MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

SOTERIOLOGIA 6


Não Existe na Bíblia uma palavra tão mal interpretada como a palavra Fé.
O que a maioria das pessoas chama de fé, nada tem a ver com fé. A simples crença em algo ou alguém tem sido identificada como se fosse um ato de fé.
Em hipótese alguma devemos identificar a palavra fé com a palavra crer. Fé é uma expressão concreta, enquanto crer é uma expressão vaga. A própria definição de fé no texto em Hebreus já diz: É a certeza das coisas que se esperam.
Em outra versão diz: O firme fundamento das coisas que se esperam. Esta definição exprime algo concreto e inolvidável. Enquanto o verbo crer não expressa nada de concreto; muito pelo contrário, indica dúvida. Visto que, a palavra crer supõe dúvida.
Eu só posso crer naquilo em que também poderei descrer, isto é, o que hoje é instrumento da minha crença, amanhã pode ser da minha descrença.
No ambiente da crença há um caminho de volta para o mundo da descrença. Enquanto não há retorno do ambiente da fé.
Certa vez fui interrogado por um irmão, que cheio de admiração perguntou-me:
Você está sabendo que fulano não é mais crente?
Ao que lhe respondi com naturalidade: “não”. Incomodado com minha maneira natural de respondê-lo, ele replicou: Mas você não fica surpreso com essa notícia?
“Ele era tão crente”!
Ao que lhe disse: Não vejo nenhum motivo para estar surpreso em saber que alguém que ontem foi crente, hoje é descrente. Só há descrente hoje, porque houve crente ontem. Porque só posso descrer naquilo que foi instrumento da minha crença.
QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO:
Em Marcos 16:15-17 : 15- E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. 16- Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17- E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
Foi nos primeiros séculos da era cristã, quando o texto grego foi traduzido para o latim, que teve inicio a ligação da palavra fé com a palavra crer.
O vocábulo fé na língua grega se descreve pistis do qual resulta o verbo pisteuein. Ao traduzir o Novo Testamento do grego para o latim, os tradutores encontraram entre outras, uma grande dificuldade.
Ocorre que o substantivo latino fids, que no grego corresponde a pistis, não tem verbo. Foi então que os tradutores latinos sentiram-se na obrigação de apelarem para um outro verbo do outro radical que expressasse, embora de uma forma bastante vaga, o verbo pisteuein, cujo verbo se chama credere, que na nossa língua resultou em crer.
Todas as línguas de estirpe latina são obrigadas a apelarem para o verbo que se deriva do verbo latino credere.
O vocabulário grego pistis ou o seu equivalente latino fides, que traduzido para o português é Fé, significa: afinidade mútua, sintonia ou homogeneidade. Logo então, só pode exercer fé em DEUS quem tem afinidade com ELE e vive em constante sintonia com ELE e quer ver tudo em comum entre si e o Criador.
Ninguém é salvo porque crer em DEUS ou em JESUS, porque até os demônios crêem. Lemos em Tiago 2:19 – Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem.
Na verdade, satanás é o único crente que não corre nenhum risco de se tornar incrédulo ou descrente. Pois este é o maior tormento de satã, ser obrigado a crer exatamente na pessoa em que ele jamais gostaria de crer. Esse é o abismo dos seus abismos, o inferno dos seus infernos. A maior desgraça da sua existência é não poder negar a realidade da existência suprema do Criador.
Ah! Se o diabo pudesse deixar de crer em DEUS, seria o fim de todos os seus pesadelos.
É bastante comum encontrar pessoas dissuadindo outras de serem crentes. Fato este que nunca poderá acontecer com o diabo. Ninguém jamais poderá convencê-lo de que DEUS não existe, embora seja essa a sua especialidade, convencer as pessoas da não existência de DEUS.
Esta deve ser a mais trágica de todas as tragédias, afirmar o Criador com a mente e negá-lo com o coração. Satanás crer em DEUS, mas não tem fé em DEUS.
FÉ E FIDELIDADE
A palavra FÉ vem do vocabulário latino fides, que é pertencente ao mesmo radical de fiel fidelidade e que nada tem a ver com o substantivo vago crer do latim credere.
Uma vez que a palavra fé pertence ao mesmo radical de fidelidade ou fiel, entendemos que só há salvação onde há fidelidade, que é o ato de ser fiel.
Lemos em Apocalipse 2:10 – Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 
Poderíamos criar um verbo para o substantivo fé, por exemplo: fidelizar e depois conjugar esse verbo da seguinte forma:
Eu fidelizo, Tu fedelizas, Eles Fidelizam, Nós fidelizaremos, mais seria um neologismo desconhecido no nosso verbo. Por enquanto, somos obrigados a substituir a palavra fé pela palavra crer. Fé é a afinidade entre a criatura e o Criador. Onde não há essa afinidade, também não há fé.
ORIGEM DA FÉ.
De onde vem a fé?
A fé não é algo que vem de um fator alheio a fim de ser aprendida por nós; ela é algo que nasce dentro de nós.
Não existe uma só pessoa que não tenha fé. A fé é um atributo da alma, logo então quem tem alma, também tem fé. O que ocorre é que, na maioria das pessoas a fé está meramente em estado potencial, latente, aguardando uma condição própria para ela se despertar, como uma árvore está dentro de uma semente aguardando ser lançada em terra fértil para se desenvolver em uma grande árvore.
Em Romanos 10:17 – Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. Em algumas traduções diz: vem pelo ouvir, referindo vir à tona, ou seja, ser despertada no interior do homem pela palavra de DEUS.
Ao ouvir a Palavra de DEUS, a alma enferma se convalesce e começa a exercitar as suas faculdades espirituais; é nesse momento que o canal da fé obstruído pelo materialismo horizontal começa a ser desobstruído por um desejo vertical no exercício da alma.
Lucas 17:4 – Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás.
Os discípulos sabiam que só seria possível cumprir as exigências ética do Mestre,  amor ao próximo através de um poder místico recebido de DEUS. Por isso, eles dizem: Aumenta-nos a fé. Dizer: aumenta-nos a fé, é o mesmo que dizer aumenta-nos a nossa afinidade com o PAI ou aumenta-nos a nossa harmonia com o CRIADOR. É esse momento que JESUS faz saber que eles mesmo podiam aumentar a sua fé, através do egocídio e amor ao próximo.
Exemplos de Fé:
O leproso - Mateus 8 :2 – E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
O centurião - Mateus 8:10 – Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.
O cego - Mateus 9:28 – E, tendo ele entrado em casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus perguntou-lhes: Credes que eu posso fazer isto? Responderam-lhe eles: Sim, Senhor.
A mulher Siro-fenícia - Mateus 15:28 – Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.
A mulher do fluxo de sangue - Marcos 5:28,34 : 28- porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. 34- Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal.
Calebe - Números 13:30 – Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela.
Jó 19:25 – Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
Sadraque - Daniel 3:17 – Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei.
Marta - João 11:27 – Respondeu-lhe Marta: Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.
O procônsul - Atos 13:12 – Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhando-se da doutrina do Senhor.
No capitulo 11 de Hebreus está a galeria dos Heróis da Fé, leia-o.
A fé conhece a realidade metafísica e despreza as facticidades físicas. Ela sabe que as realidades infinitas e eternas residem no mundo invisível, que é inconcebido pelo intelecto analítico-mental.
Onde termina o esforço da inteligência, começa o Expediente da Fé. Ela desconhece limite porque atinge o infinito. Ela não respeita as fronteiras existentes no mundo do aquém, ela atinge o mundo do além.
Nós vimos que a palavra conversão significa: voltar à direção oposta e que ela pode ser parcial ou total.
Vimos que a fé é um atributo da alma e por isso não pode ser destruída, tal como a alma também não pode ser destruída.
Aprendemos também que as coisas materiais obstruem o canal da fé.
Estudamos também, que todos têm fé, mas nem todos exercem-na, porque ela existe apenas em estado dormente, aguardando uma condição própria para se despertar.
Vimos que a fé não pode ser aprendida, mas tão somente despertada. Ainda com respeito à fé, aprendemos que o seu desenvolvimento ocorre mediante o conhecimento que se adquire sobre DEUS.
Vimos também que a mera crença é um termo vago, mas que por força verbal, às vezes substitui o vocábulo fé.
Com respeito à fé e as obras, vimos que a fé é a árvore e as obras são os frutos e que não somos salvos por uma combinação de fé e obra, mas por uma fé que não permanece isolada.
Vimos ainda que quem hoje é crente, amanhã pode ser descrente, porque a crença supõe dúvida, por isso não é sólida.
Vimos ainda que satanás é o único crente que não corre o risco de se tornar descrente. Aprendemos também que ele satã, crê em DEUS, mas não exerce fé em DEUS.
Vimos ainda que o vocábulo fé pertence ao mesmo radical de fidelidade, portanto, para ter fé, necessariamente, tem que ser fiel. Aprendemos também que fé significa afinidade da criatura com o CRIADOR.
QUE DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.
Em SOTERIOLOGIA 7 estaremos falando sobre: JUSTIFICAÇÃO, SANTIFICAÇÃO.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .