o nome que se dava à celebração do amor cristão, em reuniões com estreita conexão com a Ceia do Senhor.
AMOR PHILEO, significa mostrar afeição. A palavra derivada de “PHILIA” tem significado de amizade, beijo, sinal de amor. Esta expressão aparece, em Mateus, 5 vezes, em João, 13 vezes, no sentido de manifestação de amor fraternal.
AMOR EROS, originado da figura do deus grego do amor. Este tipo de amor é aplicado à relação entre homem e uma mulher, na perspectiva conjugal.
Luiz de camões. Em seu trabalho. ”Liricas” diz que “o amor é um fogo que  arde ser ver”.
Na relação de amor entre DEUS e o ser humano não só sentimos o fogo da paixão DIVINA, como também vemos tal chama se visibilizar, a partir de atitudes provenientes da consciência deste conceito.
Em I Coríntios - 13 entendemos esta relação em três dimensões:
Primeira – O amor como uma maneira de DEUS e o ser humano se RELACIONAREM: Em I João-2:5  - “ Aquele, entretanto, que guardar a sua Palavra, Nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado no Amor de DEUS. Nisto sabemos que estamos Nele.”  
Segundo – O amor como única maneira de ser diante de DEUS: Sem amor, perdemos a identidade no mundo espiritual e no psicossocial. Você pode ver isso em I Coríntios-13:2 b – “se não tiver amor, nada serei”.
Terceiro – O amor como única maneira de REAGIR de modo sadio á existências adversas como por exemplo:
PACIÊNCIA X IMPACIÊNCIA
No amor, nem sempre tudo vai dar  “CERTO”, como planejamos. Neste caso só o amor nos faz exercitar a paciência. Vejam em I Pedro 2:20 – Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.
II Coríntios-1:6 – Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;
BENIGNIDADE x INDIFERENÇA
O amor nos faz pensar nas necessidades do nosso próximo e em como atende-las. Deuteronômio-15:7-11 – 7- Quando no meio de ti houver algum pobre, dentre teus irmãos, em qualquer das tuas cidades na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a mão a teu irmão pobre; 8- antes lhe abrirás a tua mão, e certamente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade. 9- Guarda-te, que não haja pensamento vil no teu coração e venhas a dizer: Vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão; e que o teu olho não seja maligno para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado. 10- Livremente lhe darás, e não fique pesaroso o teu coração quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo no que puseres a mão. 11- Pois nunca deixará de haver pobres na terra; pelo que eu te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra.
Isso é ainda mais claro em Romanos-13:10 – O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
AUSÊNCIA DE CIÚMES X  POSSESSIVIDADE      
O amor verdadeiro não oprime I Filipenses-1:9 – E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento.  
I Tessalonicenses 3:12    E o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós abundamos para convosco.
Quem ama não trata o ser amado com egoísmo.
HUMILDADE X SOBERBA
O amor não se ensoberbece. I Coríntios-4:6 – Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça a favor de um contra outro.
O próprio Senhor Jesus nos ensina  em Mateus-18:4 – Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.
BOM SENSO X INCONVENIÊNCIA
O amor não é inconveniente, não se manifestando inoportunamente através de palavras fúteis, gestos obscenos e declarações descabidas, usando a vingança como ferramenta de justiça o inimigo leva muitos cristãos ao pecado.
PAZ X IRRITAÇÃO
O amor nos ensina a controlar a irritação, que é companheira dos seres de carne e osso. Tito-1:7-8 – 7- Pois é necessário que o “bispo” (podemos ler também pastores, servos e servas de Deus) seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; 8- mas hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, temperante.
PERDÃO X AMARGURA
O amor não é melindroso, sabendo perdoar, II Coríntios  5:19 – Pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação.
SOLIDARIEDADE X  INJUSTIÇA
O amor não diz “bem feito” as coisas desagradáveis que acontecem com as pessoas I Coríntios – 13:6b – não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;  mesmo quando você é vitima de alguém que lhe fez algum mal. O amor não se alegra com a injustiça.
CORAGEM X DOR
O amor não nos isenta da dor, Pelo contrario, nos dá coragem para enfrentar.
FÉ X DÚVIDA
Quando tudo se mostra perdido, o amor nos conduz a Fé. Quando á vida chega a incerteza, o desânimo e a vontade de desistir, o é amor quem nos desafia a continuar.
ESPERANÇA X ATRASO
No amor há atrasos, mas a esperança é mais forte. O amor não determina que tudo vai acontecer conforme a  nossas vontade e ou expectativas; mas, ele nos fortalece de esperança para aguardar o melhor; ou melhor ainda a VONTADE DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.
 PRINCIPIO X FIM
Muitas coisas em volta de nós acabam. O amor porém, jamais  acaba. 
“PORQUE DEUS É AMOR”.
E é exatamente este amor que eu estou oferecendo a você nesta noite, é o amor de Deus por você e por sua vida que fez estará aqui trazendo esta Palavra de conforto e restauração para sua vida, seus sonhos, suas expectativas.
Deus tem sempre o melhor, é necessário que nós deixemos o Senhor trabalhar em nossas vidas, é preciso que você baixe a sua guarda agora e de uma oportunidade a você mesmo de ver sua vida sendo reconstruída nos padrões Divinos e não mais de acordo com a sua vontade. Entregue o teu caminho ao Senhor confia Nele e o mais Ele fará.
Ore assim: Senhor Jesus me perdoe por teimar e sempre querer fazer tudo como eu achava que era certo, ou melhor, segundo a minha visão limitada e terrena.
Peço perdão por minha Impaciência, minha indiferença, por tantas vezes não ter controlado a minha Possessividade, minha Soberba, por tantas vezes ter sido Inconveniente, egoísta, por me deixar irritar facilmente, pelas injustiças que eu causei, pelas dores e por todas as minhas duvidas Senhor me perdoa.
Eu hoje lanço fora da minha vida estes sentimentos, quebro todo comprometimento que eu possa ter com as trevas através deles.
Como meu Único e s Suficiente Deus me da do teu AMOR, Paciência, Benignidade, Discrição Humildade, Bom senso, Altruísmo, Perdão, coragem, Paz e muita Fé.
No nome Santo e precioso de JESUS eu ora, amém, amém, amém.
Amado o AMOR não é uma recompensa que se dá aos bons; mas é uma disposição que nasce de DEUS no nosso coração no coração daqueles que se voltam para fazer alguém feliz, mesmo em meio a fraquezas e ao erro.
Na vida podemos passar SM muitas coisas e abrirmos mão de sonhos e desejos, durante a nossa trajetória, mas eu lhe digo do fundo do meu coração, nunca, mas nunca abra mão do AMOR.
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .