MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

“EVANGELIZAÇÃO, A DOUTRINA DA SALVAÇÃO”


Romanos – 3:19-20 – 19- Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; 20- porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 10:13-14 – 13- Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14- Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue?
Evangelização é muito mais que a pregação da redenção. É também o chamado para um compromisso pessoal com CRISTO, Salvador e Senhor.
A mesma mensagem que nos fala do Salvador apresenta JESUS como SENHOR, a quem devemos a mais absoluta obediência. Mas o homem é pecador, é rebelde, por isso é essencial que entremos no assunto do pecado e da salvação.
O Pecado na Natureza Humana – Romanos – 5:12- Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
Egoísmo – Além de pecado, é antes de tudo, o esforço da alma do homem para destronizar DEUS do mundo e do coração humano. É entronizar o EGO como deus e senhor da pessoa humana e de toda a criação. Esse egoísmo produz a incredulidade, que é rebelião contra DEUS.
É uma atitude assumida contra a lei divina e a quebra da relação pessoal com o Criador. I João – 3:4- Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia. Salmo – 51:4- Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares.
O pecado é um defeito, uma tendência interior, uma disposição interna contra os princípios divinos, Efésios – 2:3- Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.
É desobediência através da qual satanás separa o homem de DEUS, o seu Criador, que é a fonte de vida; é esse EGO inflado que produz toda a espécie de atos maus, produto do pecado inerente à natureza humana decaída, Gálatas – 5:19-21 -19- Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20- a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21- as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
O pecado é uma infecção generalizada da natureza humana. O homem está sem esperança. Se deixar seguir o que a sua natureza indica, aniquila tanto a si mesmo, quanto o mundo. Gálatas – 6:5,11,12 – 5- porque cada qual levará o seu próprio fardo. 11- Vede com que grandes letras vos escrevo com minha própria mão. 12- Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.
Todo indivíduo que nasce tende a pecar, todos os homens que não tiverem o encontro com JESUS CRISTO estão irremediavelmente perdidos.
Filiação do diabo – I João – 3:7-10 – 7- Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo; 8- quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 9- Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. 10- Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.
Algumas pessoas ensinam que todos são filhos de DEUS, estão enganados e enganando, II Timóteo – 3:13- Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
O próprio Senhor JESUS declarou aos judeus não convertidos: “Vós tendes por pai o diabo...” João -8:4. Paulo escreve: “éramos por natureza, filhos da ira, como também os demais”, Efésios – 2:3. O pecado não é uma invenção humana, mas uma terrível constatação da realidade humana e social. É o esforço de repudiar a DEUS, é guerra declarada contra a Divindade. Apocalipse – 16:10-11; 10- O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam de dor as suas línguas. 11- E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram o Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras.
Os pecadores não são criancinhas pirracentas. São roubadores e assassinos. Gostariam de eliminar aqueles que pensam diferente deles. Lutam contra o SENHOR. São dominados pelo pecado e culpados de terem violado a lei.
Toda doutrina não bíblica revela o pecado em todo o seu caráter terrível e faz com que o homem seja indesculpável. Romanos – 1:20- Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis.
O pensamento é igual ao ato
Mateus – 5:21,22 – 21- Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, quem matar será réu de juízo. 22- Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.
Provérbios – 27:19- Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.
JESUS se referia aquilo que o homem sente no interior do seu coração é igual ao ato exterior. O pecado não é apenas a ação corporal, mas, sobretudo a atitude do coração do homem. “Ou seja, o que era pecado fazer, também o é quando este é o desejo do seu coração”. O coração é a sede de toda a ação; é nele que está alojada a raiz da rebelião contra DEUS.
O pecado, aos olhos de DEUS, não é um ato isolado ou acidental do ser humano; é ato natural, está arraigado na natureza do homem. Os atos e palavras dos humanos advêm do seu coração, pode ser um pensamento impróprio, um sentimento reprovável, como a ira e a lascívia. As fantasias da imaginação quando não repreendidas conscientemente são pecados consumados.
Arrependimento – Atos – 3:19- Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor.
O problema do homem é a sua natureza pecaminosa. É o pecado essencial, chamado também desde a antiguidade por pecado original.
Como pode o homem pecador livrar-se do pecado?
Poderia ele mudar sua natureza?
Da mesma maneira que o urubu não tem capacidade de deixar a carniça para saborear um filé, assim o homem decaído, natural, é incapaz de odiar o pecado a amar a santidade, Jeremias – 13:23 - Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas malhas? Então podereis também vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal.
Somente o ESPÌRITO SANTO, dádiva divina, concedida ao pecador arrependido tem poder de transformar a natureza humana. A responsabilidade do homem é arrepender-se, ou pelo menos ter o sincero desejo de receber arrependimento como dom de DEUS, Atos – 11:18- Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida.
Confessar seus pecados significa: homologar, confirmar diante da luz divina que é pecador, dar razão a DEUS e à sua Palavra.
O arrependimento é a base da obra da graça de DEUS. Não pode existir perdão sem o arrependimento, e não há salvação separada do perdão. Assim, arrependimento autêntico é condição para a salvação eterna.
Não há outra alternativa – II Timóteo – 4:1-5 – 1- Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; 2- prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 3- Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4- e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. 5- Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
A igreja do SENHOR JESUS não tem outra alternativa senão manter forte ênfase sobre o confrontar os homens perdidos com o evangelho e convidá-los a se dedicarem, seja em público ou em particular, essa exigência deve ser colocada diante dos seus olhos.
Mesmo que alguns voltem atrás, hoje não é mais que no passado. Nosso dever é pregar e evangelizar com fidelidade e clareza, de tal forma que o ESPÍRITO SANTO crie um ambiente onde decisões sadias possam ser tomadas.
Seria presunção nossa, supor que os apóstolos e obreiros primitivos eram menos zelosos e prudentes que nós; Filipe, o Diácono, batizou a Simão, o mágico, que voltou atrás (Atos – 8:13; 18-23). Mas Ananias quase anônimo batizou quase imediatamente o Dr. Saulo e todos nós sabemos a extensão daquele ato de fé e confiança no ESPÍRITO SANTO Atos – 22:16.
Mais tarde, o mesmo Filipe levou à decisão o Ministro do tesouro do Reino da Etiópia, pessoa a quem conhecera fazia poucas horas Atos- 8:36-40.
A evangelização não se trata apenas de falar algumas coisas a uma pessoa a respeito da salvação. O testemunho pode ser dado por todos e com simplicidade. A evangelização, porém, necessita ser um trabalho mais denso que desvende o verdadeiro estado espiritual e legal do pecador diante Daquele que se assenta no trono branco Apocalipse -20:11- E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.
O ouvinte deve ser confrontado com as exigências do SENHOR e estar consciente da indispensável necessidade de arrependimento e FÉ. Deve se decidir por CRISTO ser batizado e unir-se à igreja.
QUE DEUS NOS ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .