MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


IDOLATRIA E CRENDICES
Deuteronômio – 13; 18:1-14.
Idolatria é o culto prestado a ídolos. E crendice é a crença popular absurda e ridícula. Vive-se hoje uma época de pluralismo religioso.
São religiões e seitas, aos milhares, que continuam a crescer em quantidade. Práticas religiosas estranhas e absurdas são verificadas. O povo de Israel conviveu com os egípcias que, naquela ocasião, eram acentuadamente idolatras, pois possuíam grande número de divindades, dentre as quais podem-se mencionar: Isis, Osíris e o famoso boi Ápis.
Os hebreus, em sua viagem para Canaã, a certa altura da jornada, pararam na região do Monte Sinai, local onde receberam este mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo – 20:3). “Na terra que mana leite e mel” eles continuariam enfrentando o problema da idolatria, pois lá havia uma infinidade de ídolos, eis o nome de alguns: Baal – o supremos deus dos cananeus – Baalins é a forma plural, cada localidade tinha o seu próprio Baal II Reis – 10:18-28. Imon – uma divindade da Síria, adorada por Naamã. II Reis – 5:18. Moloque – deus dos amonitas, também conhecido por Milcon e Malcã I Reis – 11:5; Jeremias – 49:3.
Camos – deus dos moabitas, adorado com o sacrifico de crianças, Dagom – deus dos filisteus Juizes – 16:21-30. Astarote – divindade feminina entre os cananeus e fenícios, Terafins – deuses familiares ou ídolos do lar, etc.
O povo de Israel comível com a idolatria e as crendices. E hoje a igreja continua enfrentando o mesmo problema. É grande o numero de lojas oferecendo produtos que expressam essa religiosidade. Fora do comércio é possível encontrar manifestações de crendices, por exemplo, na tentativa de encontrar o trevo de quatro folhas, para dar sorte.
A Bíblia menciona o trafico de nichos (oratórios) de Diana, a deusa dos efésios Atos – 19:24.
Portanto, o povo de DEUS, desde os tempos mais remotos, tem enfrentado o problema da idolatria, nas suas multivariadas formas, às vezes sendo influenciado por essa força negativa, inclusive pela persuasão de falsos profetas, (18:22; Jeremias – 14:14; 23:16; Mateus – 7:15; 24:24).
Este estudo pretende mostrar o que as Escrituras ensinam a respeito do assunto, e que, com a graça de DEUS, é possível influenciar os idólatras com a crença e o culto ao DEUS vivo e verdadeiro, somente ELE é digno de receber a nossa adoração.
A IDOLATRIA FAZ O POVO DISTANCIAR-SE DE DEUS.
Quem não conhece o evangelho, acredita em qualquer coisa. JESUS disse: “Errais não conhecendo as Escrituras”, Mateus – 22:29. Aquele que não conhece a Palavra de DEUS, o Evangelho,acaba sendo envolvido pelo erros da idolatria e das crendices.
Idolatria é uma fuga da realidade, é a adoração ao que é relativo e, não, ao que é absoluto, que é DEUS. Qualquer coisa, ou pessoa que se adorar, e não ao DEUS vivo e verdadeiro, é idolatra.
A palavra “imagem” é utilizada na Bíblia, para significar uma representação material de um ser humano, ou animal, com finalidade de adoração.
Um dos cultos idolatras de povos residentes na terra da promessa era o culto a Baal; esse culto, muitas vezes, envolvia até sacrifícios humanos. Para corrigir o povo DEUS sempre estava chamando os seus profetas. Por conseguinte, as pessoas devem tomar cuidado, pois os falsos profetas tentam persuadi-las para seguir a idolatria e as crendices.
DEUS EXIGE FIDELIDADE ABSOLUTA.
Quem pratica a idolatria e segue as crendices, está dedicando lealdade a essa religiosidade, e a lealdade absoluta pertence exclusivamente ao DEUS vivo e verdadeiro: “Andareis após o SENHOR, vosso DEUS, e a ELE temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ELE vos chegareis” (13:4). É isso que DEUS exige de seu povo.
A pessoa que não adora a DEUS, acaba adorando ao dinheiro, à propriedade, à casa, ao carro, a uma ideologia política, a uma filosofia, à natureza, a si mesmo, ou até praticando o culto aos antepassados.
A adoração ao DEUS vivo e verdadeiro é a resposta natural das pessoas, em virtude da redenção que receberam através da sua fé no sacrifício de JESUS na cruz do Calvário.
Assim diz o SENHOR: “EU Sou o SENHOR, este é o meu nome, a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura”, Isaias – 42:8.
A IDOLATRIA PRECISA SER ELIMINADA.
A Palavra de DEUS ensina que a religião da época dos patriarcas era do altar e da oração, mas não dos ídolos. Assim, também deve ser a religião da atualidade.
No livro de Deuteronômio vemos que DEUS mandou matar os falsos profetas mais idolatras, inclusive com a destruição das cidades dessas pessoas: “Será morto” (13:5). “O castigo é severo porque a idolatria,  contamina a santidade da comunidade”.
Por causa da realidade do poder maligno por detrás do ídolo, esse é uma abominação para DEUS (7:25), uma coisa detestável (29:17). E é mais grave dos pecados, o adultério espiritual (31:16; Juizes – 2:17; Oseias – 1:2).
Igualmente abominável aos olhos de DEUS são as crendices (superstições). Essa crença e pratica  causam indignação ao SENHOR. È oportuno recordar o que aconteceu ao rei Saul I Crônicas – 10:13,14.
A Palavra de DEUS esta sempre advertindo contra as abominações: idolatrias e crendices etc. (18:10; 11:14).
À luz do novo testamento, o combate à idolatria deve-se dar através de armas espirituais, “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebrosos, contra as forças espirituais da mal, nas regiões celestes” Efésios – 6:11,12.
Liberte-se o quanto antes de todo tipo de idolatria e crendices, idolatria ao marido, aos filhos, a congregação, ao emprego. Lembre-se, se você ama sua família coloque DEUS em primeiro lugar.
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .