MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

SOTERIOLOGIA 3


DEUS é o autor da Salvação, exercendo-a através de nosso SENHOR JESUS CRISTO que pela sua morte expiatória, comprou a salvação para os homens. Embora seja a salvação uma dádiva de DEUS, ela é algo condicional. É necessário que o homem crie em si uma condição propícia para que lhe ocorra este fenômeno glorioso.
ORIGEM DA SALVAÇÃO
A salvação tem origem no DEUS Pai, Filho, Espírito Santo. Executada de forma visível e gloriosa, por meio de JESUS CRISTO, o Nosso SENHOR e SALVADOR.
A salvação preparada para o mundo perdido nasceu no coração amoroso de DEUS. Desde o princípio do mundo, o propósito de DEUS foi sempre salvar a raça humana.
Primeiro – No dia da queda do homem, DEUS prometeu enviar um Salvador, Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Segundo – Na plenitude dos tempos, DEUS enviou seu Filho, nascido de mulher, Gálatas 4:4 – Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei. A promessa se cumpriu literalmente, e isso foi uma expressão do Seu amor. João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Terceiro – DEUS estava em CRISTO, reconciliando consigo o mundo, II Coríntios 5:19 – Pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. Se a morte na cruz foi tremenda para JESUS, também foi para DEUS. Foi o Seu grande amor que operou o sacrifício e foi a Sua justiça que recebeu o preço de sangue pago por JESUS, Hebreus 9:24-26 – 24- Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; 25- nem também para se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote de ano em ano entra no santo lugar com sangue alheio; 26- doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
Na cruz foram provadas e mantidas quatro coisas importantes:
·         O amor de DEUS, Romanos 5:8-10 : 8- Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. 9- Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10- Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
·         A sabedoria de DEUS que se revelou na cruz, I Coríntios 1:18-25 : 18- Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 19- porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria, o entendimento dos entendidos. 20- Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 21- Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem. 22- Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, 23- nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, 24- mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. 25- Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
·         O poder de DEUS, I Coríntios 1:24-25 : 24- mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. 25- Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
·         A justiça de DEUS diante dos céus, do inferno e de todo o mundo, a Sua palavra foi cumprida.
Se o Criador não tomasse a iniciativa de salvar a criatura, ninguém seria salvo. A soberania de DEUS, com respeito à salvação do mundo é simplesmente a sua iniciativa tomada em virtude da sua natureza, com o fim de salvar a humanidade.
Para que o homem possa tomar posse da salvação que DEUS lhe oferece de graça, na graça e pela graça, é necessário que ele passe por três estágios simultâneos, a saber: Regeneração, Justificação, Santificação. Para passar por estes três estágios é necessário que o homem, pelo seu livre arbítrio, exerça Fé, Arrependimento, Conversão e Obediência. Sem estes quatro requisitos torna-se impossível para o homem tomar posse da Salvação que DEUS lhe oferece de graça.
ACESSO À FAMÍLIA DE DEUS
Os meios que se dá acesso à família de DEUS, são os mesmos que se dá à família humana.
Um determinado homem perguntou a JESUS o que deveria fazer para herdar o reino de DEUS. Ora, ninguém herda o reino de DEUS fazendo algo, mas, sendo alguém. Se os fazeres quantitativos introduzisse o homem no reino de DEUS haveria contrabando até no reino de DEUS, ou seja, uma entrada no Céu de forma ilegal. Não é o fazer quantidade, é ser qualidade. Ninguém herda uma herança porque fez algo, mas porque foi alguém. O homem pode fazer tudo, praticar religião, dá esmolas, carregar cruz até determinado santuário, observar todos os dogmas de uma determinada igreja e mesmo assim, ficar fora do reino de céus.
No capitulo 13 da primeira carta de Paulo aos Coríntios ele diz: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O fazer é do homem exterior; o ser é do homem interior. O homem exterior faz algo, mas só o homem interior é alguém. O homem que faz algo sem ser alguém, está perdendo o seu tempo marcando passos na velha egoidade humana.
Se o meu fazer não for valorizado pelo meu ser, perdi todo o meu tempo, como diz o apóstolo Paulo em I Coríntios 13.
A caridade social realiza grandes obras, mas só o amor espiritual realiza o homem. Em Lucas 17:10 – JESUS disse: Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer.
Pouco importa o que o homem faz ou diz, o que importa mesmo é o que ele é. Pouco importa o que o homem realiza no mundo externo dos objetos. Tudo importa o que ele realiza no seu ser interno objetivo.
A salvação não vem das nossas obras mortas e neutras e sim, do nosso valor espiritual que permanece. O nosso fazer só tem algum valor quando seguido pelo nosso ser.
Todos os nossos fazeres, sejam grandes ou pequenos, não passam de grandes e pequenos “zeros” cuja soma ou produto será sempre igual a “zero”. Somente o fator espiritual o grande “um” vertical, é que pode conferir plenitude a essas vacuidades horizontais.
A salvação não é uma conquista do homem, ela é um dom de DEUS, João 1:12 –Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.
Para entrar no cenário da vida material, o homem precisa nascer. No caso da vida espiritual, as coisas não são diferentes, João 3:3 – Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Ninguém pode nascer sem que antes tenha sido gerado; com respeito a isto Tiago também nos escreveu, Tiago 1:18 – Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.
Veja ainda: I João 2:3-5 : 3- E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. 4- Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; 5- mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele;
I João 4:7 – Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
I João 5:1,18 : 1- Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 18- Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca.
João 1:12 – Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.
Para ter acesso à família de DEUS, o homem precisa ser gerado pela Palavra, nascer da água (Batismo) e do Espírito.
DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.
Obs.: Na continuação, SOTERIOLOGIA 4, estaremos falando sobre REGENERAÇÃO, ARREPENDIMENTO, ARREPENDIMENTO E REMORSO E MANIFESTAÇÕES DO ARREPENDIMENTO.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .