MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


“TEMPO DE BOAS NOVAS”
II REIS – 6:24-29  –   E sucedeu, depois disto, que Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e subiu e cercou a Samaria. 25-  E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata. 26- E sucedeu que, passando o rei pelo muro, uma mulher lhe bradou, dizendo: Acode-me, ó rei meu senhor. 27- E ele lhe disse: Se o SENHOR te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar? 28- Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho. 29- Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho.
Era o ano de 852 a.C. e Bem-Hadade, rei da Síria, invadiu Israel, cercando Samaria que na época era (sede do reino norte de Israel), e trazendo como consequência a fome e o desespero a todos os seus moradores.
A tragédia do povo de Samaria se expressa no valor atribuído a uma cabeça de jumento (v.25) – a cabeça deste animal, considerado imundo, era vendida por um pouco mais que um kg. de prata – e pelo preço altíssimo que se pagava por um pouco de esterco de pomba (v.25), e ainda pela horrenda narrativa das mães que combinavam comer seus próprios filhos (v. 28 e 29).
Diante daquela situação, Jorão, rei de Israel, entendeu que tamanha calamidade vinha da parte de DEUS, em razão de o profeta Elizeu estar alheio à tragédia. Em meio à revolta, Jorão mandou um recado a Elizeu, ameaçando-o de morte. Todavia, o profeta recebeu o mensageiro com uma resposta protética da parte do SENHOR, garantindo a solução imediata do problema para o dia seguinte, dizendo que a comida se tornaria farta e barata em 24 horas.
- Israel tipifica para nós a humanidade oprimida e sofredora.
- O sírio tipifica o mundo espiritual opressor. Efésios – 6:10-13 – 10. No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no SENHOR e na força do seu Poder. 11. Revesti-vos de toda armadura de DEUS, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12. Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados , contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes. 13. portanto, tomai toda a armadura de DEUS, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo ficar firmes.
Elizeu (cujo nome significa “DEUS É SALVAÇÃO”) tipifica a igreja de JESUS, acusada de omissão pela humanidade sofredora, diante das tragédias.
Há duas forças de opressão:
ANTIVIDA: agentes opressores do homem (fome, despotismo, miséria, calunia, mentira, engano, o jeitinho que muitos dão para burlar as leis.
ANTICRISTO: Forças espirituais do mal que manipulam os agentes de Antivida, trazendo crises políticas, sociais, morais e religiosas.
O que podemos fazer diante de tal situação?
PRECISAMOS DE DISCERNIMENTO: O problema não seria solucionado pelas estruturas políticas, econômicas Israelitas, mas através da oração.
PRECISAMOS DA MENSAGEM CERTA: Elizeu cria num amanhã melhor II Reis  7:1 – Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria.
Devemos sempre crer num futuro melhor II PEDRO -3:13Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
LUCAS – 21:28 – Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.
PRECISAMOS DE HOMENS CERTOS: DEUS usou 4 leprosos sofredores. II Reis 7:3,4  – 3- E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos? 4- Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão-somente morreremos.  A igreja precisa de homens identificados com o sofrimento daqueles por que, vai interceder.
PRECISAMOS DE PENSAMENTOS CERTOS: Não podemos nos acomodar à desgraça; temos que investir e tentar II Reis 7:3bos quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos?
PRECISAMOS DE DECISÃO CERTA: Os leprosos foram ao arraial dos sírios; os adversários não podem nos intimidar FILIPENSES 1:28-3028-  E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus. 29- Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, 30- Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim.
PRECISAMOS ESTAR DISPOSTOS: “levantaram-se ao anoitecer”. Devemos nos levantar como igreja de DEUS no mundo. Romanos-12:2 – E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
PRECISAMOS DA VISÃO CERTA: “não havia lá ninguém” não haverá ninguém que impeça nosso caminho, Jesus te diz nesta noite  Mateus 16-18 – Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
PRECISAMOS CRER NA INTERVENÇÃO DE DEUS: DEUS fez os inimigos fugirem ao anoitecer, tire a sua mão e deixe Deus agir, agindo Deus quem impedirá?
PRECISAMOS DA ESTRATÉGIA CERTA: “entraram nas tendas”  precisamos entrar nas casas, nas famílias, instituições, universidades, na mídia, em todo lugar.
PRECISAMOS ENTENDER QUE É TEMPO DE REDENÇÃO:
“este é dia de boas novas” é necessário trabalhar em termos de DISCIPULADO, II Timóteo-2:2 – E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
PRECISAMOS VER A LIBERTAÇÃO:  “foram após eles até o Jordão”; o inimigo já foi desposado, bastando só tomarmos posse da terra que já nos pertence Isaias 53:12Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
Vejam também em COLOSSENSES  2:14,15 14-  Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. 15-  E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
É tempo de tribulação e tristeza.
Devemos estar conscientes da realidade, a qual não nos deveu acomodar, mas deve gerar um espírito de luta, de otimismo e de esperança. Não devemos nunca nos desanimar ou achar que este ou aquele problema, são maiores, mais difíceis, as vezes dizemos que só sabe quem esta vivendo.
Os leprosos não sabiam o que iam encontrar, mas nós sabemos que há uma solução em CRISTO.
Se você precisar estaremos aqui, queremos nos unir a sua fé e lutar com você para sua vitória, pois ela também será a nossa VITÓRIA.
É TEMPO DE BOAS NOVAS POVO DE DEUS
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .