MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

SOTERIOLOGIA 2


SALVAÇÃO NO PRESENTE
Romanos 4:14 – Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
No presente somos salvos do poder do pecado na santificação do espírito, alma e corpo. I Tessalonicenses 5:23 – E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O DEUS que salvou do nosso triste e penoso passado, também nos salva no terrível e macabro presente. De que precisamos sermos salvos no presente, se já fomos salvos no passado?
No presente precisamos ser salvos do poder do pecado. Em Romanos 7:15-25 :
15- Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. 16- E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17- Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18- Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 19- Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. 20- Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21- Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22- Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23- mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 24- Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25- Graças a Deus, por Jesus Cristo Nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
O apóstolo Paulo deixa isso bem claro. Veja o que ele diz no v. 15: “Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço”. No v. 17, ele diz: “Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim”.
O apóstolo reconhece que o pecado está nele e que produz grande influência na sua vontade e que ele precisa ser salvo dessa influência maligna. No v. 18, ele diz que quer realizar o bem, mas não consegue e no v. 19, ele diz que é vencido pelo mau que ele aborrece, mas quando ele olha para o calvário (centro da sua atenção), ele encontra a vitória contra o mal inerente ao seu corpo e diz no v. 25: “Dou graças a DEUS por CRISTO JESUS nosso Senhor”. Com esta palavra ele está mostrando que a vitória sobre o pecado no presente só será possível através da santificação em CRISTO JESUS.
No v. 24, Paulo dá o brado desolador: Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
O termo exato traduzido do grego significa miserável mesmo, isto é, “coitado” aflito. Foi assim que Paulo se sentiu, um coitado aflito e desventurado, derrotado pelo princípio ou lei do pecado, que habita em seus membros; é visto como alguém que é levado à beira do desespero, como indivíduo afligido e atormentado pela consciência, como alguém atirado para lá e para cá, por causa de seus desejos pervertidos.
Assim é que ele apanha-se a praticar coisas que odeia, mostrando-se incapaz de praticar aquilo que aprova e ama. Fica muito aquém de seu próprio ideal, quanto mais em relação aos elevadíssimos ideais de DEUS. Agoniza em sua vida espiritual, reconhecendo o que CRISTO exige dele, embora seja importante para se livrar do seu trabalho escravo prestado ao pecado. Passa por um inferno mental, bem como por uma noite negra da alma.
Paulo se refere a este estado de desventura, como a miséria que resulta do cansaço da luta árdua, sendo essa a idéia raiz do vocábulo grego.
O conflito contra o pecado exaure nossas faculdades espirituais, mentais e mesmo físicas, nos deixando com uma personalidade miserável derrotada. Tal como tropas inimigas sobre um povo conquistado, os hábitos que abominamos. Embora possamos olhar carrancudos, quando nos ordena a isso. João 8:34 – Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.
Quem me livrará do corpo desta morte ?
Mas que corpo é este que Paulo sente tanto pavor e clama por livramento ou salvação? Dizer, corpo desta morte é o mesmo que dizer, corpo do pecado, que aparece no trecho de Romanos 6:6 – Sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Para entendermos melhor esta peculiaridade, precisamos levar em conta alguns fatores:
Primeiro – Essas palavras não significam que o próprio corpo físico seja pecaminoso, porque a carne não tem qualidade moral.
Segundo – Mas há nessas palavras referências definidas ao corpo físico, como o veículo fácil de expressão do pecado, e, por conseqüência da morte, tanto a física como a espiritual, porquanto o pecado é sempre acompanhado pela morte. De fato, em última análise, a morte, em sentido espiritual, governa por intermédio do pecado, e isso nos conduz à morte espiritual.
Terceiro – O corpo do pecado, que é o mesmo corpo desta morte, é portanto, o corpo físico controlado pelo princípio do pecado. Acredito que Paulo não queria indicar com isso, entretanto, que somente os nossos corpos físicos podem servir de veículo de expressão para o pecado, porquanto é evidente que existem almas pervertidas, bem como seres espirituais pervertidos. Mas o que o apóstolo queria dizer é que o homem moral, nessa batalha do pecado, vê seu corpo intimamente envolvido, pelo que também a vitória sobre o pecado precisa incluir o livramento do corpo das paixões e perversões que o pecado lhe impõe.
Acredito que a frase correta seja: Quem me livrará da servidão à lei do pecado, para a liberdade moral, na qual o meu corpo não mais servirá de sede desta morte?
O pensamento é que Paulo toma de empréstimo uma linguagem inspirado numa prática horrenda dos antigos, em que um assassino, como castigo por seu crime, era amarrado face a face e membro a membro com a sua vitima. Até que, através do horror deste estado, o próprio assassino morria. Esta era também uma prática de tortura para prisioneiros de guerra como maneira de causar horror no inimigo.
Neste caso, Paulo se sente como um criminoso culpado e sofre o castigo sendo amarrado ao corpo do pecado, que é o corpo da morte ou corpo morto que causa terrível horror ao que nele está ligado.
Salvação no presente significa ser salvo do poder ou da influência do pecado que habita no corpo, seja material ou espiritual, ele está lá. E esta salvação só será possível na zona da santificação.
Em I João 1:10, está escrito assim: Se disser que não tem pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não esta em nós.E no capitulo 2:1, ele diz: ... porém se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, JESUS CRISTO, o justo.
Isto significa que o pecado está em todos os homens, mas nem todos os homens vivem sobre a influência do pecado. Aquele que se rendeu a CRISTO JESUS, pela fé na sua obra redentora no calvário, saiu da influência e do pecado, diariamente é salvo por CRISTO JESUS deste poder maligno no processo contínuo da santificação.
Quem tem consciência da salvação do passado tem que se santificar no presente a fim de dar continuidade a todo o processo da salvação.
Paulo vê o pecado como um corpo morto grudado nele, causando terror e tristeza, mas sabe que CRISTO, o nosso advogado como diz João, nos salva também deste corpo morto ou do corpo desta morte como ele mesmo diz e cuja salvação é a salvação do poder do pecado, pela santificação.
No futuro seremos salvos da presença do pecado na glorificação do corpo, I Coríntios 15:51 – Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados.53- Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
A salvação no futuro é muito mais simples de ser explicada e de ser entendida, porque se trata da salvação da presença do pecado. O DEUS que nos salvou da penalidade do pecado pela regeneração no nosso triste passado, também nos salva no presente do poder do pecado pela santificação e nos salvará no futuro da presença do pecado pela glorificação.
Ao recebermos um corpo glorificado no futuro breve, seremos salvos da presença do pecado. Este fenômeno se dará no arrebatamento da igreja, quando cada crente salvo for transformado deste corpo corruptível para um corpo incorruptível, cujo corpo não sentirá mais a influência do pecado porque estará salvo da presença do pecado, mas somos salvos diariamente dela pela santificação.
A pureza do nosso corpo físico é relativa, como a pureza da água que é alérgica à contaminação, podendo ser contaminado. Mas a pureza do corpo que havemos de receber na glorificação será absoluta, como a pureza da luz que não se contamina em hipótese alguma.
Por enquanto somos relativamente puros, mas na glorificação seremos absolutamente puros, não podendo mais sermos contaminados porque seremos confirmados em absoluta santidade e pureza.
REVISÃO GERAL DO ESTUDO
Aprendemos que o nome da matéria teológica que estuda o plano de DEUS para salvar o homem é SOTERIOLOGIA (doutrina da salvação) e que ao salvar o homem, DEUS atua em três estágios: Passado, Presente e Futuro.
E que no passado, fomos salvos da penalidade do pecado na regeneração e que a penalidade era a morte eterna.
Vimos também que, por Adão veio a condenação, a culpa e a morte e por JESUS veio a justificação e a vida.
Vimos ainda que no presente somos salvos do poder do pecado, através da santificação.
Vimos também que o pecado é um mal hereditário, herdado de Adão e que DEUS neutralizou o poder deste mal através da graça em CRISTO JESUS, o segundo Adão.
Vimos ainda, que no terreno (coração do homem) onde progrediu o pecado abundantemente, superabundou a graça, e que essa superabundância se deu porque o segundo Adão (CRISTO JESUS) era pleni-homem, ao ponto de se autointitular de Filho do homem, isto é, 100% humano, enquanto o primeiro Adão era semi-homem, isto é, homem imperfeito.
Vimos, ainda, que o pecado é comparado a um morto grudado em sua vítima que clama por salvação.
E também que a salvação no futuro se dará através da glorificação do corpo e que nesta salvação seremos salvos da presença do pecado.
Aprendemos que hoje a nossa santidade é relativa porque o pecado ainda está presente e por isso podemos ainda correr o risco de nos contaminar com ele, mas que no futuro seremos absolutamente puros e que não correremos nenhum risco de nos contaminar com o pecado porque seremos salvos da sua presença.
QUE DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.
OBS: Na continuação do nosso estudo, estaremos falando sobre ORIGEM DA SALVAÇÃO – SOTERIOLOGIA 3.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .