MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


BATALHA ESPIRITUAL

Há no meio evangélico hoje, uma intensa propaganda de “batalha” espiritual, como se esta luta fosse tudo na vida cristã. Adesivos para carros convocando os cristãos para a luta; outros promovendo um tipo de defesa, como exemplo: “todo mal está amarrado, em nome de JESUS”.
Existe uma luta espiritual. Não nego isto. Paulo tinha consciência desta luta, que segundo ele “não é contra o sangue e a carne”, ou seja, não é física.
Ele reconhecia uma estratégia organizada do mal, algo horrendo e pavoroso agindo sob forças demoníacas. Mas, nem por isso fez disso a sua bandeira e pregação.
Estejamos alerta! O adversário está rodeando e rugindo como leão tentando nos devorar. I Pedro – 5:8.
Estejamos sóbrios e vigilantes, lançando mão da “Armadura de DEUS” para esta luta. Sempre nos fortalecendo do próprio SENHOR DEUS Efésios – 6:10, mas, tomando cuidado com a luta  em si mesma, dando a ela o devido valor e não supervalorizando.
Sabemos que a vida cristã em si mesma é uma luta contínua contra o mal. Paulo se torna parte disto por experiência própria e para isso a necessidade suprema é o poder de DEUS. O conflito é violento e para ser suportado precisamos “ser fortalecidos”.
Que inimigo é este?
Qual o inimigo desta luta? Com certeza todos afirmaremos: “é o diabo”. E é verdade; satanás é o grande adversário nesta luta. Paulo fala de “principados e potestades”, “dominadores deste mundo tenebroso” e “forças espirituais do mal”.
A principal questão é que nós, cristãos, espiritualizamos demais esta luta, achando que estamos lutando pessoalmente com satanás e esquecendo de estruturas injustas que oprimem o homem; esquecendo de lutar contra a fome, a miséria, a desigualdade, contra os políticos desonestos que estão sob a influência de satanás, esquecemos de lutar contra o desemprego, os meninos de rua, a prostituição infantil, que têm sido agentes de morte neste país. Enfim, esquecemos de lutar contra as estruturas que geram egoísmo, injustiça, ódio, opressão e morte.
Na “batalha” espiritual tão propagada por muito cristãos, pensa-se que só satanás é o inimigo a ser combatido. Combatem-se muitos demônios e vários espíritos, esquecendo-se de estruturas e sistemas que estão servindo ao mal.
Enfim, a “batalha” é espiritual, porém se concretiza no material. A luta não é contra a ”carne e o sangue”, mas, é a carne e o sangue que sentirão os resultados das ciladas do inimigo.
Cabe a nós como comunidade cristã perceber que esta “batalha” espiritual é também uma “batalha” material em favor dos povos excluídos e injustiçados. A “batalha” espiritual de nosso SENHOR JESUS era também uma atividade voltada para os pobres, presos, cegos e oprimidos Lucas – 4:18-19. A igreja de hoje precisa desmistificar a “batalha” espiritual e só assim essa luta profundamente espiritual. O inimigo é satanás, mas precisamos percebê-lo nas suas múltiplas formas de agir. 
Quais armas deveremos usar?
Nesta luta entre o bem e o mal, que armas a igreja cristã dispõe para seu uso? O apóstolo diz que devemos nos “revestir de toda a armadura de DEUS” Efésios – 6:11. A armadura era uma roupagem que o soldado romano usava em época de combate.
O povo de DEUS, nós hoje temos que da mesma forma nos revestir desta “armadura de DEUS” para poder ficar firmes “contra as ciladas do diabo”, ou seja, fortalecidos no SENHOR. Nós, cristãos, travaremos guerra coroada de êxito, se estivermos revestidos da armadura; são sete em número, o que sugere perfeição espiritual.
A primeira peça da armadura de DEUS é a “COURAÇA DA JUSTIÇA”. A couraça protege o coração. “O cristão não pode se empenhar numa luta espiritual vitoriosa, a não ser que possua integridade pessoal, Provérbios – 4:23- Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
O “ESCUDO DA FÉ”, é outra importante peça desta armadura. Nossa confiança deve estar em DEUS. Não devemos ter nenhuma dúvida quanto à base de nossa fé. Com o escudo da fé, cada cristão estará habilitado a defender-se dos golpes do inimigo.
A armadura de DEUS também é composta pelo “CAPACETE DA SALVAÇÃO”. Usando o capacete poderemos conservar a cabeça firme como soldados que lutam pelo Reino, sabedores de que a batalha já foi ganha por JESUS CRISTO.
O “CINTURÃO DA VERDADE” é outra peça de ação com “absoluta sinceridade” entregando-se de corpo e alma à causa abraçada.
Nos pés estão “SAPATILHAS DO EVANGELHO DA PAZ”- estes sapatos são “a estabilidade do Evangelho da Paz”. É o calçado apropriado nesta luta espiritual na qual só atacamos com o Evangelho.
 Na mão está a “ESPADA DO ESPÍRITO”, a Palavra de DEUS. Uma arma tanto de defesa, como de ataque. Na tentação de JESUS, ELE usou esta espada para enfrentar satanás. Mateus – 4:1-11.
Finalmente, a mais poderosa de todas as armas, a “ORAÇÃO”. A oração é a arma fundamental nesta luta espiritual. O Novo Testamento exorta com ênfase o cristão a orar sem cessar, Lucas – 18:1; Romanos – 12:12; Filipenses – 4:6; Colossenses – 4:2; e I Tessalonicenses – 5:17.
Cabe aqui uma reflexão bem prática em relação a estas armas.
Temos, como cristãos, usado estas armas para enfrentar a luta espiritual?
A nossa armadura tem sido esta fornecida por DEUS?
A Bíblia diz que já somos mais do que vencedores Romanos – 8:37. Isto tem sido realidade em sua vida? Reflitamos!
Não permita que o inimigo use estas armas contra você, tornando-o num religioso e sem o discernimento espiritual necessário para lutar contra os verdadeiros inimigos.
Aproveite que agora você está com o seu entendimento renovado e caso tenha se rebelado contra alguém por não saber que a sua luta não era contra esta pessoa, dê uma chance a você mesmo de ser feliz e vencer mais esta batalha, liberando agora o perdão e se necessário, pedindo a quem tenha magoado.
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .