MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


TEMOS AGRADADO A DEUS
I Coríntios-10:1-5 – 1- Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; 2- e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, 3- e todos comeram do mesmo alimento espiritual; 4- e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo. 5- Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto.
Neste texto nos deparamos diversas vezes com a palavra “TODOS”: Todos estavam debaixo da nuvem; Todos passaram pelo mar; Todos foram batizados; Todos comeram de uma mesma comida; Todos beberam de uma mesma bebida espiritual.
Mas DEUS não se agradou da maior parte dele. A maioria não tinha atitude, ações, palavras, comportamento, responsabilidade, postura...que agradavam a DEUS, razão pela qual ficaram prostrados no deserto. O que significa agradar? Muitos são os significados, mas separei alguns que julguei adequados para a nossa mensagem. São eles: contentar, interessar, corresponder, satisfazer.
A maioria não fazia nada que interessava a DEUS, não realizava nada que deixasse o SENHOR contente, satisfeito, que correspondia às suas expectativas. Sim, DEUS quer uma contrapartida do seu povo! Quem não agrada, obviamente, desagrada. DEUS tinha um plano para TODOS, mas uma pequena parte pôde ver e viver o cumprimento desse plano. Desagradar a DEUS traz consequências No contexto do Antigo Testamento trouxe a prostração (morte) no deserto.
O que levou a maioria daqueles homens e mulheres a não agradar a DEUS? A resposta está no versículo 6 e seguintes:
COBIÇA - Desejaram o que não era deles; o que não poderiam ter, pois pertencia a outro. É lícito desejar ter algo, desde que não pertença a outra pessoa. Um dos 10 mandamentos diz: Não cobiçarás... Muitas vezes, esse desejo – ambição - fica apenas no pensamento. A cobiça por aquilo que está em posse ou domínio alheio. Talvez pelo fato de saber que esse sentimento é errado e até pecaminoso, muitos o guardam dentro de si. Mas DEUS conhece os nossos pensamentos - Salmo-139.
Ele nos adverte como fez com Caim, que desagradou a DEUS com suas atitudes e com sua oferta. DEUS disse a Caim: ''O seu pensamento é contra ti e cumpre a ti dominá-lo''. A inveja que teve de seu irmão levou Caim a ser reprovado, e, consequentemente, a não agradar a DEUS. Isso trouxe morte dentro da família! Que absurdo!
IDOLATRIA -  Esta atitude errada também está nos 10 Mandamentos, portanto, reprovada por DEUS. Mas hoje parece louvável ter um ídolo. E as pessoas perguntam: Quem é seu ídolo? E outros assumem esse papel e tantos têm sido absorvidos por essa ''falsa ideia'' de ser algo, que criam para si personagens. Em casa a pessoa é geralmente triste, infeliz, amargurada, deprimida... Nos palcos e diante das câmeras é outra. Transforma-se em alguém que não existe! Essas pessoas vivem cercadas de ''seguranças'', rodeadas de ''assessores'', tornam-se inatingíveis, intocáveis, criando assim a idolatria... Isso, inclusive, dentro das igrejas: líderes, cantores, pessoas famosas que são segregadas do povo. Que são bajuladas, paparicadas, que como os ''astros e estrelas'' de Hollywood não podem ser contrariados em seus ''desejos'', que exigem camarins, atendimento VIP, que fazem na igreja o que um ''popstar'' faz nos palcos do mundo, em seus espetáculos e shows. Que sentam-se nos ''altares'' e se destacam dentro da casa de DEUS, mais do que o próprio DEUS! Que triste!
PROSTITUIÇÃO - Tornaram o sagrado, profano. Mercadejaram valores espirituais inegociáveis. Tornam produto cada vez mais caro, o que foi dado de graça. Valorizam nomes, cargos, adereços, placas e invertem os valores ensinados na Palavra de DEUS. Transformam o conteúdo da Bíblia, que tem como principal objetivo a salvação das almas, em marketing para fazer crescer seu negócio, que chamam de Igreja! Mas não é. A Igreja é santa. O que existe por aí são instituições administradas como empresas e voltadas a cumprir metas e preencher formulários e relatórios. Na verdade querem vender, lucrar e enriquecer. Que pecado!
TENTAÇÃO -  Aprendemos que o único tentador é o diabo. Mas não é verdade. O homem também o é. Muitos tentam a DEUS. É possível, pois JESUS declarou a satanás que não tentaria ao SENHOR seu DEUS Mateus-4. A sedução tem sido utilizada dentro da igreja para atrair fiéis, adeptos e seguidores. Muitos vêm atraídos pela retórica da prosperidade, de ser algo que nunca precisará ser, de ser o maior, o melhor e o único, talvez! Muitos são tentados a chamar a Igreja de sua! São os donos do rebanho. Alguns são tentados a fazer isso, mas muitos o fazem de fato. Esse caráter de satanás tem estado dentro das igrejas e corrompido a verdade de DEUS! Fala-se muito pouco do amor, da misericórdia, do perdão, da amizade, dos dons, da mudança de vida, da conversão verdadeira, da transformação de caráter. Isso tem sido cada vez mais escasso nas pregações. Que lamentável!
MURMURAÇÃO - Os aconselhamentos servem para ouvir o lamento, a murmuração, a reclamação e insatisfação das pessoas. No contexto que lemos, o povo murmurava porque não estava satisfeito. Eles saíram do Egito, foram libertos da tirania de Faraó, deixaram de ser escravos, mas isso não bastava. Tinham a nuvem (a proteção de DEUS), estavam supridos, pois comiam e bebiam, mas não era suficiente. Precisavam de mais! Ainda tinham a presença da Rocha, que era CRISTO (v. 4). Precisavam de mais? É assim na igreja de nossos dias.
Essas atitudes passaram a ser reproduzidas por grande parte do povo, tornando-se maioria aqueles que desagradavam a DEUS. Eram mais os que cobiçavam, idolatravam, tentavam, prostituíam, murmuravam... do que aqueles que seguiam seu destino rumo à Terra Prometida em obediência, santidade e consciente de sua nova vida planejada por DEUS e longe da escravidão planejada por satanás.
V. 12 - Por isso, o apóstolo Paulo adverte para que ''aquele que está em pé, cuide para que não caia''. Não caia nos pecados que fizeram com que o povo de DEUS ficasse prostrado no deserto, sucumbisse à serpente ou perecesse pelo destruidor.
Essas figuras do Antigo Testamento são valiosas para que a Igreja de hoje fuja desses males e expulse, de fato, esses ''demônios'' de sua comunidade. Assim, terá a honra de servir a DEUS e de agradá-lo como único PAI que é. Que bênção!
Está na hora do povo de DEUS rever os seus valores, rever o seu posicionamento diante das estruturas e das necessidades do mundo. A que queremos agradar aos pastores e líderes de grandes igrejas que são bajulados, endeusados por muitos fiéis que por falta de intimidade com DEUS e com a Palavra que é o próprio JESUS, colocam estas pessoas em altares de homens.
Que o SENHOR nos dê graça para que nunca deixemos o primeiro amor e nos esvaziemos de nós mesmos como fez o SENHOR JESUS, para que a vontade do PAI se realize aqui na terra e o mundo possa ser alcançado não por super homens, mas, por servos e servas de DEUS, levantadas e remidas pelo SANGUE de JESUS, O Autor e Consumador da nossa fé, da nossa vida, da nossa restauração, da nossa SALVAÇÃO.
QUE DEUS NOS ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .