MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog



BATALHA ESPIRITUAL
Efésios 6:10-20 - 10- Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11- Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; 12- pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. 13- Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. 14- Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, 15- e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, 16- tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17- Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18- com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, 19- e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, 20- pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar.
De 1989 para cá, há inúmeras publicações sobre este assunto. São livros que retratam essa “batalha” e pretendem traçar estratégias para que os irmãos venham vencer as forças invisíveis que dominam os homens.
São incontáveis os irmãos que entendem mal esta luta da qual Paulo fala na carta aos Efésios. Por um lado existe o exagero quando se pensa nesta luta, atribuindo a tudo que acontece na vida como tendo relação à esta “batalha” espiritual.
De outro lado, existe o perigo de se pensar que esta luta não é contra a carne, (pois todas as lutas espirituais se manifestam na carne) e sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. Efésios - 6:12.
Qual a Visão Bíblica?
Que inimigos podem ser identificados nesta luta espiritual?
Gênesis – 4:3-7 – 3- Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4- Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, 5- mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que se irou Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6- Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? E por que está descaído o teu semblante? 7- Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? E se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar. Vemos aqui que o inimigo colocou em Caim um sentimento de rejeição e desprezo por parte de DEUS em relação à sua oferta. Quando na verdade ele não havia dado o seu melhor, mas apenas estava cumprindo um ritual e não deu com alegria o seu melhor. “A brecha foi aberta”.
DEUS não age em nossas vidas por acaso ELE quer nos ensinar a não permanecermos no erro, veja: João – 16:33– Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
JESUS nos ensina a estarmos sempre vigilantes, I Pedro – 5:8- Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.
Que tipo de armas os cristãos devem usar neste conflito espiritual?
II Coríntios – 6:7- Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça à direita e à esquerda. A verdade liberta e quebra toda e qualquer mentira do diabo e dos homens.
II Coríntios – 10:3-4- 3- Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, 4- pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas. Quando identificamos que a nossa luta é espiritual devemos usar as armas certas, ou seja, espirituais e não ir contra o irmão, o marido, a esposa, os filhos, etc.
Gálatas – 5:16-26 – 16- Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17- Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18- Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19- Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20- a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21- as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. 22- Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23- a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. 24- E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25- Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 26- Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Em que sentido esta luta já está ganha?
Romanos – 8:31-39 –31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32- Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? 33- Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; 34- Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; 35- quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36- Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37- Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. 38- Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, 39- nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus Nosso Senhor.
Colossenses – 2:14-15 – 14- e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; 15- e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.
Vamos Refletir? A supervalorização da luta.
Quando se fala em luta espiritual há uma verdadeira corrente de exageros. A luta passa a ser chamada de BATALHA, começa o exagero a partir daí. Em nenhuma das versões bíblicas em português encontramos Efésios – 6:12 traduzido como “batalha”.
Nosso SENHOR JESUS CRISTO tinha consciência viva do caráter pessoal e dos poderes do maligno no universo e nem por isso ELE deu ênfase a este conflito espiritual.
No episódio do regresso dos setenta, quando relatam suas vitórias sobre o inimigo, JESUS diz aos discípulos: “Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e, sim porque os vossos nomes estão arrolados nos céus”. Lucas – 10:17-20.
O motivo da alegria não é porque aconteceu vitória na luta e sim, por causa da Salvação em CRISTO.
Esta mensagem continua amanhã.
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .