MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


A TEOLOGIA DA MÃE
MÃE é sinônimo de vida, de dedicação, preocupação, abnegação e sofrimento. MÂE, enfim, é amor. Esta palavra é algumas vezes usada para se referir a alguma “metrópole” ou cidade principal de um pais ou de uma tribo; e, outras vezes, é empregada compreendendo o povo todo II Samuel-20:19 - Eu sou uma das pacíficas e das fiéis em Israel; e tu procuras destruir uma cidade que é mãe em Israel; por que, pois, devorarias a herança do Senhor? Foi o nome dado a Débora Juizes-5:7 - Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu Débora, me levantei, até que eu me levantei por mãe em Israel.
Certa vez ouvi alguém dizer que “DEUS TAMBÉM É MÃE”. DEUS pode ser mãe, porque pode ser pai; e ELE é pai não porque é homem, mas porque é pessoa. DEUS atribui o papel materno a si mesmo em alguns textos.
NO VELHO TESTAMENTOS.
Isaias-49:15 - pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Mãe fiel, da idéia de uma Mãe presente, que não abandonou o filho e que dele se compadece.
Jeremias-31:15 - Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo. Raquel chora a seus filhos, e não se deixa consolar a respeito deles, porque já não existem. DEUS compara a sua dor a de Raquel: Raquel é uma figura usada para simbolizar a dor de todas as mães que tiveram seus filhos assassinados Mateus-2:17,18 – 17- Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias: 18- Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem.
Oséias-11:3 - Todavia, eu ensinei aos de Efraim a andar; tomei-os nos meus braços; mas não entendiam que eu os curava. Trabalho da mãe: Ensina a andar, a demonstração  de cuidado; o acalentar; o tratamento das doenças dos filhos.
NO NOVO TESTAMENTO.
Lucas-13:34 - Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste! JESUS se coloca nesta posição em relação à proteção do povo.
Gálatas-4:19 - Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;
A Bílblia apresenta em Maria a figura mais expressiva do papel materno.
MARIA ANTES DE SER MÃE É PESSOA.
VIVE NA GRAÇA: Favorecida Lucas-1:28 - E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo.
PESSOA REFLEXIVA: Lucas-1:29 – Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa.
MANIFESTA SUA OPINIÃO: Lucas-1:34 – Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?
COMPROMETIDA COM DEUS: Lucas-1:38 – Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.
RELACIONADA COM SEU MUNDO: Lucas-1:46-56 – 46- Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47- e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador; 48- porque atentou na condição humilde de sua serva. Desde agora, pois, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49- porque o Poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome. 50- E a sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem. 51- Com o seu braço manifestou poder; dissipou os que eram soberbos nos pensamentos de seus corações; 52- depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes. 53- Aos famintos encheu de bens, e vazios despediu os ricos. 54- Auxiliou a Isabel, seu servo, lembrando-se de misericórdia 55- (como falou a nossos pais) para com Abraão e a sua descendência para sempre. 56- E Maria ficou com ela cerca de três meses; e depois voltou para sua casa.
ESPERANÇOZA: Lucas-1:45 - Bem-aventurada aquela que creu que se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas.
SEDENTA DE JUSTIÇA: Lucas-1:52, 53 – 52- depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes. 53- Aos famintos encheu de bens, e vazios despediu os ricos.
MARIA É EXPRESSÃO ADULTA DO QUE SEJA SER MÃE DE DEUS.
Não toma o lugar do filho, Mateus-1:18 - Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo.
É submissa a DEUS e ao marido, Mateus-2:13,19,20 – 13- E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
19- Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, 20 dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino.
É humilde para aprender lições: Marcos-3:21, 31 – 21- Quando os seus ouviram isso, saíram para o prender; porque diziam: Ele está fora de si. 31- Chegaram então sua mãe e seus irmãos e, ficando da parte de fora, mandaram chamá-lo.
Não é superprotetora: Lucas-4:29 - e, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o despenhadeiro do monte em que a sua cidade estava edificada, para dali o precipitarem.
Reconhece a autoridade do filho: João-2. (Leia na Bíblia).
Manifesta uma solidariedade adulta para com o filho: João-19:25 -  Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, e Maria, mulher de Clôpas, e Maria Madalena.
Foi mãe do Salvador, daqueles que gerou e de muitos mais: João-19:26,27 – 26- Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. 27- Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde àquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.
Você que é mãe pode fazer uma opção: ou permanecer no papel cultural de mãe, ou encarnar a missão de mãe, que começa em DEUS e que deve se corporificar em você.
Quero hoje prestar uma homenagem às mães, em particular a minha Mãe, a Mãe dos meus filhos, a Cíntia e todas as mães que sempre sofrem por seus filhos pelo simples fato de velos sendo de alguma forma prejudicados. Quero que saiba o quanto eu as admiro e o quanto eu as respeito, que DEUS lhes abençoem MÂES.
Mãe, quem é você? Se estou feliz, quantas vezes te esqueço, Se estou triste, quantas vezes te procuro.
Mãe, quem é você, que eu critico, de quem exijo coisas tão pequenas para satisfazer a minha comodidade, mas a quem peço a maior ajuda nos instantes mais difíceis?
Mãe, quem é você, para quem eu tantas vezes esqueço o meu carinho, e de quem exijo tanta atenção?
Mãe, quem é você, com quem eu discuto e para quem eu peço conselhos?
Mãe, quem é você, para quem reclamo sempre e para quem eu guardo o abraço maior e a maior ternura?
Mãe, eu sei quem você é, você é o AMOR, você é a expressão maior de DEUS em nossas vidas!
EU TE AMO MAMÂE E A TODAS AS MÃES.
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .