MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


EVANGELIZAÇÃO, DISCIPULADO E SECULARISMO

Lucas-12:18-19 – 18- Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens;19- e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.
É cada vez mais freqüente ouvir-se falar de “modernidade” e “cultura pós-cristã”. O homem está centralizando sua vida e conduta em princípios filosóficos que o estimulam a estar acima do bem e do mal, imaginando-se a si mesmo como um super homem.
Os valores mundanos, isto é, seculares vão substituindo no coração humano, o senso de DEUS e a noção de espiritualidade. Hoje em dia coloca-se diante da igreja este desafio: Evangelizar e Discipular o homem secularizado.
O que é secularismo – Eclesiastes-3:19-21 – 19- Pois o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos brutos; uma e a mesma coisa lhes sucede; como morre um, assim morre o outro; todos têm o mesmo fôlego; e o homem não tem vantagem sobre os brutos; porque tudo é vaidade. 20- Todos vão para um lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão. 21- Quem sabe se o espírito dos filhos dos homens vai para cima, e se o espírito dos brutos desce para a terra?
Secularismo significa aquilo que pertence a esse século, ou seja, mundanismo não apenas no sentido de costumes, mas, de filosofia de vida, Romanos-12:2 – E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
II Coríntios-4:4- Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
É um estilo de vida que se inclina para o natural, desprezando tudo que diz respeito ao que é de explicação sobrenatural ou espiritual. É um conceito não religioso da vida, é desespiritualizar a vida, o homem e a criação.
O secularismo pode até considerar a existência de DEUS, mas, o consertar um estranho mundo e sua igreja, sem nenhuma relevância prática para a modernidade. Até mesmo entre alguns “teólogos”, especialmente o alemão, morto na segunda guerra, D. Bonhoefer, apareceu a ideia de que o homem moderno chegou à sua “maior idade”sendo-lhe desnecessário a fé em DEUS.
Hoje, com o desenvolvimento da ciência, o homem amadureceu espiritualmente e agora pode agir sem tutela de DEUS Gênesis-3:5 – Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
Fato é que o secularismo existe como realidade histórica a quem vem aderindo o homem contemporâneo. Nós fomos inseridos por DEUS neste tempo com a responsabilidade de evangelizar nossa geração secularizada. Esta geração rejeita as formas religiosas e só aceita os fatos visíveis; eis diante de nós mais um grande desafio.
O desafio do Secularismo – Atos-13:36- Porque Davi, na verdade, havendo servido a sua própria geração pela vontade de Deus, dormiu e foi depositado junto a seus pais e experimentou corrupção. Colossenses-2:2-4 – 2-para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo, 3- no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. 4- Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
O secularismo surgiu como conseqüência de fatores econômicos, tecnológicos associados a uma urbanização massiva e do poder de manipulação dos meios de comunicação, que são poderosos formadores de opinião pública.
Esta filosofia de vida “moderna” está fundamentada especialmente em duas formas de perceber a realidade: Oexistencialismo e o utilitarismo.
O Existencialismo – considera a existência de um vazio e que o homem não passa de um nada. Sartre: “O mundo é absurdo”.
Unicamente DEUS poderá dar-lhe sentido, “mas para alguns, DEUS não existe e, assim, precisamos aceitar a vida como ela é uma absurdo!”.
O escritor de Eclesiastes já dizia semelhante: ...”Tudo é Vaidade”, isto é sem sentido e vazio. A vida é náusea, tédio. O que importa é sobreviver, existir. Infelizmente muitos pensam assim, e cabe à igreja o papel de lhes mostrar a verdade.
UtilitarismoO valor de alguma coisa está relacionada com suas utilidades e em sua eficácia para melhorar a qualidade de vida.
A utilidade é que distingue o bem do mal, o VERDADEIRO do FALSO. O importante é a busca da felicidade e do prazer. Tudo é relativo às minhas preferências; religião e moralidade são, portanto, descartáveis.
A influência do secularismo na igrejaRomanos-12:1-2 – 1- Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2- E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
A igreja, como entidade social, está imersa e amarrada a dois pontos: na história (tempo) e na cultura (forma de ver e reagir ao mundo).
Logo, corre também o risco de ser atingida pelos valores seculares da modernidade se não exercer o discernimento de espíritos. As realizações da tecnologia e da ciência têm de certa forma encurralado a igreja, levando-a a fornecer uma interpretação humanista e secular às verdades bíblicas.
Esse fato é constatado naquele tipo de mensagem que despreza os contextos, fazendo DEUS dizer o que ELE não disse, especialmente no assunto da prosperidade e das necessidades premente do homem secularizado.
Manipula-se o conteúdo dando-lhe uma forma que agrade ao ouvinte secularizado assentado no auditório e freqüentemente no púlpito, sem lhe apresentar o custo.
A igreja, no afã de ser aceita pelo mundo, tem se esquecido daqueles princípios que são muitas vezes antipáticos à mentalidade mundana. Tem permitido que alguns valores seculares afetem sua credibilidade e espírito de fraternidade, por exemplo:
Ø Busca do sucesso oposto ao espírito de servo.
Ø Espírito de superioridade oposto à igualdade e fraternidade cristã.
Ø Maior consumo para manter sua estrutura que para realizar seus objetivos reais-lei de Parkison: Maior consumo de recursos humanos e financeiros para manter seu próprio status, do que para realizar seus alvos prioritários: Evangelização e Missão.
Para vencer o secularismo, a igreja deve vigiar e confessar, sempre que necessário, sua cumplicidade e voltar-se para DEUS em Fé.
Alcançando os secularizadosRomanos-1:14-15 – 14- Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. 15- De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o evangelho também a vós que estais em Roma.
O homem atingido pelo secularismo também tem suas necessidades. Essas podem ser conscientes ou inconscientes. As conscientes são basicamente as físicas, comuns a todos: alimentação, segurança, emprego, lazer, etc. Isto não é problema; é que ele imagina que são suas únicas carências e às vezes nós também pensamos assim a respeito deles. Esquecem-se, porém, as necessidades inconscientes, como: a busca de sentido para a vida, a insatisfação com o sucesso alcançado, um vazio existencial e se ele tem mais de 40 anos começa a pensar sobre a aposentadoria, a morte e o pós-morte. Muitos deles sofrem de uma perversa baixa estima, que faz deles altamente competitivos; estão sempre competindo com alguém na sua mente e se acham continuamente em falta consigo mesmo. Precisam conhecer a justificação pela graça de DEUS, Tiago-3:4-7 – 3- Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo. 4- Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro. 5- Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. 6- A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. 7- Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano.
São pessoas gravemente ansiosas que não conhecem a paz do SENHOR e o descanso nos braços amorosos do Todo Poderoso. João-14:27- Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Salmo – 91:12- Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.
Aproveitando a oportunidade Colossenses-4:5-6 – 5- Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade. 6- A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
É grande o número de secularizados que estão desiludidos com as promessas da ciência e do materialismo. O homem moderno quer ver para crer, não necessariamente, milagres, prodígios. O que ele quer ver são pessoas cristãs vivendo o evangelho. João-13:34-35 – 34- Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. 35- Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.
João-17:21- Para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
Eles têm um grande desejo assim como nós, de que a igreja seja relevante, prática, para sua vida conjugal, sua família, relações pessoais e assim em diante.
Estas pessoas estão num beco sem saída, suas filosofias falharam, sentem-se lubrificadas pelos seus filósofos e profetas materialistas. Algumas sentem-se enganadas, abusadas e depois abandonadas sem nenhuma segurança. Olham para o povo de DEUS com um misto de desdém e esperança. Sabem, no fundo, que se existe alguma esperança e significado na vida, estão na Palavra de DEUS.
Mas elas não se entregam fácil, para que a igreja seja eficiente na evangelização destas pessoas. Nós temos que nos preocupar com o homem integral.
A igreja não deve se alimentar da realidade concreta em que está imersa, com o risco de confirmar a visão do secularismo de que o evangelho é inócuo para a vida moderna. A escritura é relevante sempre e em todos os lugares, mas, as pessoas somente são atingidas quando têm suas verdadeiras necessidades supridas.
Ao procurar alcançar o homem secularizado, a igreja deve expor a visão cristã de questões como: família, racismo, homossexualidade, aborto, eutanásia, as profundas diferenças sociais, clonagem, inseminação artificial, bebês de proveta, bioética e inúmeras outras questões mencionadas ou não. Que temos nós a dizer?
A igreja do SENHOR não pode estar sempre correndo atrás do bonde da história. Nós temos a responsabilidade de antecipar-nos à história, levando temas espinhosos e discutindo-os abertamente à luz das Escrituras.
A igreja deve fazer história. Abrir caminhos, navegar “mares nunca dantes navegados”. Enxertar ações corajosas e lúdicas sobre a direção do ESPÍRITO SANTO e apoiada na sagrada Escritura.
Fazendo isso, profeticamente, invocando a autoridade das Escrituras, as luzes da razão guiada pela fé e o testemunho cristão sadio, tocaremos nos pontos sensíveis da alma do homem do nosso século e conquistaremos o direito de sermos ouvidos, quando falarmos de suas necessidades inconscientes e espirituais. Esse desafio exige da igreja o que ela tem de melhor nos domínios da inteligência e da fé.
MÃOS À OBRA POVO DE DEUS! QUE O SENHOR NOS ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .