MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

O HOMEM – ESPÍRITO, ALMA E CORPO


Todo Homem é: Espírito, Alma e Corpo. 

Compreendemos que DEUS fez o homem em três partes: espírito, alma e corpo. A parte mais importante é o espírito, depois a alma, e só depois o corpo. Enquanto o corpo é muito importante, o espírito e a alma são muito mais importantes. Infelizmente, porém, muitos estão preocupados com o bem-estar dos seus corpos e negligenciam a parte mais importante: a parte espiritual. DEUS quer te transformar e te aperfeiçoar em todas as três partes: espírito, alma e corpo. Assim, você poderá ter êxito em tudo, para a glória do seu Salvador.
Você entende o que é o espírito humano?
Qual a diferença entre o espírito e a alma?
Como você poderá purificar a alma e controlar o corpo?
Nesta lição estaremos estudando o que a Bíblia diz sobre isto;
O espírito – O verdadeiro homem interior, a parte que se comunica com DEUS (animais não tem espírito).
A alma – Mente, emoções e poder de tomar decisões.
O corpo – A cabeça, tronco, membros e os cinco sentidos.
NOSSO ESPÍRITO
A Bíblia nos ensina que DEUS é Espírito: “DEUS é espírito, e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João-4:24). Já que DEUS criou o homem à sua imagem (Gênesis-1:26), sabemos que DEUS o criou como um espírito. De todas as criações de DEUS, só o homem foi criado à sua imagem, por isso sabemos que os animais não têm espírito. Os animais não têm comunicação com DEUS. Você tem uma alma. Você não é um corpo. Você é um espírito e você possui uma alma (mente, emoções, poder de tomar decisões). Você habita na casa do seu corpo.
Adão e Eva foram criados à imagem de DEUS, tinham domínio sobre o mundo inteiro. Eles viviam uma vida de êxito completo, não envelheciam, não ficavam doentes, nem tinham necessidades. Realmente viviam no perfeito plano de DEUS. Eles, porém, escolheram desobedecer a DEUS, contrariando o que DEUS tinha falado: “...De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis-2:16-17).
Realmente, no dia em que o homem e sua esposa desobedeceram a DEUS, eles morreram. Como? Fisicamente? Não, pois a Bíblia diz que Adão ainda viveu 930 anos aqui na terra. A verdade é que Adão viveu 930 anos fisicamente vivo, mas o seu espírito havia morrido quando ele desobedeceu a DEUS. O espírito humano morreu no instante em que foi separado de DEUS. Adão morreu no dia em que pecou, porque o seu pecado o separou de DEUS. Desde aquele instante, toda a humanidade foi separada de DEUS e o homem passou a ter outro mestre e pai – o próprio Satanás.
“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram“ (Romanos-5:12). Notamos, então, que todo ser humano já nasce espiritualmente morto. Por isso JESUS assustou alguns religiosos quando Ele lhes disse: “Vós sois do diabo, que é vosso pai”. (João-8:44).
É por isso que a Bíblia diz: “... se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de DEUS” (João-3:3). Só tem uma maneira de uma pessoa nascer de novo e mais uma vez ser perfeito e ligado com DEUS: Recebendo a JESUS!
“Mas, a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS; a saber: aos que crêem no seu nome” (João-1:12).
“... e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com CRISTO – pela graça sois salvos –“... pela graça sois salvo. Mediante a fé... não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios-2:5-9).
“E assim, se alguém está em CRISTO, é nova criatura... pois somos feitura Dele, criados em CRISTO JESUS para boas obras... para que nele fôssemos feitos justiça de DEUS” (II Coríntios-5:17; Efésios-2:10; II Coríntios-5:21).
Leia, atenciosamente, Gálatas-5:22-24, para ver as forças espirituais que já estão habitando dentro do seu espírito, desde que você nasceu de novo.
NOSSA ALMA
Sabemos que o segredo do sucesso em nossas vidas, depois que recebemos JESUS como nosso Rei, é:
Ouvir a Palavra de DEUS
Praticar a Palavra de DEUS
Também sabemos, pela Palavra de DEUS, que temos recursos infinitos já dentro de nós. No início desta lição, começamos a estudar as verdades bíblicas sobre espírito, alma e corpo. Aprendemos que o espírito humano é criado à imagem de DEUS, porém, amaldiçoado pelo pecado, se uniu com o “deus deste mundo,” o diabo (II Coríntios-4:4).
Quando uma pessoa nasce de novo. DEUS lhe dá um novo espírito – “...as coisas velhas já passaram, e eis que tudo se fez novo” (II Coríntios-5:17). Se nos unimos com o SENHOR JESUS, nós nos tornamos um com Ele (I Coríntios-6:17)
Já que a Nova Criatura é perfeita no seu espírito, por que muitas vezes ela ainda não é perfeita em todas as suas ações? A razão é porque a alma e o corpo ainda não são perfeitos. Como, então, podemos aperfeiçoar nossa alma e nosso corpo?
PURIFICANDO A ALMA
A Alma consiste em mente, emoções e no poder de tomar decisões. Ela se purifica pela prática da Palavra de DEUS. Estude bem as seguintes passagens: I Pedro-1:2; João-17:17 e Tiago-12:2.
Mente
“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixe que DEUS os transforme por uma completa mudança de suas mentes. Assim, vocês conhecerão a vontade de DEUS que é boa, perfeita e agradável a Ele” (Romanos-12:2).
Você é responsável pela sua mente! Vigie a sua mente e renove-a pela Palavra de DEUS – lendo a Bíblia, indo aos cultos, reuniões e escutando fitas, etc. Para a sua fé crescer, é preciso que você renove a sua mente com a Palavra.
Não gaste muito tempo assistindo televisão, etc. Isto geralmente só põe pensamentos mundanos e antibíblicos na sua mente. “Pensai nas coisas lá do alto, e não nas que são daqui da terra” (Colossenses—3:2).
Emoções e poder tomar decisões
Depois que a sua mente se renova mais e mais na Palavra de DEUS, você poderá fortalecer seu “poder de tomar decisões” (domínio próprio), através de constantemente tomar decisões de qualidade em obediência ao que a Bíblia manda. Assim, também suas emoções serão controladas.
Por exemplo: JESUS é seu Rei, mas você ainda não sente sempre alegria nas suas emoções agora?
Renove a sua mente com versículos que dizem que você já tem alegria (João-15:11; Gálatas-5:22).
Agora tome uma decisão de qualidade, de obedecer - Filipenses-4:4, que diz: “Alegrai-vos sempre no SENHOR; outra vez digo, alegrai-vos”. Alegrando-se pela fé produzirá, enfim, alegria nas emoções. Assim, você usa a Palavra de DEUS para renovar a sua mente, fortalecer seu domínio próprio e controlar suas emoções e dessa maneira, sua alma se purifica mais e mais.
O NOSSO CORPO
Você é um espírito, você possui uma alma e você habita na casa do seu corpo. Se JESUS for seu Rei, o seu corpo também se torna propriedade Dele e casa do ESPÍRITO SANTO.
A Bíblia ordena que andemos com corpos completamente puros: “Fugi da impureza! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer, é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do ESPÍRITO SANTO, que está em vós, o qual tendes da parte de DEUS, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora pois glorificai a DEUS no vosso corpo” (I Coríntios-6:18-20).
A Bíblia ensina que um dia nós ganharemos um corpo completamente perfeito – “glorificado” – que poderá aparecer e desaparecer, e também atravessar paredes, voar, etc. (I Coríntios-15:35-38; João-3:1-6).
Até o dia da glorificação dos nossos corpos chegarem, temos o privilégio de andar em Saúde divina pela fé na palavra de DEUS (III João-2; Isaías-53:4-5; Gálatas-3:13; Mateus-8:17; Marcos-16:18; Tiago-5:14-16; I Pedro-2:24).
Vamos ver agora como podemos manter os nossos corpos nos seguintes princípios de DEUS:
Pureza
Reconheça como um fato verdadeiro – você é puro e perfeito porque você é a justiça de DEUS. Medite nisto. Agora diga em voz alta: “Eu sou perfeito pelo sangue de JESUS” (Leia II Coríntios-5:21; Hebreus-10:14; I João-1:7).
Renove a sua mente, purificando a sua alma.
Lembre-se dos drásticos resultados da impureza e decida-se a praticar a verdade (que você é puro) e tome autoridade sobre o seu corpo, em nome de JESUS, controlando-o em pureza.
Saúde
Reconheça como um fato verdadeiro: você já foi curado porque JESUS levou suas enfermidades. Medite nisto. Agora diga em voz alta: “Eu estou curado pelas chagas de JESUS!” (Leia Isaías-53:4-5; I Pedro-2.24).
Renove a sua mente, purificando a sua alma.
Lembre-se dos resultados da doença e decida praticar a verdade (que você já foi curado) e tome autoridade sobre o seu corpo, em nome de JESUS, controlando-o em saúde. Da mesma forma, para garantir vitória em outras áreas, esses mesmos três passos devem ser tomados. Por exemplo: Viver uma vida disciplinada, controlar a língua, etc.
Que o SENHOR, em sua Infinita misericórdia nos dê conhecimento e sabedoria; que possamos crescer no conhecimento do nosso DEUS e em nossos ministérios! 
DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .