MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

SOTERIOLOGIA 5


Mateus 18:3 – Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.
CONVERSÃO
A PALAVRA CONVERSÃO SIGNIFICA: “voltar para a direção oposta”. É como se uma pessoa estivesse caminhando em direção a um abismo inevitável causado pelo pecado e alguém o avisasse do perigo (pregação do Evangelho) e essa pessoa virasse para uma outra direção, ou seja, para a direção de CRISTO que é o nosso alvo.
Ninguém jamais poderá ser salvo sem que antes se converta a CRISTO JESUS, como lemos em Mateus 18:3. Se o homem não se converter, os seus pecados estarão sempre patente aos olhos de DEUS. Atos 3:19 – Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor.
A conversão ocorre por meio de:
DEUS – I Reis 18:37 – Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.              João 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Atos 21:19 – E, havendo-os saudado, contou-lhes uma por uma as coisas que por seu ministério Deus fizera entre os gentios.
CRISTO – Atos 3:26 – Deus suscitou a seu Servo, e a vós primeiramente vo-lo enviou para que vos abençoasse, desviando-vos, a cada um, das vossas maldades. Romanos 15:18 – Porque não ousarei falar de coisa alguma senão daquilo que Cristo por meu intermédio tem feito, para obediência da parte dos gentios, por palavra e por obras.
ESPÍRITO SANTO – Provérbios 1:23 – Convertei-vos pela minha repreensão; eis que derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
Pela instrumentalidade:
Das Escrituras – Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.
Dos ministros – Atos 26:18 – Para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim.               
I Tessalonicenses 1:9 – Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro.
Do auto-exame: Salmos 119:59 – Quando considero os meus caminhos, volto os meus pés para os teus testemunhos. Lamentações 3:40 – Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor.
Da aflição: Salmos 78:34 – Quando ele os fazia morrer, então o procuravam; arrependiam-se, e de madrugada buscavam a Deus.
A conversão pode ser: Parcial ou total. Lucas 22:32 – Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos.
Pedro era convertido, porém não era totalmente, Pedro precisava converter-se da precipitação.
Conceito de Fé:
Hebreus 11:1 – Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
Hebreus 11:6 – Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
O autor da epístola diz que sem fé é impossível agradar a DEUS, mas alguém pode perguntar, POR QUÊ?
O próprio versículo responde a pergunta. É porque aquele que não tem fé não se aproxima de DEUS, que é a fonte de todo bem. Aquele que não faz de DEUS o centro da sua vida, a fim de buscá-lo e de ficar debaixo da influência do seu Espírito, dificilmente interessará por agradar ao SENHOR. O próprio fato de não buscar a DEUS significa que tal homem não tem fé. Buscar a DEUS exige um certo sacrifício para os iniciantes e sem fé, ninguém jamais fará este sacrifício.
Quando o homem não busca a DEUS a fim de agradá-Lo, ele faz de si o seu próprio deus agradando os seus próprios sentidos e ocupado com as coisas que lhe apraz.
O termo agradar a DEUS aqui é o mesmo que andar com DEUS; veja o versículo cinco o que diz: Quem não tem Fé não pode andar com DEUS, e quem não anda com DEUS, não pode também ser salvo por DEUS porque não tem fé.
Eu, porém te digo, que sem fé é impossível satisfazer a DEUS ou estar satisfeito com DEUS.
Definição:
A Fé é um tributo da alma, Não é algo que pode ser aprendido pela experiência física. Não vem por meio do exercício dos sentidos.
A fé tem sua base no conhecimento. Esse conhecimento é diretamente intuitivo sobre as realidades das coisas espirituais, o governo de DEUS, o firme destino da alma que se acha em DEUS.
A alma conhece a realidade de DEUS e das coisas espirituais, bem como seu próprio destino. A alma sabe, portanto, crê. A fé, pois, é um atributo da alma.
O problema consiste em como permitir que a alma entre em comunhão com a mente consciente. É nesse ponto que o homem profano bloqueia o conhecimento natural e intuitivo do seu ser interior (alma). Ele bloqueia esse conhecimento com pensamentos e ações carnais, enfatizando o que é físico e negligenciando as coisas espirituais.
O homem perdeu o conhecimento de como entrar em contato com sua própria porção interior (alma) ao ponto de até negar essa existência que é a sua alma, ao dizer que ela não existe. A alma é, portanto, o elo entre DEUS, as coisas espirituais e a consciência humana.
A Fé não pode ser destruída.
Tal como não se pode destruir a alma, não se pode também destruir a fé. A fé, porém, pode ser ocultada pela mente consciente devido à perversão do homem ou podemos negligenciar-lhe o desenvolvimento nas coisas espirituais.
Nesse caso, a fé fica sufocada em virtude do embrutecimento da alma, ao ponto da pessoa não crer no seu Criador e nem mesmo na sua porção espiritual.
O que não é fé.
Crer que no final do mês vai receber um cheque como pagamento pelo seu trabalho, não é fé e sim, confiança em uma coisa concreta que pode ser exaurida pelos sentidos materiais.
Sentar numa cadeira sem que primeiro seja testada, também não é fé. Pois isto já aprendemos através dos sentidos que ela está em condições normais de agüentar o peso do corpo.
O que a Fé não pode ser:
A fé não pode ser aprendida por meio dos sentidos naturais, ou seja, por meio da experiência física.
A fé não pode ser ensinada por nenhum professor em uma escola. Ela aparece por meio de um despertamento da alma adormecida ou cauterizada.
Ela pode ser também instigada por meio de uma intervenção do Espírito Santo e da Palavra de DEUS.
Comparando a Fé com:
A fé pode ser comparada aos molhes do grande muro de arrimo às margens do rio Tâmisa; há muitas correntes penduradas que chega até a superfície da água em seu nível mais baixo. Se não fosse esta corrente, alguma pobre criatura, em luta contra a morte, poderia afogar-se, ainda que tivesse as mãos de encontro ao próprio molhe.
O apelo ao pecador é que confie em CRISTO, se assemelhando a exortar um coitado que se afoga, a subir pela parede da barragem.
As boas novas, o testemunho de DEUS concernente a CRISTO é a corrente pendurada para que a mão da fé agarre. Uma vez salvo, o quase afogado não confiaria na corrente para sua segurança, mas na rocha inabalável por debaixo dos seus pés; não obstante, se não fosse a corrente, a rocha teria apenas zombado de seus esforços desesperados. E também não é na mensagem do evangelho que o pecador confia; por outro lado, foi na mensagem que a sua fé agarrou e foi por ela que ele obteve eterna firmeza na rocha dos séculos.
A Fé em relação a DEUS:
A fé pode ser grande ou pequena, forte ou fraca. Assim como há variedades de crentes na vida social, há também variedades de crentes na vida espiritual. Na vida material uns progridem mais, outros menos. Na vida espiritual não é diferente.
O progresso na vida material depende unicamente do conhecimento que o homem tem naquilo em que está lidando. Eu só posso ter sucesso num determinado negócio se conhecê-lo profundamente. O sucesso na vida espiritual depende do conhecimento que o homem tem de DEUS. O segredo da fé depende do grau de conhecimento que o homem tem com DEUS. Quanto mais evoluído for o homem, mais condições ele tem para exercer a fé; mas para adquirir um alto nível de evolução é necessário que o homem leve uma vida de renúncia e oração. Paulo disse: Eu sei em quem tenho crido, II Timóteo 1:12.
O segredo de tudo está em saber quem é DEUS. Para tomar posse da salvação, o homem precisa exercer fé para fortalecer a confiança e viver na esperança. Romanos 8:24 – Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?
O homem é salvo quando exerce Fé em DEUS:
João 5:24 – Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.
A Fé realizada pela trindade:
PAI – Romanos 12:3 – Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.
Filho – Hebreus 12:1 – Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta.
Espírito Santo – I Coríntios 12:4,8-9 : 4- Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 8- Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9- a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar.
Gálatas 5:22,23 : 22- Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23- a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
A Fé e as obras:
A fé é a raiz e a árvore da qual as obras de fé são frutos. Não somos salvos pela combinação de fé e obras, mas sim, por uma fé que não permanece isolada.
Esse assunto tem sido muito polemizado por muitos teólogos do passado e do presente. Lutero não aceitava a Epístola de Tiago porque, segundo ele, a Epístola de Tiago contradiz a de Paulo aos Romanos que diz que a salvação é pela fé e não pelas obras. Enquanto Tiago diz que somos justificados pelas obras.
Tiago 2:20,22,26 : 20- Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril? 22- Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada; 26- Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Vês que a fé cooperou com as obras e pelas obras a fé foi aperfeiçoada. V.24 - vemos então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
Agora veja o que Paulo diz em Romanos 4:1-16:
V. 2 – Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
V. 5 – Porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça;
Romanos 11:6 – Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.
Tiago 2:14 – Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?
Efésios 2:8,9 : 8- Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9- não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Fé e obras são elementos de determinação de DEUS; ambas são necessárias para o verdadeiro crente. Sem fé ninguém é crente e onde há verdadeira fé se encontram obras, porque as obras são os frutos da FÉ.
Cada elemento tem o seu próprio lugar, propósito e uso. A fé é o meio de salvação, as obras são os produtos e os frutos da fé e da Salvação.
DEUS TE ABENÇOE EM SUA FÉ E NAS OBRAS QUE O SENHOR HÁ DE REALIZAR ATRAVÉS DE SUA VIDA!
Pr. Sidney Holanda.
Obs. Em SOTERIOLOGIA 6 estaremos abordando os seguintes temas: FÉ É CRENÇA, QUEM CRÊ E FOR BATIZADOS SERÁ SALVO, FÉ E FIDELIDADE, A ORIGEM DA FÉ.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .