MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


A SALVAÇÃO E O ESPÍRITO SANTO
Atos – 1:8- Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
Há um fato curioso na experiência dos primeiros apóstolos. Viveram com o SENHOR durante mais de três anos. Ouviram seus ensinos divinos, viram seus atos miraculosos. Presenciaram sua morte e ressurreição. E apesar disso tudo, nenhum desses acontecimentos fascinantes foi capaz de lhes dar entendimento do evangelho, nem a coragem necessária para anunciá-lo ao mundo. Faltava o Espírito Santo.
A importância do ESPÍRITO SANTO
João – 20:19- Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.
Os apóstolos possuíam toda a verdade, mas, não tinham a luz do entendimento. Sem o fogo e a luz do ESPÍRITO de DEUS, o evangelho é apenas uma história bonita. Para a igreja local ter sucesso na evangelização é essencial receber o poder do ESPÍRITO SANTO, Lucas – 24:46-49 – 46- e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; 47- e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. 48- Vós sois testemunhas destas coisas. 49- E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
O ESPÍRITO SANTO revela o Evangelho
Lucas – 24:25- Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram!
É notório que os apóstolos não entendiam a verdade que lhes estava sendo apresentada. Pedro em Cesaréia de Filipo, chega a reprovar o SENHOR quando Este fala dos seus padecimentos, morte e ressurreição futuras, Mateus – 16:21-23.
Um dos discípulos mais espirituais, João, teve a coragem de pedir para si e seu irmão Tiago, o privilégio político de assentar-se à direita do SENHOR no seu reino de Glória; os demais se indignaram, não com a atitude de João, mas porque se achavam mais qualificados que os filhos de Zebedeu. Marcos – 10:35-45. Depois de tanto tempo com o SENHOR não entenderam nada!
O ESPÍRITO SANTO capacita para anunciar o Evangelho
Lucas – 24:49- E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
Sem o ESPÍRITO SANTO eram titubeantes, homens de coração dobre. Logo após serem usados por DEUS faziam declarações dignas da mais dura repreensão Mateus -16:16,17,22,23. Em um momento juravam fidelidade, noutro usavam da mais objeta deslealdade Lucas – 22:33, 61-62.
A vinda do ESPÍRITO SANTO
Atos – 2:1-4 – Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2- De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3- E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. 4- E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
O Calvário com sua agonia, aflição e sangue seria um acontecimento perdido na história caso não houvesse o Pentecostes. O Calvário e o Pentecostes estão de fato entrelaçados de tal forma no plano de DEUS, que não é possível entendê-los isolados um do outro. Quando o fogo do céu veio sobre aqueles homens que o esperavam, as fagulhas espiraram para todos os lados.
Em Jerusalém, estavam reunidos Judeus de todas as partes do mundo conhecido. Excetuando-se os da Judéia, haviam ali 15 nacionalidades representadas. Desde todos da África e das ilhas do Mediterrâneo até os da distante Roma e Capadócia Atos – 2:9-11.
Os discípulos que antes estavam escondidos dentro de casa, silenciosos ou falando ao pé do ouvido com medo e covardia, levantam-se e erguem a voz, como arautos de um novo Rei, e proclamam as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz I Pedro – 2:9c; Atos – 2:14.
Os primeiros frutos desta progressão evangelística foram três mil almas Atos – 2:37-41. Assim como o corpo sem espírito é morte, a evangelização sem poder do ESPÍRITO SANTO é um cadáver; às vezes, um cadáver enfeitado com as flores da boa aparelhagem de som, bons cantores e corais, mas, mesmo assim, um cadáver sem vida e sem a unção do ESPÍRITO SANTO. Não devemos confundi-la com movimentação, gritos histéricos ou multidões agitadas, que em geral trazem adeptos para a igreja, porém, nem sempre convertido, nascido de novo e compromissado com a obra de DEUS. É comum vermos igrejas grandes com uma receita financeira mesquinha por falta de compromisso com a casa de DEUS.
A evangelização é obra do ESPÍRITO SANTO de DEUS na igreja local e no coração do evangelizador. É um trabalho dos crentes compromissados com o Reino de DEUS. As campanhas evangelísticas especiais devem ser vistas como pedido de ajuda para puxar as redes, mas não como único dia de pescaria, Lucas – 5:4-7. Não é substituto do dever dos membros da igreja, mas um esforço concentrado em união com o evangelista, e assim será uma bênção para ambos; caso contrário, o fruto será frustrado.
DEUS NOS ABENÇOE A GANHARMOS ALMAS A CADA DIA...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .