MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

SOTERIOLOGIA CONCLUSÃO


O QUE O HOMEM DEVE FAZER PARA SER SALVO?
O primeiro passo é se expor à Palavra de DEUS. Ouvir a Palavra com atenção, com reflexão, com reverência, com interesse, com sede de conhecer a Verdade: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará... se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" - João 8.32, 36. "De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de DEUS" - Romanos 10.17. O segundo passo é arrepender-se de seus pecados, confessá-los e deixá-los: "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia". JESUS iniciou o Seu ministério dizendo: "Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus" - Mateus 3.2. O terceiro passo é aceitar o convite de JESUS e permitir que ELE more no seu coração: "Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" - Apocalipse 3.20. O quarto passo é permanecer na fé, permanecer no caminho: "MAS AQUELE QUE PERSEVERAR ATÉ O FIM SERÁ SALVO" - Mateus 24.13. "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito" - João 15.7; Romanos 3.23-24; 10.9; Atos 3.19.
QUAL O SIGNIFICADO DE "NOVO NASCIMENTO"?
Novo Nascimento, Regeneração ou Nascimento Espiritual são termos semelhantes e significam receber a VIDA ETERNA e a salvação em CRISTO JESUS. "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus"- João 3.3. O NOVO NASCIMENTO é experimentado por aquele que se arrepende de seus pecados e os deixa, crê no SENHOR JESUS e O aceita como Senhor e Salvador. O homem nascido de DEUS, nascido do ESPÍRITO é uma NOVA CRIATURA, uma nova pessoa que evita o pecado e está disposta a viver em obediência a DEUS e conforme a Sua Palavra. O Novo Nascimento é o maior milagre que DEUS opera na vida do homem. "Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo". Novo Nascimento é sinônimo de libertação, de transformação. Significa sair das TREVAS e ir para a LUZ; sair do reino de Satanás e ir para o reino de DEUS; deixar de ser apenas CRIATURA DE DEUS para ser FILHO DE DEUS; II Coríntios 5.17; Romanos 12.2; Efésios 4.22-25; Colossenses 3.7-10; 1 João 3.9; 5.18.
O QUE É A FÉ?
A FÉ não se explica através da lógica humana. Fé é crença, convicção, certeza, confiança, entrega. É a certeza de que algo vai acontecer, não importando se as condições sejam contrárias. A definição bíblica para a fé é a seguinte: "É a CERTEZA das coisas que se esperam, e a prova das coisas QUE NÃO SE VÊEM" Hebreus 11.1. Fé é a crença de que o SENHOR está no comando de todas as coisas, em quem depositamos total e irrestrita confiança.
QUAL O SIGNIFICADO DE "SOIS SALVOS PELA GRAÇA MEDIANTE A FÉ"?
Essa afirmação está em Efésios 2.8. Daremos o exemplo de um rio. Para que a água possa fluir de forma ordenada e consistente, é necessário que haja um leito, uma vala ou um canal. Esse caminho, leito, canal ou vala representam a nossa FÉ. A água é a GRAÇA de DEUS. Não há rio sem leito. Sem fé, sem entrega incondicional, sem obediência, a graça de DEUS não encontra caminho para se derramar sobre nós. "Sem fé é impossível agradar a DEUS, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam - Hebreus 11.6.
O BATISMO NAS ÁGUAS É INDISPENSÁVEL À SALVAÇÃO?
Não. Ao ladrão arrependido, na cruz, JESUS afirmou que naquele mesmo dia ele estaria salvo, independente de batismo nas águas. Pelo ato do batismo, o crente já salvo, confirma seu compromisso de seguir a CRISTO. É certo que a Palavra diz: "Quem crer e for batizado será salvo". Mas em seguida afirma: "...mas quem não crer será condenado" - Marcos 16.16. Então, quem não crer será condenado. “É a falta de fé que leva à condenação e não a ausência de um sacramento". Outras referências confirmam esse raciocínio: "Quem NELE crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não crê no unigênito Filho de Deus" - João 3.18; "Pela graça sois salvos, por meio da fé” - Efésios 2.8.
E AS EXPRESSÕES FILHOS DA LUZ, FILHOS DO REINO, FILHOS DO ALTÍSSIMO, FILHOS POR ADOÇÃO, FILHOS DA OBEDIÊNCIA?
São expressões semelhantes que caracterizam a situação dos que pela fé em JESUS CRISTO, foram constituídos filhos de DEUS. Nessa condição estão habilitados a receberem as bênçãos divinas; Mateus 8.12; Lucas 6.35; João 12.36; Gálatas 4.5; Efésios 5.8; 1 Tessalonicenses 5.5; 1 Pedro 1.14; 1 João 3.10.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEIO DE ABRAÃO E PARAÍSO?
Os antigos hebreus denominavam "Seio de Abraão" o lugar para onde iam os justos, para "desfrutarem da companhia de DEUS e dos patriarcas". Na atual dispensação, o termo é inadequado. JESUS disse ao ladrão na cruz: "Em verdade te digo que hoje estarás COMIGO NO PARAÍSO" - Lucas 23.43. O apóstolo Paulo afirmou que gostaria de "partir e estar COM CRISTO" - Filipenses 1.23.
QUAL O SENTIDO DA EXPRESSÃO "MORTE VICÁRIA DE CRISTO"?
Vicário significa: Que faz às vezes de outrem ou de outra coisa. Logo, CRISTO morreu em nosso lugar. Morte vicária e morte substitutiva são expressões equivalentes; João 3.16.
E MORTE PROPICIATÓRIA?
Propiciar quer dizer tornar favorável, propício. O sangue de JESUS propiciou a redenção da humanidade, satisfez a justiça de DEUS e reconciliou os homens com Seu Criador; 1 João 4.10.
E MORTE EXPIATÓRIA?
Expiar significa cumprir a pena no lugar do outro; pagar o preço por outra pessoa. É comum a expressão "bode expiatório" que indica o estado de uma pessoa inocente que sofre punição em lugar do verdadeiro culpado. JESUS, com Seu sangue, pagou o preço de nossa redenção, de nosso resgate, colocando-se em nosso lugar, fazendo expiação por nossos pecados; Daniel 9.24.
O QUE É MORRER EM CRISTO?
Significa o estado do homem que permaneceu na fé em JESUS CRISTO e morreu na condição de filho de DEUS. "Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida" Apocalipse 2.10. "Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós" - João 15.4-a.
QUE SIGNIFICAM "MORTE ETERNA" E "VIDA ETERNA"?
MORTE ETERNA é a eterna separação de DEUS. É o estado dos que morrem sem CRISTO e viverão para sempre em tormentos. VIDA ETERNA significa a futura situação dos santos, pois viverão em eterna comunhão com DEUS, na presença de DEUS: "Em verdade, em verdade vos digo: quem crê, tem a vida eterna" - João 6.47.
O CRENTE PODE FICAR SEM SER ARREBATADO?
Crente é aquele que crê no SENHOR JESUS. A Palavra diz que “todo aquele que crê no Filho tem a vida eterna” - João 3.36. Logo, todos os crentes serão arrebatados, ­ os que estiverem vivos por ocasião da vinda de JESUS. Os mortos em CRISTO ressuscitarão - I Tessalonicenses 4.16-17. Só deixará de ser arrebatado se tiver abandonado a fé. 
Desejamos do mais profundo do nosso ser que esta série de estudos venha esclarecer e acima de tudo, dar a cada dia a certeza da sua salvação em CRISTO JESUS, nosso SENHOR.
DEUS TE ABENÇOE...
Pr. Sidney Holanda.

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .