MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

SOTERIOLOGIA 8


A doutrina da predestinação, conforme é formulada na história da Igreja Cristã por teólogos como Agostinho de Hipona e João Calvino, tem sido uma causa constante de debates e controvérsias, porque muitos cristãos não estão dispostos a aceitá-la, qualquer que seja sua forma. Pelágio, na Igreja primitiva e João Wesley, no século XVIII são dois exemplos daqueles que não davam valor a tal ensino. A divisão a respeito da doutrina continua até o presente.
A doutrina da predestinação tem um aspecto amplo e um mais estreito. Na sua referência mais ampla, refere-se ao fato de que DEUS Trino e Uno pré-ordena tudo que vem a acontecer, Efésios 1:11,22 : 11- Nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, 22- E sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja.
Desde toda a eternidade, DEUS tem pré-ordenado de modo soberano, tudo quanto virá a acontecer na história. O aspecto ou uso mais estreito do termo é que DEUS, desde toda a eternidade, escolheu um grupo de pessoas para ELE mesmo, a fim de que elas fossem trazidas para a comunhão eterna com ELE, enquanto que, ao mesmo tempo, ELE ordenou que a humanidade seja deixada para seguir seu próprio caminho, que é o caminho do pecado, para o castigo eterno final.
Essas doutrinas são chamadas de “da eleição” e “da condenação”. Há os que aceitam a idéia de DEUS escolhendo alguns para a vida eterna, mas rejeitam completamente qualquer ideia de um decreto de Condenação, Romanos 9:16-19 – 16- Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia. 17- Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra. 18- Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece. 19- Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?
Em toda a Bíblia não existe nenhum termo em hebraico no Velho Testamento, nem em grego no Novo Testamento que expresse de uma forma completamente ampla o termo predestinação.
Há muitas palavras no Velho Testamento que indicam o plano e propósito de DEUS no destino da humanidade, mas nenhuma delas indicam com clareza a predestinação, veja: ACONSELHAR, Jeremias 49:20; 50:45 : 49:20 - Portanto ouvi o conselho do Senhor, que ele decretou contra Edom, e os seus desígnios, que ele intentou contra os moradores de Temã: Até os mais novos do rebanho serão arrastados; certamente ele assolará as suas moradas sobre eles. 50:45- Portanto ouvi o conselho que o Senhor decretou contra Babilônia, e o propósito que formou contra a terra dos caldeus: Certamente eles, os pequenos do rebanho, serão arrastados; certamente o aprisco ficará apavorado por causa deles.
No Novo Testamento encontramos algumas palavras que são compreendidas como sendo referência à predestinação, veja PREDESTINAR, Romanos 8:29-30 : 29- Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; 30- e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.
Efésios 1:5,11 : 5- e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade; 11- nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade.
O que podemos perceber nestes textos mencionados é uma boa parte dos ensinos de DEUS em ambos os Testamentos de forma harmoniosa, que diz respeito ao seu plano de salvação de uma forma abrangente e não um sentimento pelo ser humano.
O maior argumento dos predestinistas é com respeito à doutrina Bíblica de DEUS. ELE é o Eterno, acima e além do tempo e do espaço, porque nunca houve um tempo quando ele não existia, de modo que ele não está sujeito a mudanças de tempo e de lugar, Mateus 3:6 – E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Romanos 1:20,21 : 20- Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; 21- porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
A doutrina da predestinação ver DEUS arquitetando tudo gradativamente e revelando ao homem como quer arbitrariamente, porque ELE é SENHOR e soberano e não precisa  dar explicações ao homem dos seus propósitos, Gênesis 45:4 – José disse mais a seus irmãos: Chegai-vos a mim, peço-vos. E eles se chegaram. Então ele prosseguiu: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
Atos 2:23 – A este, que foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós matastes, crucificando-o pelas mãos de iníquos.
Para entendermos melhor a predestinação, devemos começar pelo relato Bíblico sobre a queda do homem, sem esquecer do livre arbítrio.
A doutrina da predestinação continua levando dúvidas desde os dias dos apóstolos, mas especialmente a partir da reforma protestante do século XVI, quando foram formuladas com mais exatidão.
A despeito da base Bíblica, tanto os cristãos como os não-cristãos, as têm rejeitado por vários motivos. Se todos os seres humanos são pecadores e DEUS é Soberano, logo ELE deve ser o autor do pecado e por isso passa a ser injusto se castigar alguma pessoa. Além disso, com que base DEUS faz a sua escolha?
Se a doutrina da predestinação for verdadeira, logo então não adianta o homem procurar fazer o bem, ser misericordioso e ter uma vida moralmente boa e íntegra como ensinou o próprio JESUS e os profetas, porque ele já viria previamente predestinado para ir para o inferno ou para o céu. Porque DEUS escolhe os seus sem se importar o seu mérito ou esforço.
A doutrina da predestinação queira ou não, apresenta DEUS como um ser arbitrário porque faz acepção de pessoas, escolhendo até mesmo antes de nascer aqueles que lhe interessa e o resto por mais que se esforce, vai para o inferno.
Com todo respeito aos que acreditam em predestinação, este não é o meu DEUS. O meu SENHOR e Salvador, este não, é o Pai de CRISTO e nosso Pai celeste.
DEUS OS ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.
Dúvidas e questionamentos: homemapostolico@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .