II Crônicas 29:3-11 : 3- primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da Casa do SENHOR e as reparou. 4- Trouxe os sacerdotes e os levitas, ajuntou-os na praça oriental 5- e lhes disse: Ouvi-me, ó levitas! Santificai-vos, agora, e santificai a Casa do SENHOR, Deus de vossos pais; tirai do santuário a imundícia. 6- Porque nossos pais prevaricaram e fizeram o que era mal perante o SENHOR, nosso Deus, e o deixaram; desviaram o seu rosto do tabernáculo do SENHOR e lhe voltaram as costas. 7- Também fecharam as portas do pórtico, apagaram as lâmpadas, não queimaram incenso, nem ofereceram holocaustos nos santuários ao Deus de Israel. 8- Pelo que veio grande ira do SENHOR sobre Judá e Jerusalém, e os entregou ao terror, ao espanto e aos assobios, como vós o estais vendo com os próprios olhos. 9- Porque eis que nossos pais caíram à espada, e, por isso, nossos filhos, nossas filhas e nossas mulheres estiveram em cativeiro. 10- Agora, estou resolvido a fazer aliança com o SENHOR, Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira. 11- Filhos meus, não sejais negligentes, pois o SENHOR vos escolheu para estardes diante dele para o servirdes, para serdes seus ministros e queimardes incenso.
JÁ CONHECEMOS QUEM SOMOS E TEMOS A NOSSA CONSTITUIÇÃO LIBERADA. VAMOS QUEBRAR AGORA EM RESSURREIÇÃO, TODA HERANÇA DO PASSADO.
Se existe alguém na Bíblia que teria justificativas para ser traumatizado, esse alguém seria Ezequias. Você pode imaginar alguém que viu o seu pai:
Queimar os seus irmãozinhos vivos, fazer macumbas de deixar pai de santo com inveja ( sacrifícios de animais em todos as montanhas e debaixo de todas as árvores frondosas). Ele também viu, num só dia, 120 mil de seus amigos poderosos serem mortos por causa da guerra. Deixar que seus irmãos de Israel levassem presos mais 200 mil do seu povo. Pediu auxilio para o rei da Síria e este o traiu, bem como o rei da Assíria e os filisteus, todos os humilharam, e ainda o fizeram se envolver com idolatrias terríveis. Quando morreu, o cemitério da cidade não tinha lugar para ele - II Crônicas 28:3,4,6,16,19,25.
Foi neste contexto que Ezequias viveu a sua infância e juventude e quando tinha 25 anos começou a reinar. Como poderia ser o seu reino? Qual a influência que o seu pai deixou sobre ele? Será que aquela herança maldita do seu pai Acaz, não iria influenciá-lo?
PORQUE EZEQUIAS TEVE UM REINO PODEROSO APESAR DESTE PASSADO?
O segredo do reinado de sucesso de Ezequias está descrito em três palavras: Filho de Davi! A Bíblia diz que a sua mãe era Abia filha de Zacarias, mas que ele fez o que era reto diante do SENHOR, segundo tudo quanto fizera Davi, seu pai! II Crônicas 29:2 – Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera Davi, seu pai.
Nós somos filhos de DEUS, por isso os nossos atos não guardam relação com a nossa herança natural. O nosso referencial como Ezequias é Davi!
Nós somos do tronco de Jessé, da raiz de Davi, dos frutos apostólicos que hoje manifestam o poder dos sete espíritos de DEUS! Isaías 11:2 – E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
Apocalipse 22:16 – Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
A geração de Davi se levanta para quebrar todo o poder da hereditariedade. Nós temos a raiz de uma nova criatura que foi plantada e gerada de uma palavra apostólica!
PARA MANIFESTARMOS NOSSA LIBERTAÇÃO DE TODA HEREDITARIEDADE, NÓS PRECISAMOS TOMAR ALGUMA ATITUDES:
Primeira – EXPULSAR A IMUNDÍCIA E PROMOVER A LIMPEZA
A primeira atitude de Ezequias foi abrir as portas da casa do SENHOR, ordenou aos levitas que se santificassem e determinou que tirassem do santuário toda a imundícia (v.5). Não importa o quanto no seu passado a imundícia das novelas e do pensamento do inferno e outros ocuparam a sua mente. Você denuncia agora toda esta sujeira e desfaz o poder desta herança com a sua consagração, não se alimentando de nada que vem desta fonte. Você estará neste ano promovendo uma grande limpeza, que responderá por dias maravilhosos de milagres no altar do Senhor.
Segundo – EXPULSAR A APOSTASIA E PROMOVER A INTIMIDADE
Desviar o rosto do tabernáculo e voltar as costas foram as atitudes denunciadas por Ezequias que haviam trazido ao povo frieza e distanciamento do que era a essência espiritual. Estes dias são dias de voltarmos o rosto para o SENHOR, pedir perdão pelos desvios da nossa atenção e nos posicionarmos como referenciais que não se dobram a Baal, mas que são livres do peso da herança passada porque vivem em intimidade com DEUS.
Terceira – EXPULSAR A ESCURIDÃO E PROMOVER A LUZ
Ezequias encontrou as lâmpadas apagadas, não se queimavam incensos, nem se ofereciam sacrifícios. Muitos de nós receberam uma herança maldita de se acostumar com a escuridão e achar as coisas normais. Expulse toda a herança do conformismo com a escuridão, vem para a luz da revelação apostólica, entregue hoje as maiores ofertas da sua vida, exerça o seu chamado de ser filho da luz e filho do dia!
Quarta - EXPULSAR O ESPANTO E PROMOVER O FAVOR DE DEUS
A descaracterização do povo que outrora era vitorioso em Davi, chegou ao seu ponto mais crítico de vergonha e assolação. Infelizmente, alguns neste tempo ficam se espantando com as ameaças e não são proativos para buscar o favor do SENHOR. Hoje o SENHOR te favorecerá! O cenário da herança era de assolação, mas a palavra e o cântico profético estão em nossos lábios, por isso nós sempre iremos promover para as futuras gerações o referencial do favor e dos milagres do SENHOR.
Quinto – EXPULSAR O CATIVEIRO E PROMOVER A LIBERDADE
Ezequias reconhecia o cativeiro, como colheita e resultados indesejados e que por causa das atitudes dos pais, agora os filhos estavam sofrendo. Mas ele não ficou só no diagnóstico. Todos viram na prática como a obra aconteceu e todo o culto ao SENHOR foi restaurado. A verdadeira liberdade é alcançada na adoração. O cântico da prisão que abre todas as cadeias dos prisioneiros produz salvação dos que queriam se matar e obras completas para as famílias onde todos poderão servir ao SENHOR!
Ezequias ordenou a Páscoa e DEUS ordenou a bênção! Quando quebramos o poder da hereditariedade, somos livres para cumprir a agenda do SENHOR; é isso que estamos fazendo, é isso que todos nós vamos fazer!
VOCÊ NÃO VAI REMONTAR O SEU PASSADO PORQUE:
Quem está resolvido, Quem enxerga a aliança, Quem derrota a negligência, Quem honra a escolha do SENHOR.
Declare comigo hoje, agora:
A minha aliança não tem volta! Toda negligência está derrotada para sempre. Eu vou honrar a escolha do SENHOR para a minha vida.
Caia todo principado e tornem-se latrinas em nome de JESUS!
DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.
0 comentários:
Postar um comentário