MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


A FAMÍLIA E A VIDA SEXUAL
I Corintios – 7:1-5 – 1- Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 2- mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido. 3- O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido. 4- A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. 5- Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

 
I Tessalonicenses – 4:4 – que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra.
A vida sexual da Família é uma das questões mais difíceis de ser abordada no relacionamento familiar.
Isto por que!
Primeiro pela natureza deste relacionamento íntimo, fica difícil sua exposição franca e aberta; segundo, por causa de certos preconceitos que distorcem o relacionamento sexual, tornando o seu relacionamento quase impossível a ser tratado.
CONCEITOS HISTÓRICOS SOBRE A VIDA SEXUAL NA FAMÍLIA.
Durante Séculos, o sexo tem sido encarado e abordado das mais diversas formas. Vejamos:
O conceito de Mani.
Mani, o fundador do maniqueísmo, uma seita herética do III século em deliberada atitude de hostilidade contra o corpo, o sexo e a mulher, ensinou que esta é toda uma criatura do demônio, o homem o é pela metade, acima da cintura ele é criatura de DEUS, o resto é produto do demônio.
O conceito de Orígenes.
Orígenes, um dos mais destacados lideres da Igreja Primitiva, considerava o sexo como algo tão maligno e pecaminoso que, num imprudente excesso de zelo, chegou a castrar-se, para não envolver-se com o mesmo.
O conceito de Agostinho.
Agostinho, outro grande líder da igreja, dizia que o ato sexual reabria a ferida espiritual curada pela obra de CRISTO na Cruz, de sorte que o aceitava com extremo rigor, apenas no casamento, e que os filhos, resultados do relacionamento sexual, trazem consigo a contaminação como resultante deste ato.
O conceito de Tomás de Aquino.
Tomás de Aquino, um dos mais respeitados doutores da Igreja nos primeiros séculos, de forma um tanto moderada, ensinou que o relacionamento sexual é perfeitamente natural na vida dos casados, visto que o sexo em si mesmo não tem nada de mau.
A FINALIDADE DO SEXO NA VIDA DO CASAL.
DEUS criou o Homem e a Mulher, e ainda no Éden, deu-lhes uma ordem que logicamente envolveria a ato sexual “sede fecundos e multiplicai-vos...” Gênesis – 1:28.
Prazer Conjugal.
Contra toda visão ascética do sexo (que tenta inibir qualquer expressão de prazer), o relacionamento sexual no casamento tem como finalidade (não única) o desfrute e o prazer do casal, a troca de carinhos, de afeto, de beijos, onde fica cada gesto expresso na santidade do casamento e assume a dimensão de uma liturgia do casal diante de DEUS. Hebreus – 13:4 – Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.
Procriação.
Durante muito tempo, a procriação era considerada a única finalidade do sexo. O que é um engano. Porém, na perspectiva do ato sexual, encharcada de amor e carinho, acontece o ambiente mais sadio para a concepção e procriação. Gênesis – 4:1,2 – 1- Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.2- Tornou a dar à luz a um filho- a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
I Samuel  1:20  –  De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
Comunhão.
Na expressão Bíblica de Gênesis – 2:24 – “DEIXE O HOMEM PAI E MÃE, E UNA-SE À SUA MULHER TORNANDO-SE OS DOIS UMA SÓ CARNE”, reflete a realidade da comunhão. Esta talvez seja a finalidade mais forte. A descrição do casamento de Isaque com Rebeca foi sem dúvida alguma, algo único: “ELE LEVOU PARA A TENDA DE SUA MÃE E A POSSUIU”. 
Isto porque, na verdade, o casamento se consolida e se concretiza no ato de comunhão. Quando o relacionamento sexual não é promovido pela espontaneidade de ambos (marido – mulher), pelo desejo de entrega e receber afeto, carinho, pela comunhão, ele se torna propenso a um mecanismo rotineiro e prejudicial ao casal.
Conceitos diferentes.
Pessoas com formação, orientações opostas no que concerne ao ato sexual, geralmente enfrentam problemas de ajustes. Um é excessivamente liberal, outro é excessivamente reprimido – a tendência é uma grande dificuldade de satisfação mútua no mesmo ato.
A orientação bíblica é:  “ A MULHER NÃO TEM PODER, SOBRE SEU PRÓPRIO CORPO, E SIM O MARIDO, SEMELHANTEMENTE, O MARIDO NÃO TEM PODER SOBRE SEU CORPO, E SIM A MULHER, NÃO VOS PRIVEIS UMA AO OUTRO, SALVO POR MÚTUO CONSENTIMENTO”. I Coríntios -7:4,5.
Experiências anteriores.
Este tipo de acontecimento em boa parte dos casamentos, tem sido o elo de conflitos e discórdias e até de separações. Isto se deve ao fato de uma experiência anterior ao casamento, de relação mal sucedida criando traumas que são transpostos para o casamento.
Adultério.
O sétimo mandamento da lei de DEUS, ordena que o homem e sua esposa devem preservar seus corpos de contatos alheios ao seu parceiro. Quando isto não é obedecido, a beleza do matrimônio vai sendo desfeita, a confiança é perdida, a santidade é rompida, a traição é estabelecida, e o fim chega.
Conselho Pastoral.
O APROFUNDAMENTO NA INTIMIDADE DO CASAL É FATOR IMPORTANTE NA SOLUÇÃO DOS CASAMENTOS QUE ESTÃO NAUFRAGANDO NESTES DIAS TÃO CONTURBADOS.
PORTANTO, ACONSELHAMOS A ORAREM JUNTOS, ESTUDAREM A PALAVRA DE DEUS E OUVIREM ESTUDOS SOBRE O ASSUNTO. ESTE É O SEGREDO DE UM RELACIONAMENTO FELIZ.
Tomo a liberdade de dar mais uma orientação aos irmãos e amigos que nos acompanham; desde o seminário eu aprendi que na vida a dois não é só uma vontade que deve ser observada, um casal só terá uma vida sexual plena quando ambos estão felizes e se completam um no outro.
Tudo que você faça para sua esposa ou esposo que seja do agrado de ambos; eu creio que é bênção e que a comunhão entre ambos tende a crescer cada dia. Porém, seja qual for à situação em que apenas uns dos cônjuges tenham prazer, não está havendo comunhão e a tendência é desagradável.
Plante na vida de sua esposa e do seu esposo todas as sementes de amor que você quer colher em sua vida conjugal. Assim juntos em concordância e plena comunhão viverão o melhor de DEUS em sua Família.
QUE DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .