Jeremias 42:1-16 : 1- Então, chegaram todos os capitães dos exércitos, e Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor até ao maior, 2- e disseram a Jeremias, o profeta: Apresentamos-te a nossa humilde súplica, a fim de que rogues ao SENHOR, teu Deus, por nós e por este resto; porque, de muitos que éramos, só restamos uns poucos, como vês com os teus próprios olhos; 3- a fim de que o SENHOR, teu Deus, nos mostre o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer. 4- Respondeu-lhes Jeremias, o profeta: Já vos ouvi; eis que orarei ao SENHOR, vosso Deus, segundo o vosso pedido. Tudo o que o SENHOR vos responder, eu vo-lo declararei; não vos ocultarei nada. 5- Então, eles disseram a Jeremias: Seja o SENHOR testemunha verdadeira e fiel contra nós, se não fizermos segundo toda a palavra com que o SENHOR, teu Deus, te enviar a nós outros. 6- Seja ela boa ou seja má, obedeceremos à voz do SENHOR, nosso Deus, a quem te enviamos, para que nos suceda bem ao obedecermos à voz do SENHOR, nosso Deus. 7- Ao fim de dez dias, veio a palavra do SENHOR a Jeremias. 8- Então, chamou a Joanã, filho de Careá, e a todos os capitães dos exércitos que havia com ele, e a todo o povo, desde o menor até ao maior, 9- e lhes disse: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, a quem me enviastes para apresentar a vossa súplica diante dele: 10- Se permanecerdes nesta terra, então, vos edificarei e não vos derribarei; plantar-vos-ei e não vos arrancarei, porque estou arrependido do mal que vos tenho feito. 11- Não temais o rei da Babilônia, a quem vós temeis; não o temais, diz o SENHOR, porque eu sou convosco, para vos salvar e vos livrar das suas mãos. 12- Eu vos serei propício, para que ele tenha misericórdia de vós e vos faça morar em vossa terra. 13- Mas, se vós disserdes: Não ficaremos nesta terra, não obedecendo à voz do SENHOR, vosso Deus, 14- dizendo: Não; antes, iremos à terra do Egito, onde não veremos guerra, nem ouviremos som de trombeta, nem teremos fome de pão, e ali ficaremos, 15- nesse caso, ouvi a palavra do SENHOR, ó resto de Judá. Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Se tiverdes o firme propósito de entrar no Egito e fordes para morar, 16- acontecerá, então, que a espada que vós temeis vos alcançará na terra do Egito, e a fome que receais vos seguirá de perto os passos no Egito, onde morrereis.
O medo do povo foi manifestado a Jeremias, o medo da guerra, da fome, da necessidade. Junto com o medo vem a solução humana e carnal. Fugir, esconder-se, ignorar e esperar que tudo se resolva.
Você já teve medo de ficar desempregado? De não ter sustento na velhice? De não dar certo na vida? De precisar de algo e não ter? Já se sentiu paralisado, com medo de morrer?
O medo é um sentimento paralisante. As pessoas atacadas pela Síndrome do Pânico se vêem acorrentadas e presas. De repente algo as domina e inexplicavelmente se sentem presas, sufocadas, sem saber o que fazer, com medo de morrer. É a somatória dos medos interiores, das marcas do passado, de coisas que o homem passa por cima, achando que o tempo será capaz de curar ou se simplesmente ele não se importar com elas, vai passar.
Porém este processo se transforma num domínio, escravizando e comprometendo as ações. É como se todos os medos interiores estivessem vivos ao mesmo tempo.
Este é o ano de cura, portanto, não é tempo de nos escondermos ou de aceitarmos as imposições do diabo. É tempo de cura, de restauração. Tempo de enfrentarmos Acabe e Jezabel, de enfrentarmos as coisas que tememos e com o poder do SENHOR sermos mais que vencedores por CRISTO JESUS.
O QUE FAZER PARA VIVER ESTA CURA:
EXAMINE-SE A SI MESMO.
I Coríntios 11:28 – Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice.
Examinar-se a si significa termos a capacidade de olhar para dentro de nós mesmos e reconhecermos nossas falhas e limitações, sabendo que DEUS nos escolheu. DEUS escolheu as coisas pequenas e loucas para confundir as grandes.
Paulo diz que na nossa fraqueza é que somos fortes, pois, entendia que precisamos do SENHOR sempre. Não somos autosuficientes.
Eu não preciso ter medo, DEUS vai advogar a minha causa, Ele é a minha fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia.
TENHA A MENTE DE CRISTO.
I Coríntios 2.16 – Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.
Nosso raciocínio deve ser dirigido pelo SENHOR. Não podemos pensar pela lógica do diabo e nem das situações que nos cercam.
DEUS é poderoso para fazer infinitamente mais além de tudo que pedimos ou pensamos. Os pensamentos Dele são mais altos que os nossos. Então na minha mente sempre haverá a perspectiva do milagre, do livramento sobrenatural, da fidelidade de um DEUS que não nos desampara, antes, que nos ama a despeito de nossas falhas.
NÃO FUJA, ENCONTRE MOTIVAÇÃO NAS PROMESSAS E AVANCE.
I Samuel 30.6 – Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.
Não podemos fugir. O tempo não tem poder de curar nada, CRISTO tem. Temos que nos abrir para o SENHOR, confessar, meditar e receber o sangue de CRISTO que nos cura, nos perdoa, nos limpa de todas as coisas.
Hebreus 10:22-23 : 22- aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. 23- Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.
O que nos impulsiona são as promessas do SENHOR. Elas devem ser nosso estímulo todos os dias. As circunstâncias momentâneas da vida não podem interferir nas nossas atitudes. “Aconteça o que acontecer”, sempre haverá uma promessa a ser vivida, então queremos vivê-la. Isto deve nos estimular.
OBEDEÇA AO SENHOR EM TUDO.
A palavra de DEUS a Jeremias foi clara. Na obediência estava a vitória e na desobediência os medos se tornariam realidade. Por isso, sempre que andamos em obediência, encontramos a força e a segurança que vem do SENHOR.
QUANDO SOMOS CURADOS
1- A EXPECTATIVA DO MAL QUE O INIMIGO HAVIA SEMEADO NO CORAÇÃO NÃO SE CONCRETIZA - V. 10
Não tema, você não vai morrer. Tudo o que o diabo disse é mentira e não se cumprirá.
2- VIVEMOS PARA VER A BABILÔNIA CAIR - V. 11
Os medrosos não foram à batalha com Gideão, mas os que foram viram o inimigo cair. Você estará no campo de batalha e teus olhos verão a queda da Babilônia, em nome de JESUS!
3- CONSEGUIMOS VER O FAVOR DO SENHOR – V. 12
O medo não nos deixa enxergar o bem do SENHOR. DEUS te será propício e em tudo que você fizer, você encontrará o favor do SENHOR.
DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.
0 comentários:
Postar um comentário