Neemias 6:1-14 : 1- Tendo ouvido Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha nenhuma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, 2- Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. 3- Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? 4- Quatro vezes me enviaram o mesmo pedido; eu, porém, lhes dei sempre a mesma resposta. 5- Então, Sambalate me enviou pela quinta vez o seu moço, o qual trazia na mão uma carta aberta, 6- do teor seguinte: Entre as gentes se ouviu, e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos; por isso, reedificas o muro, e, segundo se diz, queres ser o rei deles, 7- e puseste profetas para falarem a teu respeito em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá. Ora, o rei ouvirá isso, segundo essas palavras. Vem, pois, agora, e consultemos juntamente. 8- Mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; tu, do teu coração, é que o inventas. 9- Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos. 10- Tendo eu ido à casa de Semaías, filho de Delaías, filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; aliás, de noite virão matar-te. 11- Porém eu disse: homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei. 12- Então, percebi que não era Deus quem o enviara; tal profecia falou ele contra mim, porque Tobias e Sambalate o subornaram. 13- Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que eu, assim, viesse a proceder e a pecar, para que tivessem motivo de me infamar e me vituperassem. 14- Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, no tocante a estas suas obras, e também da profetisa Noadia e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.
Satanás sabe que não tem chance contra aquele que anda no centro da vontade do SENHOR, porque também conhece a Palavra. Em Romanos 8:37, a Bíblia afirma: Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
A sua estratégia, então, é fazer com que o homem desista da guerra e abandone o campo de batalha. Essa é a sua única chance de prevalecer e as suas armas para atingir tal objetivo são as intimidações. Foi o que aconteceu com Elias, quando as intimidações de Jezabel o empurraram para a caverna.
Com Neemias foi a mesma coisa. Por quatro vezes mais uma, satanás tentou tirá-lo do foco usando as intimidações.
Quantas vezes desistimos de algo, abandonamos um projeto e até mesmo aceitamos paralisia em nossa vida ministerial por causa das intimidações?!
Intimidação com a falta de recursos; intimidação com falta de capacidade ou de recursos humanos; intimidação com os inimigos que se levantam para perseguir; intimidação com as calúnias e mentiras; intimidação com as próprias deformações.
Neemias venceu todas elas. Conquistou recursos, foi capacitado pelo SENHOR, viu homens se disporem a fazer a obra e prevaleceu contra toda perseguição.
Agora chegou a sua vez. Hoje você vai obter vitória contra toda intimidação para ver a obra completa em todas as áreas da sua vida.
Neemias 6:15 – Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinqüenta e dois dias.
DECLARE COMIGO: CHEGOU O DIA DA MINHA VITÓRIA. TODAS AS INTIMIDAÇÕES VÃO CAIR POR TERRA HOJE, EM NOME DE JESUS.
PARA TER VITÓRIA CONTRA AS INTIMIDAÇÕES:
1) NÃO SAIR DA SUA POSIÇÃO PORQUE UMA GRANDE OBRA ESTÁ SENDO REALIZADA E EM BREVE ESTARÁ COMPLETA. Neemias 6:3 – Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?
Os inimigos queriam que Neemias abortasse o projeto de restauração de Jerusalém, tal qual satanás deseja fazer na vida do homem. A obra só tinha chegado àquele estágio porque o povo tinha ânimo para trabalhar – Neemias 4:6, porém, quando perdemos o ânimo, a motivação também vai embora e a conseqüência natural desse processo é abandonarmos nossa posição sem chegarmos ao final. É o famoso nadar, nadar e morrer na praia.
Neemias foi firme. Daqui não saio, daqui ninguém me tira, pois estou fazendo grande obra. Você quer vencer as intimidações? Permaneça firme. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.
DESMASCARAR AS MENTIRAS DO INFERNO, NÃO ACEITANDO ACORDO COM O INIMIGO
Neemias 6:8 – Mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; tu, do teu coração, é que o inventas.
Sambalate e Tobias queriam colocar Neemias em um beco sem saída: “faça acordo conosco ou então você estará acabado”. Esta é uma das formas mais comum de intimidação, porém Neemias não fez nenhum tipo de concessão, pelo contrário, repudiou veementemente aquelas mentiras, apegando-se a verdade do SENHOR.
DECLARE COMIGO: A minha verdade é o SENHOR e eu não abro mão dela. Para trás de mim, satanás! Com você, eu não faço aliança. Nem tente se fazer de bonzinho comigo!
Êxodo 34:12 – Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam por cilada.
USAR DO DISCERNIMENTO ESPIRITUAL PARA NÃO SER MANIPULADO E NEM AGIR DE FORMA PRECIPITADA
Neemias 6:11-12 : 11- Porém eu disse: homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei. 12- Então, percebi que não era Deus quem o enviara; tal profecia falou ele contra mim, porque Tobias e Sambalate o subornaram.
Lembra-se de Elias? No momento em que ele cedeu às intimidações de Jezabel, teve atitudes irreconhecíveis. Abriu mão do seu moço, voltou para o deserto, dormiu e quando acordou, entrou na caverna.
As intimidações tentam nos induzir a tomarmos decisões fora da vontade de DEUS. Neemias discerniu no espírito o que estava sendo tramado e rejeitou qualquer manipulação.
Declare comigo: Eu não serei guiado pelas emoções, mas, pelo ESPÍRITO DE DEUS.
Isaías 11:2,3 : 2- E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 3- E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos;
CLAMAR PELO JUÍZO DE DEUS SOBRE AQUELES QUE USAM DAS INTIMIDAÇÕES PARA PARAR A OBRA DE DEUS
Neemias 4:4-5 : 4- Ouve, ó nosso Deus, pois estamos sendo desprezados; caia o seu opróbrio sobre a cabeça deles, e faze que sejam despojo numa terra de cativeiro. 5- Não lhes encubras a iniqüidade, e não se risque de diante de ti o seu pecado, pois te provocaram à ira, na presença dos que edificavam.
Neemias 6:14 – Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, no tocante a estas suas obras, e também da profetisa Noadia e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.
É muito comum em meio à intimidação, as pessoas absorverem um sentimento de coitadinho. “Por que isso está acontecendo comigo? Eu nunca fiz nada para ninguém!” Porém, a atitude que DEUS espera que tomemos é o clamor pela justiça. Foi o que Neemias fez. Invocou a justiça de DEUS sobre aqueles que estavam se opondo a obra e esse é o tempo em que a igreja apostólica vai clamar e a justiça do SENHOR vai se manifestar, trazendo juízo sobre os que querem parar a Sua obra.
Lucas 18:7 – Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?
QUANDO VENCEMOS AS INTIMIDAÇÕES:
QUANDO COLHEMOS OS FRUTOS DA OBRA REALIZADA – Neemias 6:15 – Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinqüenta e dois dias.
QUANDO OS INIMIGOS SÃO ENVERGONHADOS – Neemias 6:16a – Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todos os povos que havia em redor de nós temeram.
QUANDO DEUS É GLORIFICADO ATRAVÉS DA NOSSA VITÓRIA – Neemias 6:16b – e abateram-se muito em seu próprio conceito; pois perceberam que fizemos esta obra com o auxílio do nosso Deus.
Filipenses 1:27-30 : 27- Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho; 28- e que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso da parte de Deus; 29- pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele, 30- tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis que está em mim.
DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.
0 comentários:
Postar um comentário