MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

APRENDENDO COM ABRAÃO


Abraão, o patriarca da  cristã. Abraão foi chamado por Deus para ser o pai dos Judeus. Através das promessas de Deus sua descendência multiplicaria sobre a terra, e seria conhecida como o povo de Deus, Israel. Porém para que Abraão assumisse esta grande responsabilidade, era necessário que ele aprendesse algo mais sobre a convivência com Deus.
Abraão, considerado pelo povo de Deus e pela Bíblia Sagrada um exemplo de fé, também teve seus momentos de incredulidade, e esta incredulidade precisou ser tratada por Deus. Abraão não cria que Deus poderia lhe dar um filho, muito menos uma descendência. Ele colocou sobre si o próprio "ponto final". Ele se considerava velho, e ainda sua mulher Sara era estéril. Obviamente não poderiam ter filhos, porém Deus é senhor sobre o "óbvio", e onde era "ponto final" para Abraão, tornou-se apenas o começo da história de uma das maiores sociedades de todos os tempos, Israel, o povo de Deus.
Vamos analisar os fatos:
No livro de Gênesis, a partir do capítulo 12, vemos Deus chamando Abraão (Abrão) e fazendo promessas sobre sua vida. Nos versículos 1 ao 3, Deus diz a Abraão que ele seria pai de uma grande nação, e no versículo 7, Deus fala claramente a Abraão que ele teria uma descendência. Abraão até então não tinha filhos. Já era um homem idoso, sua mulher Sara alem de idosa era estéril, não podia ter filhos. Porém Deus havia-lhe feito uma promessa.
Passaram-se alguns meses, talvez até anos. Abraão havia envelhecido mais ainda. Em sua peregrinação havia até enriquecido financeiramente.
Agora, no capítulo 15, versos 1 a 3, vemos a primeira atitude de incredulidade da parte de Abraão. Apesar da promessa de Deus sobre sua descendência, Abraão ousa a questionar a Deus, dizendo que Deus não havia lhe dado filho, porém a promessa já havia se cumprido.
Abraão deveria esperar no senhor. Prova de sua incredulidade é que ele estava disposto a crer que não teria filhos, passando sua descendência para seu "afilhado" Eliezer. Nos versículos 4 e 5 Deus chama Abraão e mais uma vez fala que o seu filho não seria um afilhado, e sim "nascido de suas entranhas". Deus foi bem claro, porém mais adiante veremos outra atitude incrédula da parte de Abraão.
Em Gênesis 15.18 Deus mais uma vez fala a Abraão sobre sua descendência. Observe amados, que Deus promete várias vezes a Abraão, e mesmo assim ele duvida de Deus... Veremos isso a seguir.
Os primeiros passos da incredulidade
Como já observamos Abraão já tinha uma inclinação para não crer nas promessas do Senhor, e agora vemos seu primeiro grande erro. Abra sua bíblia no capítulo 16 de Gênesis.
Sara faz uma proposta diabólica para Abraão. Creio que foi o próprio Satanás que incitou Sara a fazer esta proposta. O inimigo de nossas almas sabe nossas fraquezas, ele conhecia a incredulidade de Abraão, por isso usou Sara para fazer a "proposta indecente".
Veja os versículos 1 ao 4. Sara convence Abraão a dar uma "ajudinha" a Deus.
Abraão olha pra sua empregada egípcia, certamente uma moça jovem e formosa, tendo todo o apoio de sua mulher, se relaciona com ela, gerando um filho. Ismael, o filho da desobediência. Filho da incredulidade de Abraão.
Conforme nós já lemos, Abraão tinha todos os motivos para crer que o filho seria dado por Deus. Deus já havia falado claramente, mas ele era incrédulo. Abraão ainda não havia alcançado o maravilhoso título de "pai da fé".
Ele pecou, pecou feio. Abraão passou a apreciar sua empregada Hagar, e esqueceu-se de dar o valor devido a sua esposa Sara. A família começou a se desfazer. Agora Abraão tinha 86 anos de idade. 
Passaram-se 13 anos. A Bíblia não relata comunicação entre Deus e Abraão neste intervalo. Creio que o pecado de Abraão entristeceu Deus de uma forma tão grande que impediu a comunicação do Senhor com o pecador. Mas Deus é fiel as suas promessas, e no capítulo 17 de Gênesis, Deus volta a falar com Abraão. Observe quantas informações importantes Deus profere nesta palavra:
Gênesis 17:1 –  Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. O que Deus diz é: "Abraão, eu sou poderoso, você precisa acreditar nisso. Não preciso de ajudinha." "Anda em minha presença e sê perfeito".
O que Deus diz é: "Você precisa seguir os meus caminhos, e seja perfeito, pare de pecar desta forma." Gênesis 17.8 – E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus. "Mais uma vez Deus fala da descendência de Abraão".
Gênesis 17.15-16Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome. Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.
Agora Deus deixa mais claro a promessa ainda. Sara estava envolvida. Deus a chamou de mãe de muitas nações, e agora Deus explica que ela teria um filho.
Amados, Deus é muito misericordioso. Veja agora o Gênesis 18.10. Deus mais uma vez diz que Sara há de ter um filho e ela sorri. Escarnece da promessa de Deus. Quanta incredulidade! Isso impediu o agir de Deus durante anos. O tempo passa sem recebermos as promessas do Senhor quando somos incrédulos.
Observe a resposta de Deus para a incredulidade de Sara e Abraão:
"Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho." Gênesis 18.14.
Finalmente Deus dá o tão esperado filho ao casal Gênesis 21:1,2, dando continuidade em um fato que Abraão considerava insolúvel. Agora, o "velho e a velha estéril" geraram o belo Isaque. "Era Abraão de 100 anos quando lhe nasceu seu filho Isaque" Gênesis 21.5.
Mas essa foi apenas uma amostra do poder de Deus. Na verdade Abraão ainda precisava de um conserto afinal, ele ainda era o incrédulo. Mais adiante veremos a providência de Deus para acabar de uma vez por todas com a incredulidade do "pai da fé".
O conserto de Abraão 
As conseqüências do pecado de Abraão começaram a aparecer. Sua "empregada" Hagar e seu filho Ismael de 13 anos, e Sara com seu bebê Isaque viviam juntas nas terras de Abraão.
Certamente poligamia não provém do coração de Deus, e começaram a surgir ciúmes entre as mulheres, e entre as crianças. Hagar foi expulsa das terras de Abraão, mas isso falaremos em outro momento, pois agora vamos falar sobre o conserto de Abraão.
Tudo parecia normal. Abraão, Sara e Isaque, enfim sós. Imagino a amizade que Abraão criou com seu tão esperado filho. O rapaz se tornava um adolescente notável. Mas Deus ainda sim queria um conserto em Abraão. Deus, com sua infinita misericórdia, sempre nos chama para um conserto.
No capítulo 22 de Gênesis, Deus faz a prova final com Abraão. Agora finalmente Abraão deveria mostrar se havia adquirido fé e confiança em Deus, ou não.
"E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi." Gênesis 22:1,2.
Deus testa a fé e confiança de Abraão. Será que após tantas experiências ele finalmente aprendeu a crer no Deus dos impossíveis?
"Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera." Gênesis 22:3.
Notamos no texto que Abraão não titubeou diante da ordem de Deus. Já não era o mesmo Abraão incrédulo de antes, agora ele estava disposto a confiar em Deus a ponto de entregar a Deus o seu "filho da promessa". Imagino que Abraão pensou: "Deus disse que eu teria um filho, e disse que eu teria uma descendência sobre a terra. Se Deus não se contradiz, certamente ele sabe o que fala".
"E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós." Gênesis 22:5.
Outra lição importante vejo que no texto. Abraão sabia que estava indo sacrificar seu filho, porém ele entendia isso como adoração a Deus. Vejo no plural, que ele confiava que seu filho voltaria com ele. Isso é uma prova de fé. Abraão está passando na prova final, ele esta sendo provado e aprovado!
"E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos." Gênesis 22:6.
"Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?" Gênesis 22:7. Deus proverá! Esta era a certeza de Abraão.
Se você passa por alguma prova, talvez esteja até sacrificando-se para alcançar favor de Deus, saiba disso: Deus proverá a solução para sua vida.
"E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos." Gênesis 22:8.
E realmente Deus proveu... 
"E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho." Gênesis 22:9-12.
Abraão se coloca lado a lado com a personalidade de Deus: 
"Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu filho unigênito para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha vida eterna".
"Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho." Gênesis 22:13.
Hoje o Senhor também tem uma solução para você e sua vida, basta você crer acreditar que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais além do que penas ou espera.
Entregue hoje sua vida , sua confiança ao Senhor e com certeza ela dará um novo rumo a sua vida.
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .