MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

SOTERIOLOGIA 7


Quem intentará acusação contra os escolhidos de DEUS? É DEUS quem os justifica. Romanos 8:33.
E são justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em CRISTO JESUS - Romanos 3:24.
JUSTIFICAÇÃO
O termo justificação significa: Tornar justo ou Fazer justo, conforme um padrão.
Porém na Bíblia este termo é muito mais abrangente e significa: declarar justo, declarar reto ou declarar livre de culpa e merecimento de castigo. E foi exatamente isto que DEUS nos fez. Declarando-nos justificados.
A palavra justificação, tanto na etimologia religiosa, como na linguagem comum, é um termo ligado à lei. Diz respeito à inocentação, a vindicação e à aceitação de alguém perante o tribunal do julgamento. É um termo técnico e diz respeito à posição do homem pecaminoso perante um DEUS justo.
A justificação é o ato de DEUS, mediante o qual aquele que deposita a sua confiança em CRISTO é declarado justo a seus olhos e livre de toda culpa e punição.
A justificação começa com o presente do crente e estende-se em duas direções: passado e futuro. Trata do pecado e da culpa de ambos, judicialmente, e estabelece o crente como eternamente justo na presença de DEUS.
Método de justificação.
O método é divino e não humano. O homem só pode justificar o inocente; DEUS justifica o culpado; o homem justifica à base do mérito; DEUS justifica à base da misericórdia.
Não é pelo caráter moral, veja:
I Coríntios 4:4 – Porque, embora em nada me sinta culpado, nem por isso sou justificado; pois quem me julga é o Senhor.
Lucas 16:15 – E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.
Não é pelas obras da lei:
Romanos 3:20; 4:2-7 : 20- porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 2- Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3- Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4- Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; 5- porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; 6- assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo: 7- Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
A lei não foi dada para justificar e sim, para pôr um ponto final nos argumentos e mostrar que todos são culpados, Romanos 3:19 – Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus. Para dar conhecimento do pecado - Romanos 7:7 – Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Para mostrar a excessiva pecaminosidade do pecado - Romanos 7:13 – Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno.
Para conduzir o pecador a JESUS Gálatas 3:24 – De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados.
No tribunal de DEUS nenhum homem pode ser considerado justo a Seus olhos pela obediência da lei. A única coisa que a lei pode fazer é fechar a boca do homem e declará-lo culpado perante DEUS. Trata-se de uma questão de Moisés ou CRISTO, das obras ou da fé, a lei ou a promessa, fazer ou confiar, fazer algo ou ser alguém, salário ou dom gratuito.
Somos justificados por DEUS, Romanos 8:33 – Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Somos justificados pela graça, Romanos 3:24 – Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.
Somos considerados justos pelo Sangue de JESUS, Romanos 3:24 – Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.
Somos justificados pela fé que produz obras, Romanos 5:1 – Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.
Romanos 4:5 – Porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça.
Romanos 3:23, 26 : 23- Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. 26- para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.
Tiago 2:14 – Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?
A justificação é pela fé e é manifestada pelas obras.
Na Inglaterra existe uma disposição mediante a qual o rei pode, por sua clemência real, perdoar um criminoso, porém, não pode reintegrar o homem na posição de quem nunca desobedeceu à lei. Até o fim de seus dias, o homem será um criminoso perdoado. Mas o REI dos reis não apenas perdoa, como também inocenta o ofensor e o reintegra, ao considerá-lo reto aos olhos da lei.
SANTIFICAÇÃO
A santificação trata quase que exclusivamente do nosso estado, assim como a justificação trata da nossa posição. Santificação é o que DEUS faz em nós; justificação é o que DEUS faz por nós.
Significado etimológico:
A palavra hebraica, geralmente usada, é “Kadosh”, que significa separado. No Novo Testamento é representada pela palavra grega “ágios”. Emprega-se para designar as pessoas ou cousas distintas ao uso sagrado, bem como os dias reservados a serviços religiosos, Êxodo 20:8 – Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Números 5:17 – E o sacerdote tomará num vaso de barro água sagrada; também tomará do pó que houver no chão do tabernáculo, e o deitará na água.
Zacarias 14:21 – E todas as panelas em Jerusalém e Judá serão consagradas ao Senhor dos Exércitos; e todos os que sacrificarem virão, e delas tomarão, e nelas cozerão. Naquele dia não haverá mais cananeu na casa do Senhor dos Exércitos.
O sentido mais profundo no fator doutrinário das línguas mais antigas, a palavra santo é sinônimo de “todo”, “inteiro”, “universal”.
Ser santo significa ter saúde espiritual, ser íntegro, inteiro, saudável não deixa nada a desejar. Isaías 53:4, diz: Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Como diz no versículo 5- e pelas suas pisaduras fomos sarados.
A pior doença não é física, porque esta breve terminará com a nossa saída da terra dos viventes, mas a pior doença é aquela que reside na alma e que só pode ser curada com o sangue de JESUS.
A salvação pode ser instantânea ou progressiva. Em I Coríntios 7:1 – Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. Paulo nos fala de uma santificação progressiva, enquanto em I Coríntios 6:11 – E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. Ele fala de uma santificação que pode ter sido progressiva e se tornou em estado mais amplo ou menos instantânea. De qualquer forma, não há crente mais salvo do que outro, mas existe crente mais santo do que outro. À bem da verdade, a nossa evolução ascensional em demanda da santificação é infinita.
Quanto mais o homem se santifica, mais vontade ele tem de se santificar, nunca se sente completamente santificado. Quem exibe santidade, ainda não sabe o que é ser santo.
Quanto mais for santa a pessoa, mais amor ela sente pelos que são santos, não fala contra os não santos.
A palavra fariseu significa separado “santo” e se orgulhavam disto e viviam fiscalizando os outros, procurando defeitos nas pessoas. Eles se separavam dos pecadores e abraçavam com o pecado, enquanto JESUS separava-se do pecado e abraçava com o pecador.
Um certo dia trouxeram uma mulher pecadora a fim de ser julgada por JESUS, visando com isso colocar o Mestre em apuros, João 8:7, e JESUS disse: Aquele dentre vós  está sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.
Ali estava a única pessoa que podia lhe atirar a primeira pedra e a última pedra, JESUS.
Todos se retiraram, ficando apenas JESUS e a mulher, a misericórdia e a miséria, o Santo e a pecadora, mas como podia alguém tão santo e tão puro apedrejar alguém tão pecador, tão impuro?
Como podia a misericórdia apedrejar a miséria tão miserável? Como podia aquele que é a vida massacrar aquela que já estava morta? Ao invés de matá-la como queriam os fariseus, Ele deu-lhe a vida.
DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.
Em SOTEROLOGIA 8 estaremos falando sobre PREDESTINAÇÃO. 

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .