MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


A FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Deuteronômio  6 –  1-  ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir; 2-  Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. 3-  Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. 4-  Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. 5-  Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. 6-  E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7-  E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 8-  Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. 9-  E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. 10-  Quando, pois, o SENHOR teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste, 11-  E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares, 12-  Guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. 13-  O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás. 14-  Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós; 15-  Porque o SENHOR teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra. 16-  Não tentareis o SENHOR vosso Deus, como o tentastes em Massá; 17-  Diligentemente guardareis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te tem mandado.
Deuteronômio – 11:19 – Ensina a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos.
São muitos e graves os problemas na família. A educação de nossos filhos é um deles. Sabe-se que várias são as famílias que simplesmente transferem para a escola e a igreja a responsabilidade de educação dos filhos. A tarefa de educar não é só da Escola, e sim da família e da igreja. A família, como núcleo social, está cada dia mais sendo desafiada a cumprir a tarefa de educação de filhos. Será que ela está cumprindo bem esta função?
“Educação dos Filhos nos Tempos Bíblicos”
DEUS é o grande educador. Eliú perguntou: “Quem é mestre como o SENHOR” Jó – 36:22. O profeta Isaías afirma: “Todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e será grande a paz de teus filhos”. Isaías – 54:13.
Educação nos tempos patriarcais
·        Uma das prerrogativas do chefe de família nos tempos patriarcais era ensinar os filhos e os da sua casa. Para os servos do SENHOR, a educação dos filhos era um dever religioso. DEUS dissera a seus filhos a respeito de Abraão: “Porque eu o escolhi para que ordenasse a seus filhos e a sua casa  depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR, e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito”. Gênesis – 18:19.
Esta declaração mostra que DEUS dá grande importância à educação. DEUS exigiu de Abraão, Isaque e Jacó que educassem os da casa nos Seus caminhos de justiça e juízo, a fim de que as gerações futuras estivessem em condições de seguir o caminho do SENHOR.
 Educação nos Tempos dos Sacerdotes, Levitas e Profetas
·        Ao passo em que os pais forneciam educação básica, os Sacerdotes, Levitas e Profetas educavam o povo, instruindo-os na lei do SENHOR. I Samuel – 2:22-26 – 22- Eli era já muito velho; e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e como se deitavam com as mulheres que ministravam à porta da tenda da revelação. 23- E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? pois ouço de todo este povo os vossos malefícios. 24-Não, filhos meus, não é boa fama esta que ouço. Fazeis transgredir o povo do Senhor. 25- Se um homem pecar contra outro, Deus o julgará; mas se um homem pecar contra o Senhor, quem intercederá por ele? Todavia eles não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria destruir. 26- E o menino Samuel ia crescendo em estatura e em graça diante do Senhor, como também diante dos homens.
Quando os Sacerdotes, Levitas e Profetas negligenciam seu dever e educar a nação, o povo sofria as conseqüências. “O meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento”. Oséias – 4:6; II Reis – 17:13,14 – 13- Todavia o Senhor advertiu a Israel e a Judá pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Voltai de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.14-Eles porém, não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como fizeram seus pais, que não creram no Senhor seu Deus.
Esdras  7:10 - Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para ensinar em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças.
Neemias 8:7 - Também Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube; Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas explicavam ao povo a lei; e o povo estava em pé no seu lugar.
Educação nos tempos de JESUS
·        Na época em que JESUS apareceu na Terra, os escribas e fariseus haviam se tornados uma elite de instrutores, Mateus – 23:6,7 - 6- gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas,7-das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi.
Gostavam de ser chamados de “Rabi”, titulo honorifico, significando “Meu Grande” (Excelente). JESUS acusou ambos os grupos de invalidarem a Palavra de DEUS por causa da tradição e da doutrina de homens. Mateus – 15:1,6,9 -1- Então chegaram a Jesus uns fariseus e escribas vindos de Jerusalém, e lhe perguntaram: 6- E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus. 9- Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.
Embora JESUS não tivesse cursado nas escolas judaicas, ainda assim era instrutor incomparável. Mateus – 7:28,29 – 28- Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina; 29- porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.
Mateus - 28:8 - E, partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.
João – 13:13 - Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou.
 Educação de filhos nos tempos atuais
·        Evidentemente não temos formas mágicas, normas, leis ou regras universais para a educação de filhos. Entretanto, entendemos que o relacionamento entre pais e filhos, à semelhança de relacionamento interpessoais que envolvem ligação afetiva, pode ajudar sensivelmente na questão da educação de filhos.
Educação que ofereça liberdade com limites
·        É bom lembrar que desde o início da raça humana, DEUS já apresentava este princípio de liberdade com limites. No jardim do Éden, Adão e Eva possuíam liberdade quase total, mas DEUS havia imposto um limite que era não comer do fruto da árvore, Gênesis – 2:16,17 – 16-Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17- mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Importante observar a recomendação de Paulo “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém”, I Coríntios – 10:23.
·        Infelizmente, alguns pais oferecem total liberdade aos filhos. Daí surge a libertinagem e alguns filhos acabam dominando seus pais. A Bíblia declara que não se deve retirar a disciplina da criança. Provérbios – 13:13 - Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá.
Educação baseada no diálogo
·        Os filhos têm o direito de falar e os pais não podem monopolizar a conversa numa demonstração de autoritarismo. Muitos pais conversam com seus filhos utilizando palavras impróprias, com agressões e ameaças, mentiras, xingamentos, etc. O sábio Salomão declara: “A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” Provérbios – 15:1.
Efésios – 4:25-29 – 25- Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. 26- Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; 27- nem deis lugar ao Diabo. 28- Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. 29- Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.
Tiago – 3:1-12 – 1- Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo. 2- Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo. 3- Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo. 4- Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro. 5- Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. 6- A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. 7-Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano;8- mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal. 9- Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10- Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. 11- Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa? 12- Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce.
 Princípios Para Uma Boa Educação
·        O apóstolo Paulo aborda o assunto do relacionamento familiar com muita categoria. Na sua carta aos Efésios - 6:4, ele faz uma recomendação: “Pais não provoqueis os vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e admoestação do SENHOR”.
Evite o uso impróprio da autoridade
·        DEUS coloca os pais como autoridades principais na vida dos filhos. A maioria dos pais não reconhece a tremenda responsabilidade que lhes foi dada. É importante que os pais tenham comunhão com DEUS e conheçam Sua Palavra, para dirigir seus filhos no centro da vontade de DEUS. Jamais exigir um comportamento de seus filhos que você pai, não demonstre. Às vezes numa hora de irritação dão ordens impensadas. Como pais, temos o direito de exigir obediência de nossos filhos, mas quando exigimos sem amor, provocamos nossos filhos à ira.
Evite disciplinar seus filhos no momento de raiva
·        Provocando nossos filhos à ira, quando disciplinamos no momento da raiva, ódio. A Palavra do SENHOR diz que a disciplina sem amor não produz o fruto pacifico. Hebreus – 12:10.
Evite corrigir sem uma boa comunicação
·        É necessário que haja uma boa comunicação com os filhos. Três regrinhas podem ajudar aos pais a serem fiéis na disciplina dos filhos: Identificar previamente as ordens, ter certeza de que comunicou o que você queria e o que não queria; quando há desobediência, explique ao seu filho que a disciplina é por causa daquela desobediência específica. Provérbios – 22:15 - A estultícia está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele.
Provérbios – 29:15-17 - 15- A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. 16- Quando os ímpios se multiplicam, multiplicam-se as transgressões; mas os justos verão a queda deles. 17- Corrige a teu filho, e ele te dará descanso; sim, deleitará o teu coração.
Pais, educar filhos não é uma tarefa difícil. Mas para os que procuram ser fiéis, DEUS promete: “E QUANDO OS FILHOS FOREM VELHOS NÃO SE DESVIARÃO DOS ENSINOS DA PALAVRA DE DEUS”.
QUE O SENHOR NOSSO DEUS NOS DÊ GRAÇA E SABEDORIA PARA DAR UMA EDUCAÇÃO ESMERADA NA PALAVRA DO SENHOR E MUITO AMOR PARA JUNTO COM ELA DARMOS O EXEMPLO AOS NOSSOS FILHOS.
QUE DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .