MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

SOTERIOLOGIA ESTUDO DA SALVAÇÃO


Amado irmão e leitor do blog, trataremos aqui de um dos assuntos mais belos e de grande importância na vida Cristã, o qual chamamos de: SOTERIOLOGIA.

O termo Doutrina da Salvação, teologicamente é chamado de SOTERIOLOGIA pelo fato de ser estudada nesta doutrina uma série de outras doutrinas de grande abrangência.

SALVAÇÃO NO PASSADO, NO PRESENTE E NO FUTURO
No passado fomos salvos da penalidade do pecado.
No presente somos salvos do poder do pecado.
No futuro seremos salvos da presença do pecado.
SALVAÇÃO NO PASSADO:
No passado fomos salvos da penalidade que estava determinada ao pecador na regeneração do espírito, Romanos 6:23 – Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus Nosso Senhor.
Quando o homem aceita com gozo e alegria o plano de DEUS para salvação da sua alma, DEUS o liberta da condenação que lhes estava imposta.
O apóstolo Paulo, na sua carta aos Romanos, explica isto com muita clareza no capítulo 5:12,15,17-19 : 12- Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. 15- Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou para com muitos. 17- Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18- Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. 19- Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.
O apóstolo aqui deixa bem claro que o pecado é algo de Adão. Isto significa que o homem já nasce com a natureza pecaminosa que herdou do seu progenitor.
Sendo assim, o homem estava completamente impossibilitado de livrar-se deste mal hereditário porque já nascia escravo do pecado, isto é, já nascia no cativeiro. Por mais que o homem se esforçasse, jamais poderia se livrar  deste mal - I Coríntios 15:22 – Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.
Paulo diz em Romanos 5:15 – Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou para com muitos.
A graça é o favor de DEUS estendida aos homens sem preço, gratuitamente, sem qualquer razão, até onde qualquer mérito humano poderia sugerir. A graça que chega de DEUS até nós é muito mais importante e mais abundante do que o tamanho do pecado cometido por Adão.
Adão é apresentado como fonte da morte para todos os homens e CRISTO é demonstrado como a fonte da VIDA para os homens. Em Adão, todos morrem; em CRISTO, todos são vivificados.
No primeiro Adão (terreno) abundou o pecado, no segundo Adão celeste (CRISTO) superabundou a graça que veio abundantemente de graça.
A graça de DEUS perdoa o pecador e lhe outorga a vida eterna, em contraste com a transgressão de Adão, que só produziu a morte. Graça supõe vida, tal como pecado supõe morte.
Observe que em Romanos 3:24 – Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. A graça é vinculada ao perdão dos pecados, à justificação e a redenção. Na carta aos Efésios ela é vinculada à toda a ampla noção da salvação.
Em Romanos 5:20 – Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; mas podemos perguntar: Como superabundou a graça onde abundou o pecado e porque?
Primeiro – quanto à quantidade e à qualidade.
Segundo – quanto ao grau da eficácia.
Terceiro – quanto ao grau da expectação.
Quarto – quanto ao grau da certeza dos resultados.
Se a morte é certa, se ela é uma realidade, a vida em CRISTO, por meio da  graça divina é muito mais, quanto mais a graça trazida por DEUS, por meio de CRISTO JESUS.
Salvação no passado é isso; DEUS, por meio de CRISTO JESUS, foi até o nosso passado começando por Adão e nos libertou da culpa, ou seja, da penalidade que nos estava imposta por causa do pecado herdado de Adão e progredido em nossas vidas ao encontrar em nós um terreno fértil e propício para proliferar abundantemente (brechas).
No terreno onde o pecado progrediu abundantemente hiperprogrediu a graça. Mas por que? Porque neste plano de redenção entra em cena os dois Adão, isto é, o primeiro (terreno) e o segundo (celestial). A vitória é sempre obtida pelo mais forte e mais inteligente.
O primeiro Adão é a terra, o segundo é do céu. O primeiro é carnal, o segundo é espiritual. O primeiro é semi-humano, o segundo é pleni-humano ao ponto de se auto nominar de Filho do Homem e não, filho de homem.
O primeiro mergulhado no pecado nos lembra de trevas; o segundo mergulhado em Glória nos lembra de luz e a luz sempre venceu as trevas.
É por isto que o segundo Adão atuou com mais poder que o primeiro Adão. O primeiro Adão arrastou a posteridade para o abismo da morte; CRISTO JESUS as arrebatou ao paraíso da vida e vida em abundância.
Os dois homens: CRISTO JESUS – ADÃO
Os dois atos:
Adão uma transgressão, Romanos 5:12,15,17-19 : 12- Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. 15- Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou para com muitos. 17- Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18- Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para  justificação e vida. 19- Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.
CRISTO num ato de justiça (na Cruz), Romanos 5:18 – Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida.
Os dois resultados:
Por Adão – condenação, culpa, morte: versículos, 15,16,17,18,19.
Por CRISTO – Justiça, vida, reinado: versículos 17-19.
As duas diferenças:
Quanto ao grau (a graça do Criador, em CRISTO, abunda muito mais que o pecado da criatura, em Adão): versículo 15.
Quanto ao tipo de operação - (muitos pecados sobre CRISTO, justificação e reinado da vida, para os que aceitam a graça de DEUS nele): versículo 16.
Os dois reis:
O pecado - reina através da morte: v. 17.
A graça - reina através da justiça: v. 21.
As duas abundâncias:
Da graça V.17.
Do dom da justiça.
Os dois estados contratados:
Os homens condenados, escravos da morte, por causa de Adão.
Os homens justificados, o início da vida, por meio de CRISTO.
Quanto ao nosso passado, não precisamos mais nos preocupar porque JESUS já solucionou o problema que não tinha solução. A dívida foi paga no  calvário, só resta para o homem tomar posse dessa bênção pela fé em CRISTO JESUS. E este fenômeno é ocorrido no ato da regeneração do espírito, (QUANDO ENTREGAMOS A NOSSA VIDA AO SENHOR JESUS E O RECONHECEMOS COMO NOSSO ÚNICO SALVADOR).
DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.
OBS: SOTERIOLOGIA 2 – Estaremos abordando sobre a Salvação no Presente.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .