MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

“A EVANGELIZAÇÃO E O CRESCIMENTO DA IGREJA”

Atos – 2:47- Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.
Naturalmente, toda igreja deve crescer e desfrutar a experiência de ver novos convertidos chegarem para ocupar os bancos da casa do SENHOR. A natureza evangélica da igreja implica em crescimento. Esse crescimento, porém, não deve ser apenas em termos numéricos, há também as dimensões qualitativas e interpessoais, ou seja, temos a responsabilidade de Discipular os novos convertidos para lhes proporcionar intimidade com DEUS na pessoa do ESPÍRITO SANTO.
Crescimento numérico
Atos – 16:5- Assim as igrejas eram confirmadas na fé, e dia a dia cresciam em número.
A primeira idéia que nos ocorre quando tratamos do crescimento da igreja é crescimento em número. Esse é o crescimento que se processa de fora para dentro da comunidade. É a igreja na operação de IR, evangelizar e integrar no corpo os que crêem, batizando-os. O SENHOR deseja ver sua casa cheia Lucas – 14:23- Respondeu o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha.
Para isso o povo de DEUS deve se dedicar com esforço. O campo é o mundo, na prática é o nosso lar, nossa vizinhança, nossos colegas de trabalho e escola e até os confins da terra Atos – 1:8.
E isso tudo ao mesmo tempo e não um após o outro. A igreja local deve estar envolvida na evangelização ao seu redor e simultaneamente na missão mundial. E o tempo é agora, antes que venha a noite, quando ninguém poderá trabalhar.
Ao falar em crescimento numérico, o SENHOR usou exemplo de pescadores lançando as redes para apanhar muitos peixes, utilizou a imagem do grão de trigo que lançado na terra produz muito fruto (Lucas – 5:4-7; João – 12:24) e a do pastor que tinha 99 ovelhas guardadas no aprisco e não querendo perder nenhuma foi buscar e extraviada. Mateus – 18:12. Mas, temos que concordar que esse não é o único tipo de crescimento.
Crescimento qualitativo e/ou espiritual
Atos – 9:31- Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samaria, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava.
No texto acima observamos que a igreja tinha paz, edificava-se e caminhava no temor do SENHOR e no conforto do ESPÍRITO SANTO. Esse é o crescimento interior do crente, é o crescimento na espiritualidade e no perfeito amor.
O crente à medida que vai crescendo, desenvolvendo sua comunhão com o SENHOR, vai também amadurecendo, abandonando a carnalidade (criancices) e transformando-se na imagem do SENHOR. I Coríntios – 3:1-13; II Coríntios – 3:18. Crescimento qualitativo é crescer na graça e no conhecimento de JESUS II Pedro – 3:18. Este é o aspecto de importância no evangelismo.
Porque a igreja não é um monte de pedras, areia e ferro ajuntados arbitrariamente. A Igreja é um edifício no qual o material são os convertidos que vão sendo edificados, cada um na sua função I Pedro – 2:5.
O SENHOR disse que edificaria sua igreja e para isso as pedras devem ser vivas, lembremos que cemitério também cresce.
Se uma igreja cresce apenas em número sem que seus membros cresçam também no conhecimento de DEUS, de sua Palavra e no temor do SENHOR ou se está construindo uma creche ou então um grande cemitério. Hebreus5:11-13 – 11- Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir. 12- Porque, desde a infância sabes as sagradas letras, que podeis necessitar de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. 13- Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança.
Crescimento interpessoal
Filipenses – 2:3-11 – 3- nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4- não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5- Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6- o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7- mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8- e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9- Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; 10- para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11- e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
O primeiro tipo de crescimento é de dentro para fora, o segundo é vertical entre o discípulo e DEUS, este que vamos ver é o horizontal, se concretiza entre o relacionamento entre os membros da igreja.
Os pastores sabem que aqui está localizado um ponto sensível. Os crentes novos e antigos devem ser ensinados a se relacionarem uns com os outros de maneira fraternal e produtiva. Os membros da igreja devem se esforçar para aplicar o amor cristão e preservar a unidade do ESPÍRITO no vínculo da paz Efésios – 4:1-3. Caso não haja crescimento nas relações interpessoais, a comunidade se transforma num ninho de disputas, porfias, ciúmes e hipocrisias que tanto mal fazem ao Evangelho e aos novos convertidos. A colaboração fraterna se transforma em competição mundana.
O ideal a ser buscado é de servir ao nosso irmão e não de ser servido, é de honrar e não de ser honrado Marcos – 10:42-45. Caso este ideal não seja procurado com esforço e oração, ocorrerá o mesmo triste fato da igreja dos Gálatas, Gálatas – 5:13-15 – 13- Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. 14- Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 15- Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros. Infelizmente alguns, geralmente os mais novos, serão destruídos.
O crescimento da igreja é o efeito de uma evangelização eficiente. O crescimento não pode se dar apenas em nível numérico ou quantitativo. Isso seria um desenvolvimento anormal, seria como um homem que desenvolvesse apenas sua estatura física e sua mente e suas emoções continuassem infantis.
A igreja é o corpo de CRISTO e como o SENHOR, deve desenvolver-se diante de DEUS e diante dos homens. Lucas – 2:52- E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.
Que o senhor nos dê graça para discipular e ensinar a Palavra a toda igreja. Eu aprendi que o grande líder não é o que comanda o seu povo debaixo de austera autoridade, mas o que conduz e prepara líderes para ocupar o seu lugar, dando à igreja um crescimento numérico, mas acima de tudo, qualitativo no conhecimento do nosso SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
DEUS NOS ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .