Marcos – 16:13- Os quais foram anunciá-lo aos outros; mas nem a estes deram crédito.
A proclamação pública do evangelho é o que chamamos de pregação. Ela é essencial para a penetração do evangelho em todas as camadas da sociedade. Pode ser definida como evangelização pública; declara às pessoas os atos redentores de DEUS em CRISTO.
É pública no sentido de que não deve ser guardada apenas para si, mas ser comunicada, passada adiante. A proclamação deve ser acompanhada de oração, ensino, culto e por um ambiente espiritual na igreja.
MOTIVOS PARA PROCLAMAR
A natureza de DEUS – Esta é a razão maior. O DEUS da Bíblia procura revelar-Se a si próprio. Foi ELE quem tomou a iniciativa de criar o homem à sua imagem e de revelar-Se à sua criatura.
ELE falou aos homens através dos profetas e por meio de seu Filho, Hebreus – 1:1,2 – 1- Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2- nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo.
ELE se revela naqueles santos momentos em que seu povo se reúne para cultuá-Lo no templo, Isaías – 6:1-4. ELE nos comunica a sua vontade e a sua natureza por meio das escrituras e da criação, II Tessalonicenses – 3:16, Salmo – 8:1; 19:1, Romanos – 1:19-20.
O DEUS de amor tem se utilizado de todos os meios possíveis para revelar-se ao homem pecador. Fala através da natureza criada, da sua Palavra, do testemunho dos remidos, especialmente na história humana por meio da encarnação do CRISTO eterno, Seu FILHO amado; este foi o esforço supremo de reconciliar-se com o pecador “DEUS estava em CRISTO reconciliando consigo o mundo” II Coríntios 5:18-20.
O que deve nos motivar a pregar a Palavra da salvação não deve ser a CONDIÇÃO do pecador, mas antes, o AMOR A DEUS seja conhecido de todas as criaturas Salmo – 96:1-8.
A natureza da Palavra de DEUS – A origem da mensagem de que somos portadores é o coração e a mente daquele DEUS que é amor. Nosso DEUS é comunicador e a obra prioritária da Igreja do SENHOR é a oração e o ministério da Palavra, Atos – 6:4. O povo de DEUS deve estar totalmente envolvido na comunicação da mensagem de DEUS ao mundo, tudo o mais é circunstancial e qualquer homem incrédulo pode fazer. Anunciar o evangelho, somente o povo do SENHOR está capacitado pelo ESPÍRITO SANTO. A palavra é o registro dos atos redentores de DEUS.
A própria natureza da palavra de DEUS exige que ela seja proclamada nos vales e nos montes, aqui e até os confins da terra.
A natureza do redimido - Não se pode segurar o vento. Nem aqueles que foram regenerados pelo Espírito Santo João – 37:8. A experiência da conversão e regeneração é um fato impossível de se guardar apenas por si, é impossível guardar segredo da salvação.
A alegria é sua primeira manifestação e o falar comunicando aos outros esse amor recém-descoberto é a outra. Quando alguém é visitado pelo próprio DEUS e feito herdeiro do seu reino, é natural que ele queira com euforia dizer ao mundo, Atos – 4:28-29. A natureza do homem remido exige que ele proclame ao seu próximo a grande bênção, a maior de todas.
A importância do testemunho pessoal
Apesar da proclamação e da evangelização direta serem importantes, devemos valorizar e muito o testemunho simples. O testemunho pode ser desenvolvido e a maioria das pessoas podem se converter através de um testemunho sábio. Testemunho de CRISTO onde você estiver. Fale dos feitos de JESUS na sua vida, procure treinar em casa. Escreva num papel em breves palavras:
Primeiro: Como era sua vida antes de conhecer a JESUS e se converter.
Segundo: Conte como você chegou à conversão e por fim;
Terceiro: Escreva o que Ele fez e está fazendo na sua vida, na vida de sua família, no seu trabalho.
Fale como você hoje é uma nova criatura, cheia de paz e alegria, certeza de salvação e diga à pessoa que ela pode ter as mesmas coisas, basta fazer o que você fez: Converter-se a JESUS. Faça isso com oração e você verá os resultados maravilhosos. Atos – 20:24- Mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Vimos que a proclamação do evangelho deve ser pública. Toda a palavra encontrada no Novo Testamento nos impele a ir e anunciar os atos redentores de DEUS em CRISTO. “Fale e não te cales” foi a ordem do SENHOR ao apóstolo Paulo Atos – 18:9, e está estendida a todos nós. Portanto, devemos proclamar a mensagem publicamente, não guardá-la para nós, nem apenas entre quatro paredes; ela deve ser publicada por todo o mundo, Atos – 20:20- como não me esquivei de vos anunciar coisa alguma que útil seja, ensinando-vos publicamente e de casa em casa.
Devemos tornar público o plano de salvação, quer seja através do púlpito, quer por meio do testemunho, quer por meio deste blog e do evangelismo pessoal.
QUE DEUS NOS ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda
0 comentários:
Postar um comentário