MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


“COMPROMISSO COM OS MINISTÉRIOS”
Mateus - 7:17-27 – 17- Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. 18- Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. 19- Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. 20- Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21- Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22- Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23- Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. 24- Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. 25- E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. 26- Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. 27- E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.
Uma das lembranças mais cômicas que eu tenho da minha adolescência remonta à 6a. série do 1o. grau, quando eu tinha 12 anos. Cheguei ao colégio para o primeiro dia de aula, procurei meu nome em todas as listas de cada uma das salas e, simplesmente, não estava em nenhuma delas. Fiquei apavorado! Pensei que meu pai tinha se esquecido de me matricular... Enquanto meus amigos se abraçavam e diziam “estamos na mesma sala”, eu ia me esquivando com um sorriso amarelo. Finalmente, a sineta tocou e todo mundo entrou nas salas, mas eu fiquei no corredor, desconsolado. Sozinho, corri para o banheiro, sentei no sanitário, tranquei a porta e fiquei lá… O tempo passou... Uma aula, duas... Quando a sineta tocou para o recreio, eu saí e fui para a coordenação. Chegando lá, acabei constatando que o meu problema era comum a muitos outros alunos. A diferença, entretanto, é que todo mundo entrou para assistir aula em uma sala e eu fiquei trancado no banheiro, me achando a pior das criaturas do mundo...
O que é que você faz todo domingo quando entra na Igreja: Senta no banco, assiste ao culto e vai embora? Quem sabe você está se sentido como eu, desenturmado ou esquecido de DEUS.
Eu quero, entretanto, lhe dar uma boa notícia: Há um lugar para você no Corpo de CRISTO! Você tem um ministério! Agora, o problema é que muitos acham mais cômodo ir apenas assistir ao culto… Tenho sempre dito que não existe o ministério de ouvinte da Bíblia.
DEUS lhe deu um conjunto de habilidades naturais que, a partir delas, certamente, você poderá desempenhar algumas funções na Igreja. Além disto, se você se dispuser, o ESPÍRITO SANTO vai maximizar estas potencialidades e lhe dará até outras, segundo o Seu propósito, para edificação do Corpo de CRISTO.
Eu gostaria de lhe perguntar: Você está comprometido com os ministérios da Igreja ou está trancado dentro de você mesmo na sua salinha particular, vendo a vida passar?
Meus irmãos, este problema de compromisso com ministério não é novo… JESUS já dizia aos Seus discípulos: “rogai ao Senhor da seara que envie trabalhadores para Sua seara”. JESUS não disse que rogasse por freqüentadores, ouvintes, admiradores, curiosos, encontreiros ou qualquer outra categoria, mas que o PAI enviasse trabalhadores. Você está consciente de que você foi salvo pela fé, mas para as obras? Já leu o que Tiago diz sobre fé sem obras? Tiago- 2:18.
Neste contexto é importante que eu lhe diga que, se você teve um encontro genuíno com CRISTO, você deve procurar, imediatamente, se comprometer com as muitas tarefas que são necessárias à implantação do Seu Reino. DEUS está contando com você!
JESUS nos comissionou para irmos fazer discípulos! Não é um desafio apenas para os pastores ou mesmo para os líderes; é para todos que foram chamados das trevas para a luz (quem gera ovelha são as ovelhas, o pastor as apascentam). Quero, inclusive, lhe alertar para um equívoco que tenho visto: Existem muitos que acham que, pelo simples fato de se engajarem em um ministério, já estão fazendo tudo que deveriam fazer, ou seja, se for um ministério que acontece duas vezes no ano, o compromisso com a Igreja se restringe apenas a este período. Desta forma, no restante do ano, a pessoa se engaja em outro ministério, aquele de ouvinte e volta a ser tudo como era antes… Que tragédia!
Este texto de Mateus 7 é surpreendente. Ele é elucidativo tanto para quem ainda não está engajado num ministério, quanto para aqueles que já estão. Na verdade, o texto duríssimo nos dá de cara, um aviso: não há como uma árvore boa produzir um fruto mau e nem como uma árvore má produzir fruto bom. Gosto da figura de ilustração usada no texto: Uma árvore. A partir dela, tirei três elementos importantes que nos dão algumas lições preciosas:
Primeiro - A raiz. Para que a árvore cresça de forma sadia e frutifique, ela precisa se nutrir através da raiz. Veja o verso 21 “aquele que faz a vontade do Meu Pai”. Sabe o que é isto: COMPROMISSO COM DEUS. Como posso exercer algum ministério para DEUS se eu não O conhecer? É a raiz que faz com que a árvore viva ou morra. Todos os nutrientes vêm pela raiz e, sem ela, a árvore simplesmente definhará. Suas raízes são profundas em DEUS ou você está sem raiz?
Segundo - O tronco. É a partir dele que se viabiliza toda a sustentação da árvore, seus galhos, folhas e flores. O verso 24 diz “aquele que escuta estas minhas palavras e as pratica”, ou seja, COMPROMISSO COM AS ESCRITURAS. Tenho certeza que não haverá frutos em sua vida se você não estiver compromissado com a Palavra. Um ministério exercido apenas com o talento não prosperará. Temos de unir o talento ao conhecimento para obtermos frutos de justiça.   
Terceiro - Os frutos. A árvore produz frutos porque recebeu nutrientes da raiz que foram conduzidos pelo tronco, ou seja, figuradamente, recebeu de DEUS, alinhado com as Escrituras, alimento sólido para o desempenho do serviço.
Meu querido (a) como anda o compromisso de vocês com os ministérios? Lembrem-se: A árvore que não produzir fruto será cortada! Agora, mais do que exercer atividades, temos de exercê-las da maneira correta. O texto em questão nos afirma no verso 22 que muito pode ser feito em nome do SENHOR, mas fora de Seu propósito “não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?”. JESUS, entretanto, responde: ”apartai-vos de mim vós que praticais a iniqüidade”.  Certa vez ouvi esta frase e nunca mais esqueci:“a obra de DEUS, feita da maneira de DEUS, trará frutos para DEUS”.
Que Igreja quer edificar?
Uma Igreja comprometida com DEUS e com as Escrituras certamente frutificará ministérios fortes, com homens e mulheres cheios do ESPÍRITO SANTO. Tenho sonhado com uma Igreja capaz de fazer diferença no meio desta geração perversa que nos cerca.
Certamente, isto não será alcançado se ficarmos a cada domingo apenas recebendo, recebendo e recebendo. Chegou a hora de você servir! Encontre o seu local no Corpo! Procure ajuda do discipulador, do líder ou do pastor.
Peça a ele: Ajude-me a encontrar o meu ministério, porque eu preciso servir a DEUS e aos meus irmãos. Não esqueça, entretanto, que ninguém dá o que não tem. DEUS não está buscando ativistas. Ele está procurando trabalhadores para Sua seara. A graça de JESUS CRISTO esteja com todos vocês, irmãos!
Lembrem-se que todos nós temos um ministério em comum: O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO, ou seja, de falar e testemunhar de JESUS para as pessoas. II Coríntios-5:18. Assim sendo, pelo menos este ministério deve ser exercido em tempo integral por todos nós.
QUE DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .