MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

INSTRUÇÕES BÁSICAS AOS CASADOS


DEUS deseja salvar e restaurar totalmente a sua família, pois a Sua vontade é que você tenha um casamento muito feliz e abençoado. Para isso ELE deixou princípios fundamentais que devem ser seguidos para se ter um casamento bem sucedido.
O casamento é uma aliança irrevogável, Malaquias 2:14-16 : 14- Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. 15- E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. 16- Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos Exércitos; e não sejais infiéis.
Por isso, é muito importante oficializar e legalizar o seu casamento diante das autoridades do país - Romanos 13:1 – Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.
Se o seu casamento não é legalizado, legalize-o, se for possível. Se não for possível legalizar, fale com o pastor, seu discipulador, seu líder na igreja para receber orientação e conselhos.
O casamento deve ser mútua fidelidade, Provérbios 5:18-20 : 18- Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. 19- Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente. 20- E por que, filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa, e abraçarias o seio da adúltera?
Romanos 6:32 – O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói-se a si mesmo, quem assim procede.
Algumas responsabilidades do marido:
  • Amar a sua esposa. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Efésios 5:33.
  • Ser o provedor da sua família. Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Tito 1:6.
  • Exercer o sacerdócio e a liderança no lar.
Algumas responsabilidades da esposas:
  • Ser submissa ao seu marido. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Efésios 5:24.
  • Auxiliar o esposo na disciplina e educação dos filhos. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18.

Um Casamento Abençoado Por Deus!

Em relação ao casamento, tenho sido movido pelo Espírito Santo a acreditar que esta relação deve nascer primeiramente no coração de DEUS, em seguida é manifesta na vida dos homens santos e sensíveis à Sua voz. Sei que este conceito entra em choque direto com várias correntes dispostas a divinizar e abençoar toda e qualquer relação que surge, em geral impuras e pecaminosas.
A conseqüência de uma vida conjugal sem vida: Confusões; inimizades; filhos rebeldes e uma série de males que culminam com o divórcio.
O SENHOR JESUS proferindo sobre o casamento afirmou: “Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.” Marcos 10:9.
É comum pegar-se as palavras do SENHOR JESUS e aplicá-las a todos os casamentos indistintamente; “casou é porque Deus uniu”!
Esquecendo-se o caráter profundamente espiritual e a quem foi direcionada esta palavra, o Mestre falava para os seus escolhidos. As verdades de DEUS aplicam-se exclusivamente àqueles que procuram viver segundo os seus princípios: santidade, pureza, confiança, temor, amor, frutos do ESPÍRITO SANTO; é impraticável querermos generalizar o que é espiritual, afinal: “... palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. I Coríntios 2:13,14.
O Casamento, segundo o coração do Pai: Tem o seu início no relacionamento revelado e abençoado; é preciso ser espiritual, cheios do ESPÍRITO SANTO e sensível ao seu falar, que não haja ansiedade; e no tempo oportuno serão agraciados com a companheira (o), com o qual unirás, debaixo do consentimento Divino.
É preciso que as ideias antiespirituais disseminadas largamente pelo diabo sejam quebradas! O namoro deve existir sim, mas, segundo à vontade de DEUS. O conceito de ficar à procura da (o) esposa (o) envolvendo-se em muitos namoros é errado, é contrária à fé que afirmamos possuir. Cremos num SENHOR que nos ampara em todos os aspectos e que é nosso dever sermos concordantes com a Sua vontade, porque então a procura desenfreada e carnal por uma (um) esposa (o)?  Os planos do SENHOR para muitos servos não incluem o casamento ou a formação de família, veja:  “Pois há razões diferentes que tornam alguns homens incapazes para o casamento: uns, porque nasceram assim... e outros ainda não casam por causa do Reino do Céu. Quem puder, que aceite este ensinamento”.Mateus 19:12. 
Casando-se, estão excluindo do viver, os propósitos para os quais fora criado. Queres casar? Ouça primeiro à vontade de DEUS!  Sejam santos, puros, amorosos a DEUS; este amor nos constrange a sermos fieis e tementes. Agindo assim, com certeza serás feliz, casado (a) ou não!
O casamento, segundo o coração do homem: É oriundo de interesses diversos, por exemplo: ela engravidou; paixão; amor; romantismo; dinheiro; sexo; beleza; bem-estar; status; etc. os motivos são os mais diversos possíveis, no entanto, longe destes a manifestação e o direcionamento Divino.  
Todas estas uniões são generalizadas e encaixadas pelos religiosos na afirmação: “O que Deus ajuntou não separe o homem.”
Não consigo ver em tais situações onde está a mão do Eterno; na realidade, vejo a ação do diabo, que planta nos corações os mais estranhos objetivos e levados pela ilusão, culminam com o pecado e carregam sobre si o fato inevitável de uma vida conjugal péssima.
Como abençoar um casamento que nasceu no pecado? Há muitos pastores (sacerdotes) que se acham numa situação superior a do próprio Criador; e saem distribuindo bênçãos e endossando uniões pecaminosas. E completam: “O que Deus uniu, não separe o homem!”
O Casamento nos tempos da ignorância espiritual: Geralmente são aceitos pelo SENHOR, por ocasião da restauração das vidas. As muitas misericórdias de DEUS apagam definitivamente o pecado, fazendo nova a criatura.
Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna”. Romanos 6:22.
Entre os que foram libertos do pecado e transformados em servos, inúmeros serão agraciados com a manifestação misericordiosa de DEUS e abençoados em vossos casamentos.
É preciso, no entanto, que sejam desfeitas todas as maldições proferidas sobre esta união por cultos e religiões contrárias à Santa Palavra; o que eles chamam de bênçãos, na realidade, são condenações e correntes que aprisionam as pessoas, abrindo canais de acesso para a ação maligna. Após serem restaurados e lavados no sangue precioso de JESUS e aconselhável levantar a voz e declarar ao mundo espiritual a renúncia a tais costumes e práticas. É o momento de tomar a posse da bênção sobre a união!
O casamento para ser santo e duradouro: Necessita  que DEUS seja o centro, Ele estabeleceu a união com um objetivo único: receber toda a honra e glória!  É inquestionável, portanto, a observação de todos os princípios e regras definidas na Bíblia para o bom andamento da união conjugal.  O lar deve ser consagrado a DEUS; a leitura da Bíblia necessita ser em conjunto; a oração deve subir como aroma agradável; o sacrificar com jejuns de comum acordo; o culto familiar é indispensável; o ensino bíblico aos filhos um dever.
“Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”. Deuteronômio 6.5-9.
A Bíblia ensina como deve ser o proceder entre o marido e mulher, pais e filhos, a família e DEUS, a família e o mundo e todas as demais relações humanas.
Só é possível possuir um lar feliz, entronizando o SENHOR DEUS no centro  e por conseqüência, observar os ensinamentos bíblicos.
O casamento bem-sucedido: Requer que o SENHOR seja o centro, que a atenção do casal esteja NELE. Por melhor que seja o esposo (a) sempre haverá imperfeições, afinal, somos humanos e  sujeitos ao pecado. É relativamente normal surgirem algumas desavenças e mal-estar no relacionamento. São duas pessoas com personalidades próprias, que unidas estão pelo SENHOR e pelo amor que sentem mutuamente, mas, as divergências surgem. Como contornar estas situações?  É o momento da autonegação, do sentar e conversar como santos, abertamente e na unção do ESPÍRITO SANTO.  Lembrem-se: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados”. I Pedro 4.8. Uns para com os outros, inclui a (o) esposa (o). Cada cônjuge precisa pagar o preço para o relacionamento fluir; reconhecendo os pontos fracos, as tendências, as imperfeições e submeta-as à vontade de DEUS.
“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”. Efésios 4.32. Os corações precisam ser humildes, compassivos, benignos e perdoar à semelhança do SENHOR JESUS para com a nossa vida.  O ensinamento é claro: “Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva”. Efésios 4.26. Ouçam o SENHOR e serão bem-sucedidos na vida conjugal.
DEUS OS ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .