MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


A COMUNICAÇÃO FAMÍLIAR
Efésios – 4:25 - Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.
Efésios – 5:2 – E andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
Provérbios – 15:1 - A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Vivemos na era da comunicação: rádio, TV, vídeo, telefone, internet, computadores, etc. É lamentável que toda essa tecnologia não é capaz de reduzir as constantes reclamações quanto à comunicação interpessoal. Na vida, a correria de cada dia, o cansaço, a televisão, roubam a possibilidade de comunicação tão necessária ao relacionamento familiar. Infelizmente as pessoas vão se tornando estranhas, mesmo residindo sob um mesmo teto.
Fatores que Prejudicam a Comunicação no Lar
·        Há fatores básicos pelos quais muitos de nós não conseguem transmitir ao outro o que estão pensando. Esses fatores prejudicam sensivelmente a comunicação familiar. Vejamos:
Incapacidade de comunicação
·        Muitas pessoas não têm a capacidade de conversar com as outras. Nunca aprenderam a compartilhar francamente com outra pessoa, encontram dificuldade em achar a palavra certa. Preferem ficar calada, fecham-se um para o outro.
Medo de expor
·        Outros têm medo de se expor com relação ao que sentem ou pensam. Não querem correr o risco de serem rejeitadas ou magoadas se alguém discordar delas. Esta é uma capa protetora. Às vezes, tomam a seguinte atitude: “FALAR NÃO VAI RESOLVER NADA, ENTÃO, POR QUE FALAR?”.
Complexo de inferioridade
·        Esse problema interfere na comunicação. A pessoa pensa que não tem nada a oferecer. Tem uma autoimagem muito fraca e como resultado, evita fazer comentários ou expressar sentimentos pessoais.
Como derrubar as Barreiras da Comunicação
·        Há alguns critérios que se praticados, podem melhorar a comunicação do casal e da família.
Faça de uma melhor comunicação a prioridade da sua família
·        A comunicação precária causa problemas familiares. O casal deve assumir um comprometimento em melhorar o relacionamento familiar: Reservar um tempo diariamente para se sentar lado a lado e conversar sem nenhuma distração externa; procurar melhorar sua comunicação; avalie alguns de seus problemas mais comuns na comunicação e planeje uma estratégia para atacá-los positivamente.
Procure melhorar sua habilidade de ouvir
·        O apóstolo Paulo recomenda que devemos ser “prontos para ouvir, tardios para falar”, Efésios – 1:19. Muitas vezes ouvimos apenas metades. Tentamos planejar nossas respostas antes de nosso companheiro terminar de falar.
Pensamos que já sabemos o será dito. Ouvimos apenas os fatos sendo compartilhados e não os sentimentos que os acompanham. Pelo fato de nós não ouvirmos com atenção, nosso cônjuge sente-se censurado, ignorado ou não amado. Ouvir com atenção exige esforço e treinamento. Provérbios – 18:13 - Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha.
Fale a verdade com amor
·        O apóstolo Paulo diz: “FALANDO A VERDADE COM AMOR”, Efésios - 4:15; 29:32. O amor é um dos principais ingredientes da comunicação. É preciso permear cada gesto, cada palavra, cada atitude, comunicando o verdadeiro amor.
Muitas expressões bíblicas advertem quanto ao amor em todos os nossos relacionamentos I Corintios – 13:4-6 - 4- O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5-não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6- não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade.
I João – 4:21 - E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão.
Provérbios – 15:1 - A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Princípios para uma boa Comunicação
·        Quero sugerir alguns princípios que julgo importante para um bom relacionamento familiar.
Comunicação aberta
·        Em nosso lar todos precisam se sentir à vontade. Cada um deve ter espaço para compartilhar seus problemas, resolver suas dúvidas, falar de suas necessidades, comemorar suas vitórias, etc, numa conversa aberta, sem barreiras, sem preconceitos. Uma comunicação aberta permite a concentração de esforços na busca de soluções para os problemas da família.
Comunicação respeitosa
·        Não existem pessoas iguais. Podem ser gêmeos, parecidos, semelhantes não iguais. Isto significa que cada um tem personalidade distinta e um precisa ser respeitado. É preciso saber respeitar as diferenças, evitando agressões verbais e imposições autoritárias que fazem a individualidade de cada um. Efésios – 4:29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.
Comunhão mútua
·        Na família cada um deve se interessar pelo problema do outro, dispondo-se a ouvir, a compartilhar, sabendo concordar e discordar, visando sempre o bem estar de toda a família.
A comunicação em família se faz em ambiente de mútua confiança. Sem confiança o lar correrá sérios riscos. Filhos criados por pais que não confiam neles, crescerão inseguros; esposas que vivem desconfiadas, tornar-se-ão neuróticas; maridos ciumentos denunciam a sua insegurança.
Certamente, tudo o que foi dito reveste-se de diretrizes para as famílias cristãs em sua vida de amor e adoração. É recomendável salientar a importância de se viver a vida de CRISTO em nosso lar.
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .