MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

“A COMUNICAÇÃO DO EVANGELHO”




I Coríntios – 9:20-23 – 20- Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei; 21- para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 22- Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 23- Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante.

Evangelizar é comunicar o Evangelho. É comunicar aos outros o que DEUS em CRISTO fez para a redenção do Homem, II Coríntios – 5:19- pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. Essa comunicação deve ser inteligente e ir de encontro às necessidades de todos os segmentos da sociedade.
É necessário que seja uma comunicação eficaz, como nos indica o livro de Atos. A experiência que os primeiros discípulos tiveram os impeliu a anunciar as coisas que viram e ouviram (Atos – 4:20). Conhecia a presença do Espírito Santo e o Espírito tornou real a presença do SENHOR. O que eles experimentaram, podemos experimentar também.
A urgência na comunicação – I Tessalonicenses – 2:4- mas, assim como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.
Paulo sentia a urgência da comunicação do evangelho por fazer-se depositário da mensagem da redenção. Tamanha era a urgência de anunciar a Palavra da vida que os apóstolos desconsideraram as reações negativas e freqüentemente violentas dos homens.
Paulo preferia enfrentar a perseguição, a morte e os sofrimentos no ministério, que enfrentar o tribunal de CRISTO em falta. II Corintios – 5:9,10 - 9- Pelo que também nos esforçamos para ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. 10- Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.
O cristão moderno também é depositário da mesma responsabilidade. Mas, será que ele está consciente do peso desse dever?
A comunicação do Evangelho era considerada como uma ordem Divina que devia ser cumprida imediatamente. Não importa se o mundo aceita ou não o evangelho, o que importa é o que os crentes sintam sobre seus ombros a obrigação de passar adiante o que de DEUS receberam. I Coríntios – 9:16- Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
Comunicado com Entendimento – I Coríntios 14:7,8 – 7- Ora, até as coisas inanimadas, que emitem som, seja flauta, seja cítara, se não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca na flauta ou na cítara? 8- Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
“A informação conduz a afirmação”. Ao comunicar o evangelho de DEUS, é fundamental que o façamos com sabedoria do Espírito Santo e que o conteúdo seja bíblico. Apesar da mensagem ser a mesma extremamente, podemos vesti-la com uma forma que seja entendida por nossa geração, Provérbios – 11:30 – O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é.
O que evangeliza é o intérprete das Escrituras para o outro que ouve. Deve ser, portanto, capacitado pelo Espírito do SENHOR para aplicar a Palavra às necessidades do homem que está à sua frente. É essencial que os termos como pecado, aceitarem JESUS, converter-se e outros sejam exemplificados. É alarmante o número de pessoas que não sabem o que significa, por exemplo, o termo aleluia.
E há muitos que pensam que aceitar a JESUS é somente para os ateus. Muitas vezes, não é o coração da pessoa que é duro; é nossa mensagem que é incompreensível, distorcida ou ainda legalista, Atos – 8:31– Ela respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse. Atos – 15:1- Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos.
Podemos pregar ao povo o mais puro evangelho, que é o poder de DEUS para a salvação, porém, se quem nos ouve não entendê-lo como algo útil para ele, a mensagem não produzirá efeito algum I Pedro – 3:15- antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós.
Muitos de nós não temos sucesso em ganhar almas para CRISTO porque embolam e pensam que ser profundo é ser obscuro. Alguém disse que devemos seguir os estilos das estrelas que são tão claras e altíssimas. O evangelho de João é o mais profundo e também o mais claro.
O perigo do Sincretismo – I Reis – 12:31-33 – 31- Também fez casas nos altos, e constituiu sacerdotes dentre o povo, que não eram dos filhos de Levi. 32- E Jeroboão ordenou uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se celebrava em Judá, e sacrificou no altar. Semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que tinha feito; também em Betel estabeleceu os sacerdotes dos altos que fizera. 33- Sacrificou, pois, no altar, que fizera em Betel, no dia décimo quinto do oitavo mês, mês que ele tinha escolhido a seu bel prazer; assim ordenou uma festa para os filhos de Israel, e sacrificou no altar, queimando incenso.
Na tentativa de fazer o evangelho compreendido pelo povo, há o risco de misturar crenças e práticas anti-bíblicas com a verdade. Por exemplo, quando se introduz na prática cristã certos amuletos como: copo d’água após a oração, rosa ungida e outros artifícios, estamos misturando ao culto cristão práticas pagãs espíritas como água fluídica, água benta e fazendo desses amuletos ídolos, já que se tornam intermediários da bênção de DEUS. Isto é sincretismo I Timóteo – 2:5- Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.
A igreja de CRISTO, desde o princípio, foi desafiada e provada ante o perigo do sincretismo religioso. Em Corinto, Paulo corrige fortemente a tentativa de incorporar o profetismo mediúnico pagão ao culto cristão I Coríntios – 12:3- Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! Senão pelo Espírito Santo.
Em Éfeso onde reinava a grande Diana dos efésios, também conhecida como Magna Mater, venerada como deusa virgem, houve a tentativa de introduzir sua devoção na igreja. Na época do apóstolo não conseguiram seus intentos, mas, no concílio de Éfeso, em 431AD, foi determinado o culto à virgem Maria como mãe de DEUS (Atos – 19>24,27 – 28; I Timóteo – 1:3-4; 17).
Aquilo que começara como algo secundário, acabou tornando-se o centro do culto; assim funciona o sincretismo. Os livros de Hebreus, I João e Apocalipse foram escritos na defesa da fé cristã contra o sincretismo (agnóstico). Como comunicar o evangelho de forma eficiente, sem cairmos no sincretismo?
Primeiro: Limitar-se à simplicidade do evangelho, II Coríntios – 11:3- Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.
Segundo: Buscar o conselho da história da Igreja e de cristãos amadurecidos. Gálatas – 1:18-Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias. Gálatas – 2:2- E subi devido a uma revelação, e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que eram de destaque, para que de algum modo não estivesse correndo ou não tivesse corrido em vão.
Terceiro: Não buscar crescimento numérico a qualquer preço, I Crônicas – 21:1,2,7 -1- Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar Israel. 2- E disse Davi a Joabe e aos príncipes do povo: Ide, cantai a Israel desde Berseba até Dã; e trazei-me a conta, para que eu saiba o número deles. 7- E este negócio desagradou a Deus, pelo que feriu Israel.
Quarto: Comunicação direta ou pessoal, Atos – 11:20,21 - 20- Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. 21- E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor.
Comunicação direta, pessoal
A testemunha cristã é parte daquilo que anuncia. Não pode ser testemunha apenas nas palavras. A pessoa resgatada pelo SENHOR é “fruto do penoso trabalho de sua alma” Isaias – 43:11. Ela deve ser possuída pelo Espírito de CRISTO e ter conhecimento pessoal daquele a quem anuncia. Esses contatos pessoais, como aqueles que teve JESUS com a mulher de Samaria, com Nicodemos, e os apóstolos Pedro e Paulo em várias ocasiões, constituem o evangelismo pessoal. Deve ser praticado por todos na igreja, independente de quanto tempo tenha de convertido.
O SENHOR JESUS pregou às multidões, mas sempre dedicou tempo aos indivíduos e isso não como algo secundário, e sim, como parte integrante do seu ministério. JESUS e os apóstolos se ocupavam com as pessoas, na verdade essa era a sua principal ocupação.
Todos concordam que devemos evangelizar comunicando o evangelho aos outros, porém, nem todos o têm feito. É urgente que assumamos essa responsabilidade. Somos os sucessores autênticos dos apóstolos e está sobre nós esta responsabilidade; “alguns irmãos acham que gerar ovelhas é obrigação só do pastor, mas eu aprendi há muitos anos que quem gera ovelha é a ovelha; os pastores apascentam as ovelhas”.
Devemos fazê-lo, porém com entendimento, para não confundirmos a mensagem com o sincretismo, mas, anunciando a palavra com singeleza apostólica, esperando os frutos sadios que certamente virão. Seja corajoso e cheio de FÉ, evangelize pessoalmente, testemunhe das coisas que o SENHOR fez na sua vida. Nosso Salvador nos deu o exemplo. Vamos segui-lo João – 4:13-14 – 13 Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; 14- mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
DEUS NOS ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .