MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


DISCIPLINA NA IGREJA
“Zelo” o terno amor de DEUS para com Sua igreja. Zelo entre irmãos Paulo e a igreja de Corinto, II Corintios-11:2 – Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só Esposo, Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura.
Zelote é um termo derivado da palavra zelo e significa Zelador. Os zeladores eram membros de uma seita judaica composta por extremista em repúdio à dominação romana. Simão é chamado também em Zelote Mateus-10:4 – Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Ou por ter pertencido a esta ceita ou por ter manifestado ardente zelo na obra de evangelização.
Marcos-11:11-19 – 11- Tendo Jesus entrado em Jerusalém, foi ao templo; e tendo observado tudo em redor, como já fosse tarde, saiu para Betânia com os doze. 12- No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome, 13- e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. 14- E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso. 15- Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas; 16- e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio; 17- e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores. 18- Ora, os principais sacerdotes e os escribas ouviram isto, e procuravam um modo de o matar; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava da sua doutrina. 19- Ao cair da tarde, saíam da cidade.
O zelo do evangelho começa com o zelo na igreja. O texto nos mostra que o templo foi transformado em ponto de interesses comerciais e políticos para muitos que ali freqüentavam. JESUS entrou no templo com zelo pela casa do PAI.
O fato nos ensina que a purificação do templo está em limitar seu “uso” à sua “finalidade” especifica. A purificação do templo exige mudança de atitude nos atos de seus freqüentadores.
COMO DEVE ACONTECER A PURIFICAÇÃO?
MINUNCIOSAMENTE (v.11). Tendo Jesus entrado em Jerusalém, foi ao templo; e tendo observado tudo em redor, como já fosse tarde, saiu para Betânia com os doze. TUDO TEM QUE SER OBSERVADO E AVALIADO COM JUSTIÇA.
PACIENTEMENTE (v.11) já era tarde, e JESUS não agiu logo, esperando o momento certo e apropriado.
ENÉRGICAMENTE (v.15) Quando for o tempo e a hora, não pode haver melindres humanos, mas zelo.
O QUE A PURIFICAÇÃO VISA?
ACABAR COM A MECANICA DOS CULTOS (v.15) pessoas estavam comprando seus sacrifícios, encomendando seus cultos. Não era um sacrifício de louvor, era uma obrigação, um ritual a ser seguido.
ESTABELECER ORDEM E REVERÊNCIA (v.16). Gente levando utensílios de uma lado para o outro. Nos cultos, muitas vezes não há reverência, pessoas ficam conversando, outros marcando encontros, outros desfilando roupas novas, outros paquerando, etc.
TRANSFORMAR O TEMPLO EM LUGAR DE ORAÇÃO  (v.17). È triste quando o  templo é lugar de tudo, de encontros, de shows, de alegria, mas não inspira a oração e a quietude de espírito.
O principio da santificação está no temor ao SENHOR (v.18b). Pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava da sua doutrina.
Não devemos ser legalistas, mas reverentes. Zelosos do evangelho, e algo que será tema para outra ministração o templo EU, nós também somos templo do ESPÌRITO.
Não queremos reduzir nosso relacionamento com os irmãos, isso é fundamental para um corpo sadio. Porém queremos ter um intimidade ainda mais profunda com DEUS em sua casa.
A religião de algumas pessoas me faz lembrar de um cavalinho de balanço, se movimenta, mas não avança.
QUE DEUS NOS ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .