MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

O MELHOR INVESTIMENTO: DÍZIMOS E OFERTAS

Lance o seu Pão sobre as aguas
Como era que os judeus roubavam a DEUS no Velho Testamento? Vejamos o que diz Malaquias 3:8-10 : 8- Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. 9- Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. 10- Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
O dízimo foi estabelecido por DEUS para o sustento da Sua obra. Os homens tentam sustentar a obra de DEUS através de métodos que não estão na Bíblia, como arraial, bingos, rifa, etc.
Qual a diferença entre dízimos, ofertas e esmolas?
Dízimo é a décima parte de tudo que recebemos. Demonstra a sua obediência a DEUS - Malaquias 3:10.
Oferta é a sua gratidão voluntária de adoração. Demonstra o seu amor a DEUS. Mateus 2:10,11 : 10- Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. 11- E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
Esmola é a doação que é feita em amor para com o próximo necessitado e carente. A esmola agrada o coração de DEUS e terá recompensas - Salmo 41:1-3 : 1- Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal. 2- O Senhor o guardará, e o conservará em vida; será abençoado na terra; tu, Senhor não o entregarás à vontade dos seus inimigos. 3- O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu lhe amaciarás a cama na sua doença.
Provérbios 19:17 – O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício.
A Bíblia ensina que a esmola deve ser dada em secreto - Mateus 6:2-4 : 2- Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 3- Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; 4- para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
No Antigo Testamento, o dízimo e as ofertas eram obrigatórios. Agora, no Novo Testamento, devemos dar e até muito mais, porém não com tristeza ou por necessidade, porque DEUS ama quem dá com Alegria - II Coríntios 9:6,7 : 6- Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, 7- Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.
Devemos dar o dízimo e as ofertas com alegria. O mundo pensa que para alguém prosperar financeiramente é preciso tirar dos outros. Porém, a Bíblia ensina que é dando que se recebe - Lucas 6:38 – Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós. É um grande privilégio e prazer, Atos 20:35 – Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.
Veja o exemplo de duas viúvas pobres que deram tudo o que tinham, confiando na promessa de DEUS, que ELE abriria as janelas do céu e derramaria bênção sem medidas - Marcos 12:41-44 : 41- E sentando-se Jesus defronte do cofre das ofertas, observava como a multidão lançava dinheiro no cofre; e muitos ricos deitavam muito. 42- Vindo, porém, uma pobre viúva, lançou dois leptos, que valiam um quadrante. 43- E chamando ele os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos os que deitavam ofertas no cofre; 44- porque todos deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, mesmo todo o seu sustento.
I Reis 17:12-16 : 12- Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos. 13- Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho. 14- Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 15- Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias. 16- Da vasilha a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermédio de Elias.
Não tenha medo de provar a DEUS nessa área; é ELE quem está mandando. Não vamos esquecer que tudo que temos pertence a DEUS, pois fomos comprados por ELE - I Coríntios 6:19,20 : 19- Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20- Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.

DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.

1 comentários:

Edson Junior disse...

A paz amado,o Pr. acredita que o devorador o migrador o cortador e o destruidor são agentes de justiça de Deus?
Se acredita qual o embasamento biblico para crer que o proprio Deus os manda para destruir as finanças daqueles que conhecem ,mas porem não dizimam e nem ofertam com amor?
Agradeço fique na paz.
meu -mail é salvação.cristo@gmail.com e edyssannt@correios.net.br

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .