MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

NAMORO SEGUNDO A PALAVRA


Podemos quase dizer que o namoro não é bíblico, pois não encontramos onde este tipo de amizade chama-se namoro.  Geralmente os pais escolhiam os companheiros para seus filhos e quando um  jovem demonstrava interesse em uma moça, era já pensando em casamento. A Bíblia fala em noivado, que é o período antes do casamento. Este período é tão importante, que é feito uma comparação entre CRISTO e a Igreja. Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi, Salomão e outros, provavelmente tenham namorado com suas esposas, porém pouco tem sobre este período de relacionamento.
Princípio da Amizade
"Há amigo mais chegado que um irmão" – Provérbios-18:24- O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão.
Já que não temos um ensinamento claro na Bíblia sobre namoro, devemos dar uma
orientação cristã no assunto. O primeiro relacionamento entre dois jovens deveria ser uma amizade e não um namoro. Tanto a moça como o rapaz deve ter e fazer muitas amizades e dentre essas amizades, escolher quem quer namorar. Infelizmente hoje os jovens querem começar a namorar e depois criar a amizade. Na amizade é onde os jovens podem descobrir se realmente é uma pessoa que preenche as suas expectativas.
O Pré-namoro ou Flerte - Dentre as várias amizades, um vai se destacar... Naturalmente, você vai preferir estar junto daquela pessoa mais do que com as outras (por mais tempo) e daí  começa o namoro. Desta maneira dificilmente você erra na escolha, pois você conhece a pessoa antes do namoro.
O caso de começar o namoro sem antes ter amizade com a pessoa, corre o risco da decepção e quase sempre não dá certo. Jovens volúveis e sem conteúdo ficam dando em cima de garotas estranhas, pois as conhecidas não se deixam enganar.
"Amor à primeira vista" é muito perigoso, pois difícil não é começar um namoro ou casamento, difícil é continuar namorando ou permanecer casado!
O flerte é brincar com os sentimentos alheios. Você não quer nada sério e fica dando esperança ao outro. Isto é errado e a Bíblia condena.
Namoro  - Definição: O que é namoro? Para que se namorar? Já paramos para pensar sobre isto? Porque, para que e como você namora? É importante o Discipulado do casal.
Namorar: cortejar, inspirar amor a, apaixonar, cativar, desejar  ardentemente, empregar todos os esforços para obter, ficar encantado,etc.
Namoricar: namoro por pouco tempo, amizade leviana, distrair-se com sentimentos de outrem, etc.
Naturalmente cada um tem sua definição. O namoro para nós deveria ser uma amizade bem especial por alguém que a gente começa a amar e ser amado por ela. O tempo de namoro é uma confirmação de que aquela pessoa é a escolhida por DEUS e por nós, para ser nossa (o) companheira (o). Deve ser levado a sério, sem exagero, a ponto de pensar que o namoro não pode terminar.
Motivação Correta - É a vontade de Deus: "Não é bom que o homem esteja só". É encontrar a pessoa que será minha (meu) companheira (o). É verificar e confirmar se é aquela pessoa.
Motivação Errada - Namorar por namorar. Namorar para passar tempo. Namorar para mostrar  que é atraente. Namorar para não ficar "pra trás". Namorar porque é um bom partido. Namorar para contrariar meus pais. Namorar para provar que já sou "gente". Namorar por sentir-se atraído sexualmente. Namorar para levá-lo a Cristo, etc.
Meios para conquista no namoro - Agradar a DEUS em primeiro lugar, Salmo-37:4- Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.
Orar e pedir a DEUS. Esperar tranilo e despreocupado.
Mostrar qualidades interiores. Cuidar bem de sua aparência. Mostrar-se educado e gentil. Ser bom filho, bom aluno, bom funcionário, alegre, esportivo, social.
Dicas práticas:
Usar um olhar, um sorriso, indiretas, dar atenção especial, orar pela pessoa, buscar saber o que ela gosta, presentear, procurar estar junto.
Meios errados de conquista no namoro 
Mostrar o que não somos (querer aparecer). Despertar desejos sexuais. Ex. roupas, gestos, palavras.
Mostrar sofrimento e despertar sentimentos de pena.
Mostrar-se de difícil conquista. Ficar se oferecendo para o outro.
Quem conquista? O Rapaz ou a moça? 
Os dois devem se conquistar.  Se apenas um conquista, o outro fica prejudicado e terão problemas futuros.
Permissão dos pais - Sendo menor de idade, nunca namore sem a permissão de seus pais. Um namoro desobediente não tem a bênção de DEUS.
Faça este teste bíblico no seu namoro, I Coríntios 13.4:8- 4- O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5- não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6- não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; 7- tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8- O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.
O amor é paciente. Ele ou ela é paciente com você e vice-versa, não brigam ou tem muitas irritações, ira, raiva, etc?
O amor é benigno. Você sente que o outro quer exclusivamente seu bem e vice-versa, o namoro é bom, produz bem a vocês e aos outros?
O amor não arde em ciúmes. Vocês não devem sentir muito ciúmes um do outro, não devem impedir que façam amizades? Brigam por causa disto?
O amor não se ufana. Ele ou ela fica contando vantagens porque lhe conquistou ou namora com você, como um troféu conquistado?
O amor não se ensoberbece. Será que um dos dois tem o amor soberbo, vaidoso, orgulhoso, sentindo-se melhor que os outros?
O amor se conduz convenientemente. Um dos dois é de comportamento inconveniente, isto é, provocam situações embaraçosas entre os familiares, amigos ou mesmo quando estão a sós?
O amor não procura seus interesses. A pessoa que ama outra, nunca procura seus próprios interesses, levar vantagem sobre a outra, o melhor para si.
O amor não se exaspera. Você ou o outro é melindroso? Fica irritado, emburrado facilmente? Maltratam um ao outro? Aborrecem-se sempre?
O amor não se ressente do mal. Perdoa facilmente? Esquece mesmo? Não ficam emburrados? Não lembram brigas passadas, ciúmes, etc.?
O amor não se alegra com a injustiça. Você fica alegre se o outro está em situação difícil? Faz comparações com outros? Justifica seus erros com as fraquezas da outra pessoa?
O amor alegra-se com a verdade. Custe o que custar, a verdade lhe trás alegria? Você encobre os erros de seu companheiro ou vice-versa?
O amor tudo sofre. Vocês dois estão dispostos a sofrer um pelo outro, perseguições, renunciar um pelo outro os privilégios, etc.?
O amor tudo crê. Vocês confiam realmente no sentimento um do outro, ou são desconfiados, sem segurança, se vigiam?
O amor tudo espera. Vocês esperaram a permissão dos pais, esperaram o tempo certo para "os carinhos", o tempo certo para o casamento?
O amor tudo suporta. O namoro suporta os obstáculos: distância, concorrência, a
espera, o segundo lugar, etc.? O amor verdadeiro tem estas características, seja ele dirigido a DEUS, a família, ao namorado ou ao próximo. Estude com seu ou sua namorada este texto bíblico e tire outras aplicações particulares para vocês dois. São quinze itens, se sua nota for menos que oito, é bom pensar em outro namoro.
Diferenças entre Amizade, Amor e Paixão
Amizade: afeição, simpatia, dedicação, identificação pessoal, amor sem atração  física.
Amor: sentimento profundo de afeição, conjunto de fenômenos cerebrais e afetivos que constituem o instinto sexual. Amizade com atração sexual.
Paixão: sentimento excessivo, capaz de perturbar o juízo, afeto violento, amor ardente, sentimento abrasador. Um desejo sexual sem amizade.
Sexo no namoro – Carinhos: afago, cuidado, meigo. Na verdade há um conceito errado de carinho. Os namorados confundem carinho com caricias. No namoro deve haver muito carinho e pouca caricia. O tempo de namoro é do carinho; o noivado é o começo das caricias e o tempo de casado é das caricias preparando para o ato sexual.
O carinho produz e desperta o amor – As caricias produzem erotismo e desperta o desejo sexual. O final de um carinho é um forte sentimento de amor; o final de uma caricia é o orgasmo ou ato sexual.
Dicas práticas de carinho: um meigo olhar, um afagar de cabelo, um presente, ser gentil e educado, um toque no queixo, brincar com o nariz, não só ficar de mãos dadas, mas fazer carinho nas mãos, elogiar, etc. O carinho cabe nas amizades, namoros, noivados e no casamento.
Caricias: apalpar, alisar, contato com a pele do corpo para fins sexuais. Segundo Dr. Fritz Kahn, acariciando-se a pele, principalmente em regiões erógenas como: seios, nádegas e órgãos sexuais, provocam-se uma excitação nervosa, como carga elétrica, que aumenta conforme os estímulos ritmados das caricias, até o ponto Maximo do orgasmo. A caricia tem como objetivo principal preparar o corpo para o ato sexual. Depois que a pessoa está excitada ela não tem condições de agir pela razão, agindo assim pelos instintos. E difícil alguém interromper uma ação depois de estar excitado.
Beijo: a boca é a mais importante zona erógena depois dos órgãos sexuais. Ela tem quatro estímulos de excitação: táteis, térmicos, olfativos, gustativos. O beijo simples (no rosto, mãos, etc.) mostra afeto e carinho. O beijo bocal (prolongado nos lábios) mostra desejo forte. O beijo nos lábios é a caricia mais excitante antes do ato, aliás, é a preparação última para o ato sexual.
Perigo do sexo no namoro – O problema é o seguinte: Até que ponto pode ter intimidades físicas no namoro sem haver defraudação ou perigo de prejuízo do dois? Muita liberdade sexual provoca desinteresse do rapaz. Afastando de DEUS e de seu trabalho.
Encontros somente para intimidades físicas. Leva ao ato sexual. Do ato sexual a uma gravidez inesperada. Aquilo que seria tão lindo e maravilhoso se torna vergonhoso, humilhante, triste, desesperador, um verdadeiro caos.
Exemplo: O rapaz abraça a moça, beijam prolongadamente nos lábios, ele começa a lhe fazer caricias nas regiões erógenas, à moça fica também excitada e permite que ele lhe tire parte da roupa e sem perigo, o rapaz, pede para pôr seu membro sexual na moça. Neste ponto, geralmente a moça não está preparada para o ato! E mesmo que seja uma “brincadeira de amor”, o resultado é uma gravidez. O preço de alguns minutos de prazer é uma vida inteira de arrependimento e na nossa sociedade machista, quem mais sofre é a garota,.
Gostaria muito que este tipo de assunto fosse mais discutido nas igrejas, de uma forma mais aberta e sem tantos preconceitos, que ao invés de ajudar os nossos jovens, os empurram de certa forma incerta aos achismos da idade e a vans sabedorias.
Eu gostaria muito também de compartilhar com você leitor do blog a respeito deste assunto, na medida em que forem sendo enviados pensamentos e testemunhos nós estaríamos ministrando encima de suas duvidas a Luz da Palavra de DEUS, cremos que seria uma forma de ajudarmos através de nosso ministério os jovens e adultos solteiros.
QUE DEUS TE ABENÇOE EM SEU RELACIONAMENTO...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .