MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


CONFLITOS TEOLOGICOS
É produto da diversidade de interpretação e pesquisa das Escrituras pelos muitos especialistas e teólogos que se dedicam a este trabalho. O conflito teológico não é um “privilegio apenas dos teólogos, mas de qualquer um ao se ver diante de textos bíblicos, os quais não conseguem discernir.
“Embora a alma mais piedosa sempre deseje mais de DEUS, ela nunca deseja mais do que DEUS”.
SALMO  77 – 1- Levanto a Deus a minha voz; a Deus levanto a minha voz, para que ele me ouça. 2- No dia da minha angústia busco ao Senhor; de noite a minha mão fica estendida e não se cansa; a minha a lma recusa ser consolada. 3- Lembro-me de Deus, e me lamento; queixo-me, e o meu espírito desfalece. 4- Conservas vigilantes os meus olhos; estou tão perturbado que não posso falar.  5- Considero os dias da Antigüidade, os anos dos tempos passados. 6- De noite lembro-me do meu cântico; consulto com o meu coração, e examino o meu espírito. 7- Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? 8- Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se a sua promessa para todas as gerações 9- Esqueceu-se Deus de ser compassivo? Ou na sua ira encerrou ele as suas ternas misericórdias? 10- E eu digo: Isto é minha enfermidade; acaso se mudou a destra do Altíssimo? 11- Recordarei os feitos do Senhor; sim, me lembrarei das tuas maravilhas da Antigüidade. 12- Meditarei também em todas as tuas obras, e ponderarei os teus feitos poderosos. 13- O teu caminho, ó Deus, é em santidade; que deus é grande como o nosso Deus? 14- Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu tens feito notória a tua força entre os povos. 15- Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. 16- As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram. 17- As nuvens desfizeram-se em água; os céus retumbaram; as tuas flechas também correram de uma para outra parte. 18- A voz do teu trovão estava no redemoinho; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu. 19- Pelo mar foi teu caminho, e tuas veredas pelas grandes águas; e as tuas pegadas não foram conhecidas. 20- Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.
Para a maioria das pessoas, o conflito é uma situação vivida apenas por alguns. Mas assim como se deu com o salmista, pode ser algo que perturbe um líder ou um cristão comum.
A ORAÇÃO DA ANGUSTIA.
O salmista estava em desespero por não encontrar os “atos contemporâneos de DEUS”. Também no (v.5), o profeta lembra os feitos do passado e os compara à aridez do presente. Diante disso, sua alma se angustia e se enche de conflitos.
Clamor – é um grito de socorro.
Angustia – inquietação; erguem-se as mãos.
Não se consola – há horas em que nos levantamos da oração tão angustiados quanto como começamos.
CONFLITO DA ALMA.
Há momentos que meditar em DEUS pode provocar luta e muita dor. Todavia, isto só acontece quando se esta vivendo um conflito da alma. Quando nos deparamos com a verdade de DEUS e a realidade humana e temos que fazer uma escolha, ou seja, abrir mão de algo que nos gostamos para não ser desobediente a Palavra e a DEUS.
O QUE UM CONFLITO PODE PRODUZIR?
Insônia – (v.4).
Introversão doentia – (v.4b): fechar-se para os outros e para DEUS.
Saudades dos tempos de paz – (v.5): viver do passado, o inimigo não quer que você cresça e avance, mas que permaneça e seja infeliz.
Constantes indagações – dúvidas são alimentadas setas de opressão do inimigo em sua vida.
OS TEMAS DE ALGUNS CONFLITOS (V. 7-9).
Rejeita o SENHOR para sempre?
DEUS pode perdoar a qualquer pecado?
A graça de DEUS é limitada?
As promessas de DEUS ainda são para hoje?
Por que DEUS deixa pessoas sofrerem?
A aflição era pensar que DEUS havia mudado (v.10). Esse foi sempre um problema em toda a história da fé, pois quando se crê assim – A Bíblia – a Palavra perde o poder, pois a história deixa de ser exemplo da maneira como DEUS pensa e age. Ás vezes por não vermos a ação imediata de DEUS, acabamos entrando em crise e desespero.
OQUE FAZER EM MEIO AO CONFLITO (V.11,12)?
Recordar os feitos maravilhosos que o SENHOR realizou na antiguidade (v.11). Lembre-se de quantas vezes o Senhor já te deu o livramento.
DEUS remiu (v.15): assim como DEUS libertou o povo hebreu do jugo.
Travessia do mar vermelho (v.16-19ª): liberdade; o começo de uma nova vida.
Ponderar, avaliar e analisar o caráter de DEUS que realizou obras tão prodigiosas (v.12).
A suave soberania de DEUS (v.19b).
DEUS conduziu o seu povo (v.20).
COMO SAIR DO CONFLITO (V.13,14)?
Como resultado da avaliação da ação de DEUS na história, Asafe saiu do conflito!
Reconhecendo a contemporânea santidade de DEUS (v.13).
Reconhecendo a ação de DEUS na história contemporânea (v.14).
“Que DEUS é tão poderoso como o nosso DEUS?” (v.13b).
A história pode produzir esperança, pois o DEUS dos feitos históricos não muda. ELE é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
Se você esta em meio a um conflito, lembre-se que o nosso SENHOR esta ao seu lado, ainda que não o possa ouvir, creia que ELE é poderoso pra te livrar, ainda que não possa sentir, ELE esta presente.
DESUE TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .