MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

SOTERIOLOGIA 4


O primeiro passo para a Salvação se dá no ato da regeneração. Ela é a porta que dá acesso ao reino de DEUS; se o homem não passar por ela, ele mesmo tendo religião, continua fora do reino de DEUS.
A regeneração determina a linha de separação entre a vida eterna e a morte eterna, entre a filiação eterna e a separação eterna.
A regeneração não é um processo, mas antes um ato; ela não é gradativa, e sim, rápida ou automática, embora seus efeitos sejam gradativos.
Ninguém se regenera de um dia para o outro, nem de um mês para o outro; ela ocorre instantaneamente.
Regeneração é o mesmo que conversão. Onde não houve regeneração também não houve conversão.
A regeneração não é uma reforma humana para uma nova filosofia de vida como alguns pensam, e sim um novo nascimento de uma nova pessoa.
Os fariseus eram os mais religiosos do seu tempo e andavam tentando reformar as pessoas fazendo uso da lei. O máximo que eles conseguiram era uma mudança física ou aparente nas pessoas, porém, as pessoas continuavam as mesmas por dentro. Mas JESUS, o grande Mestre, disse a Nicodemos que a mudança (Novo Nascimento) não era exterior CARNE e sim, no interior ESPÍRITO.
O HOMEM REFORMADO CONTINUA COM OS ANTIGOS DESEJOS, AO PASSO QUE O REGENERADO TOMA ÓDIO DO PECADO. I João 3:9 – Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. 5:18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca.
Ela é efetuada por DEUS – João 1:13 – Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
Por JESUS – I João 2:29 – Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
Pelo ESPÍRITO SANTO – João 3:6 – O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
I Timóteo 3:5 – (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);
Pela Palavra de DEUS – Tiago 1:18 – Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.
I Pedro 1:23 – Tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.
Regeneração significa reunião; regenerar-se significa reunir com DEUS. Devido ao pecado, o homem passou a distanciar-se de DEUS; ao se regenerar, o mesmo homem volta a se reunir com DEUS.
ARREPENDIMENTO
Arrependimento é o primeiro aspecto inicial da Salvação experimentada pelo crente, experiência essa que é chamada de conversão. A conversão autêntica é uma parte essencial e a prova da regeneração. A regeneração é a obra de DEUS no íntimo e a conversão é a exteriorização da salvação, por parte do homem, através do arrependimento e da fé.
Sem arrependimento não há conversão, regeneração e salvação. O simples fato do homem rejeitar o pecado resulta apenas em uma reforma humana provisória, e não em transformação de vida.
Ele precisa arrepender-se de ter cometido o pecado e crer que CRISTO o perdoou. Isaías 45:2 – Eu irei adiante de ti, e tornarei planos os lugares escabrosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
Salmos 119:59,60 : 59- Quando considero os meus caminhos, volto os meus pés para os teus testemunhos. 60- Apresso-me sem detença a observar os teus mandamentos.
JESUS PREGOU – Mateus 4:17 – Desde então começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
João Batista – Mateus 3:1,2 – 1- Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, 2- dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Pelos apóstolos, por Paulo – Atos 26:20 – Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco, e depois em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia e também aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.
Por Pedro – Atos 2:38 – Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
A palavra aqui traduzida para arrependimento significa mudança de pensamento, de propósito, isto é, de ponto de vista referente à memória; significa respeito de nossos pontos de vista e pensamentos a respeito de JESUS CRISTO e que deviam expressar esta mudança recebendo o batismo.
O arrependimento é uma mudança de atitude e de pensamento afim de satisfazer a vontade de DEUS. Mateus 21:30 – Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi.
Lucas 15:18 – Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti.
Lucas 18:13 – Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador!
ARREPENDIMENTO E REMORSO
Remorso é o efeito triste causado pelo pecado; o arrependimento é a atitude tomada após ter a percepção do efeito causado pelo pecado.
É bom lembrar que somente o arrependimento em si não é o suficiente para uma pessoa ser salva; se a pessoa ficar somente no arrependimento, ela sofre apenas um mero sentimentalismo momentâneo esquecido logo depois. Para que haja perdão e salvação, o homem precisa além de arrepender-se, exercer a fé. Esse assunto nós o encontramos na parábola do filho pródigo - Lucas 15:17-20 : 17- Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! 18- Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; 19- já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. 20- Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
Observe que, se o filho ficasse somente no arrependimento, ele jamais teria alcançado os favores e perdão do Pai, mas ele levantou-se do chiqueiro dos porcos - PECADO E FOI TER COM SEU PAI.
MANIFESTAÇÃO DO ARREPENDIMENTO
Embora o arrependimento seja uma atuação intimidante na alma, ele se manifesta externamente de várias maneiras, a saber: Na confissão e no abandono do pecado, Salmos 32:3-5 : 3- Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. 4- Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. 5- Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.
Salmos 38:18 – Confesso a minha iniqüidade; entristeço-me por causa do meu pecado.
Lucas 18:13 – Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador!
Lucas 15:21 – Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
Tiago 5:16 – Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.
Tiago diz que devemos confessar nossas culpas uns aos outros e orar uns pelos outros.
Provérbios 28:13 – O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
O arrependimento ocorre:
Por meio da Palavra – Atos 2:37-38,41 – E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38- Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. 41- De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.
Por meio da bondade de DEUS – Romanos 2:4 – Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?
Lucas 6:35 – Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus.
Efésios 4:32 – Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
O arrependimento deve ser acompanhado:
Pela humildade – II Coríntios 7:14 – Porque, se em alguma coisa me gloriei de vós para com ele, não fiquei envergonhado; mas como vos dissemos tudo com verdade, assim também o louvor que de vós fizemos a Tito se achou verdadeiro.
Tiago 4:9,10 –: 9- Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. 10- Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
Pela vergonha e a confusão – Esdras 9:6-15 : 6- e disse: Ó meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar o meu rosto a ti, meu Deus; porque as nossas iniqüidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até o céu. 7- Desde os dias de nossos pais até o dia de hoje temos estado em grande culpa, e por causa das nossas iniqüidades fomos entregues, nós, os nossos reis e os nossos sacerdotes, na mão dos reis das terras, à espada, ao cativeiro, à rapina e à confusão do rosto, como hoje se vê. 8- Agora, por um pequeno momento se manifestou a graça da parte do Senhor, nosso Deus, para nos deixar um restante que escape, e para nos dar estabilidade no seu santo lugar, a fim de que o nosso Deus nos alumie os olhos, e nos dê um pouco de refrigério em nossa escravidão; 9- pois somos escravos; contudo o nosso Deus não nos abandonou em nossa escravidão, mas estendeu sobre nós a sua benevolência perante os reis da Pérsia, para nos dar a vida, a fim de levantarmos a casa do nosso Deus e repararmos as suas assolações, e para nos dar um abrigo em Judá e em Jerusalém. 10- Agora, ó nosso Deus, que diremos depois disto? Pois temos deixado os teus mandamentos, 11- os quais ordenaste por intermédio de teus servos, os profetas, dizendo: A terra em que estais entrando para a possuir, é uma terra imunda pelas imundícias dos povos das terras, pelas abominações com que, na sua corrupção, a encheram duma extremidade à outra. 12- Por isso não deis vossas filhas a seus filhos, e não tomeis suas filhas para vossos filhos, nem procureis jamais a sua paz ou a sua prosperidade; para que sejais fortes e comais o bem da terra, e a deixeis por herança a vossos filhos para sempre. 13- E depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras, e da nossa grande culpa, ainda assim tu, ó nosso Deus, nos tens castigado menos do que merecem as nossas iniqüidades, e ainda nos deixaste este remanescente; 14- tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos, e a aparentar-nos com os povos que cometem estas abominações? Não estarias tu indignado contra nós até de todo nos consumires, de modo que não ficasse restante, nem quem escapasse? 15- Ó Senhor Deus de Israel, justo és, pois ficamos qual um restante que escapou, como hoje se vê. Eis que estamos diante de ti em nossa culpa; e, por causa disto, ninguém há que possa subsistir na tua presença.
Jeremias 31:19 – Na verdade depois que me desviei, arrependi-me; e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confundido e envergonhado, porque suportei o opróbrio da minha mocidade.
Ezequiel 16:6-63 (leia); Daniel 9:7,8 : 7- A ti, ó Senhor, pertence a justiça, porém a nós a confusão de rosto, como hoje se vê; aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, e a todo o Israel; aos de perto e aos de longe, em todas as terras para onde os tens lançado por causa das suas transgressões que cometeram contra ti. 8- Ó Senhor, a nós pertence a confusão de rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, porque temos pecado contra ti.
Pelo aborrecimento à própria vida – Jó 42:2-6 – 2 -Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. 3- Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho? Por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia. 4- Ouve, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me responderas. 5- Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. 6- Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza.
Pela confissão – Levítico 26:40 – Então confessarão a sua iniqüidade, e a iniqüidade de seus pais, com as suas transgressões, com que transgrediram contra mim; igualmente confessarão que, por terem andado contrariamente para comigo.
Jó 33:27 – Cantará diante dos homens, e dirá: Pequei, e perverti o direito, o que de nada me aproveitou.
Pela Fé – Mateus 21:32 – Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele.
Marcos 1:15 – E dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Atos 20:21 – Testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus.
Pela oração – I Reis 8:33 – Quando o teu povo Israel for derrotado diante do inimigo, por ter pecado contra ti; se eles voltarem a ti, e confessarem o teu nome, e orarem e fizerem súplicas a ti nesta casa.
Pela conversão – Atos 3:19 – Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,
Atos 26:20 – Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco, e depois em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia e também aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.
Pelo maior zelo da verdade do dever – II Crônicas 7:11 – Assim Salomão acabou a casa do Senhor e a casa do rei; tudo quanto Salomão intentara fazer na casa do Senhor e na sua própria casa, ele o realizou com êxito.
Resultado do arrependimento:
Alegria no Céu – Lucas 15:7-10 : 7- Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. 8- Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la? 9- E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido. 10- Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.
Perdão – Lucas 24:47 – E que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.
Marcos 1:4 – Assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados.
Atos 2:38 – Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Atos 3:19 – Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor.
A recepção do ESPÍRITO SANTO – Atos 2:38 – Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Efésios 1:13 – No qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
  • Neste estudo aprendemos que a salvação da humanidade tem origem em DEUS.
  • Aprendemos também que na plenitude dos tempos, DEUS enviou JESUS seu filho nascido de mulher e que isto se cumpriu no calvário.
  • Vimos ainda que foi a justiça de DEUS que recebeu o preço de sangue pago por JESUS.
  • O estudo mostrou que os mesmos meios que dão acesso à família de DEUS, são também os mesmos que dão acesso à família humana.
  • Vimos ainda que o nosso fazer não pode nos introduzir no reino de DEUS.
  • Vimos mais que os nossos fazeres grandes ou pequenos são sempre iguais a zero.
  • Aprendemos também que o primeiro acesso à salvação se dá no ato da regeneração. E que a palavra regeneração significa Reunião.
  • Com respeito ainda sobre a regeneração, aprendemos também que ela é instantânea, embora os seus efeitos sejam gradativos.
  • Aprendemos que o arrependimento é uma forma prática de exteriorizar a realidade interna da regeneração.
  • Vimos também que arrependimento nada tem a ver com remorso e que há uma grande diferença entre um e o outro.
  • Aprendemos que a palavra arrependimento significa mudança de pensamento e de propósito e que deve ser acompanhado com a confissão e com o abandono do pecado.
Em SOTERIOLOGIA 5 estaremos falando sobre Conversão e Fé.
DEUS OS ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .