MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


PRIMÍCIAS: HONRANDO A DEUS COM O PRIMEIRO LUGAR
Para honrarmos ao Senhor, primeiramente, precisamos ter entendimento bíblico sobre isto, e depois, de uma decisão de andar à luz destes princípios.
1.                O Princípio da Honra
O verbo honrar significa distinguir, fazer diferença. É isto que Deus espera de nós. Mais do que dízimos e ofertas, Ele espera que O honremos.
Provérbios 3.9-10
9 Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;
 10 e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
·                   Temos aqui uma promessa de Deus. Ele promete suprir as necessidades materiais de seus filhos.
·                   Contudo, isto não acontece de maneira automática. A promessa é condicional, ou seja, não se cumpre sozinha, mas depende de cada um de nós para que possa ser concretizada. Podemos dividir este texto em duas partes: Aquilo que nós temos de fazer, e o que Deus fará depois que fizermos a nossa parte.
·                   Muitos cristãos não têm recebido toda provisão que Deus deseja para a vida deles por falta de revelação destes princípios.
·                   A palavra de Deus não nos ensina somente a dar, mas também a formar certa de fazê-lo. Foi por isso que o apóstolo Paulo instruiu aos Coríntios:
2 Coríntios 9.7
Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.
“Deus não está interessado em nossa oferta, e sim na atitude que nos leva a entregar-lhe a oferta”.
2 Exemplos:
·                   Abraão - Deus só queria a expressão de honra, e não privá-lo de seu filho. Ao lhe pedir o que mais amava, deus concedeu a Abraão a oportunidade de honrá-lo.
·                   Ananias e Safira - Motivação errada, com mentira.

- Honrar significa distinguir, fazer diferença.
- Mas porque Deus deseja ser honrado? Deus não tem nenhum problema de rejeição ou auto-aceitação. Então porque busca ser honrado? É pelo simples fato de sermos abençoados!
- O reino de Deus funciona por princípios. Este é um deles:
I Samuel 2.30b (NVI)
Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.
                   “Deus não esta atrás de nossas ofertas, e sim da honra que deve ser expressada por meio dela”.

Como Deus vê nossas ofertas?
Marcos 12.41-44 (NVI)
41 Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias.
42 Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor.
43 Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros.
44 Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver".
Quem mais honrou a Deus com sua oferta? A Viúva. Ela demonstrou amor genuíno... Os outros só cumpriram com sua obrigação.

2.                A Lei das Primícias
·                   Você já parou para pensar? Quando é seu aniversário, na hora de cortar o bolo, para quem você oferece a primeira fatia? Com certeza, é para alguém que ocupa um lugar muito especial em seu coração. E com este ato, você está distinguindo-a das demais.
·                   Este é o princípio que Deus usa na Lei das primícias. Ao pedir ao seu povo que lhe entregasse os primeiros frutos, Deus queria ser distinguido no coração de seus filhos. A entrega das primícias é uma forma de se dar honra ao Senhor.
·                   Vamos ver novamente o texto de Provérbios 3.9-10:
9 Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;
 10 e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
·                   Não se trata apenas de honrar ao senhor com nossos  bens e somente com nossa renda, mas com as primícias.
·                   A definição que o Dicionário Aurélio dá acerca de primícias é:
“Primeiros frutos; primeiras produções; primeiros efeitos; primeiros lucros; primeiros sentimentos; primeiros gozos, começos; prelúdios”.
·                   A definição bíblica não é diferente. A Bíblia nos mostra a importância que dá ao ato de entregarmos as primícias, ou seja, a primeira parte de algo.
·                   A realidade é que “Deus não precisa dos primeiros frutos, nós é que precisamos d’Ele em primeiro lugar em nossas vidas, e este é um excelente exercício para manter nosso coração consciente disto”.
·                   Quando entregamos as primícias de nossa renda ao Senhor estamos dando honra a Ele. Estamos demonstrando o lugar especial que Ele ocupa em nossas vidas. Deus quer ser o primeiro lugar em nossas vidas.
·                   A Bíblia está repleta de história de gente que colocou Deus em primeiro lugar  em suas vidas, independente da situação:
o       Abraão - se dispôs a sacrificar seu próprio filho, mas não se atreveu a deixar de dar a Deus o primeiro lugar.
o       José - foi para a cadeia para não pecar contra Deus através de um adultério.
o       Sadraque, Mesaque e Abede-Nego - foram lançados na fornalha por recusarem-se a dar a uma estátua o lugar que pertence só a Deus.
o       Daniel foi lançado numa cova de leões pela decisão de manter Deus em primeiro lugar.
o       Os apóstolos foram presos e açoitados, porque importava antes obedecer a Deus do que aos homens.
o       O próprio Senhor Jesus não deixou dúvidas sobre a importância deste assunto:
Mateus 6.33 (NVI)
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
A lei das primícias é reforçada no Novo Testamento pelo apóstolo Paulo:
Romanos 11.16 (TB)
“Mas se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são”.
·                   O que o apóstolo Paulo estava ensinando é que ao santificar a primeira parte (a mais importante) você santifica também o restante que vem depois dela. Quando alguém santificava as primícias (primeiros frutos) santificava também tudo o que seria feito depois.
·                   Se a raiz for santificada (a parte mais importante, e a que surgiu primeiro na formação da planta), os ramos e tudo o que surgir depois dela também será santificado.
·                   Este era o entendimento: Se santificassem ao Senhor as primícias de sua renda, estavam santificando o restante da renda que ficava em suas mãos. Por isso Deus poderia fazer com que enchessem fartamente seus celeiros e transbordassem de vinho os seus lagares.
·                   Isso nos mostra o que são primícias, e o poder que elas têm de santificar o restante daquilo que foram tiradas.
·                   Eu quero encorajar você ao que é mais importante: Dar primeiro a parte de Deus antes de gastarmos com outras coisas.
·                   Vamos distinguir ao Senhor. Vamos dar a Ele o primeiro lugar que Ele merece.
·                   A ENTREGA DAS PRIMÍCIAS É UMA SANTA CONVOCAÇÃO DE AMOR E GRATIDÃO A UM DEUS DE AMOR
" Também tereis SANTA CONVOCAÇÃO nos dias das PRIMÍCIAS,...."(Num 28:26a)
As PRIMÍCIAS não é um modismo do presente século, mas um ato de honra, amor e gratidão. Fruto de um coração disponível e cheio de gratidão a um pai amoroso e fiel.
Dia 1º de Janeiro – nós teremos a oportunidade de ofertar ao Senhor... De trazermos nossas primícias no culto da virada.
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .