MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


EVANGELIZANDO
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Marcos – 16:15). Estas são palavras de JESUS CRSITO, relativas à missão que temos neste mundo: anunciar o REINO DE DEUS, o SEU amor,o sacrifício de seu FILHO, na cruz, reconciliando-nos com ELE. Evangelização é ação. No entanto, não é uma ação desordenada.
Como o propósito de alcançar sues objetivos, a evangelização tem métodos, que podem otimizar a sua prática, uma vez que os motivos que são a mola propulsora para o desencadeamento desse processo são o amor e as misericórdias de DEUS pela humanidade.
ATOS – 17 A 19.
Paulo fez 3 viagens missionárias e , em cada uma delas, nos revela motivos e métodos de evangelização.     
PAULO EM ATENAS ATOS  17:16-31 – 16-  E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria. 17-  De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam. 18-  E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição. 19-  E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? 20-  Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isto 21-  (Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade). 22-  E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; 23-  Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. 24-  O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; 25-  Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; 26-  E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; 27-  Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; 28-  Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. 29-  Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. 30-  Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; 31-  Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
O que ele VIU: Não foi beleza, mas idolatria esmagadora, o povo era e é altamente supersticioso.  (v.16). Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.
O que SENTIU: Ciúmes pelo nome de CRISTO
O que FEZ; Pregou a CRISTO JESUS (v.17). De sorte que discutia na sinagoga com os judeus e os gregos devotos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam.      
METODOS PARA EVANGELIZAÇÃO EM ATENAS:
Compreensão da sua mensagem: Proclamou DEUS em Sua Grandeza.
·        O criador (v.24), O DEUS que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele SENHOR do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.
·        Sustentador (v.25), Nem tão pouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa, porque Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração, e todas as coisas.
·        Governador (v.26), De um só fez todas as nações dos homens, para habitarem sobre a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites de sua habitação.
·        Pai (v.28), Pois NELE vivemos, e nos movemos, e existimos. Como também alguns dos vossos poetas disseram: Somos também sua geração.
·        Juiz (v.30,31), Mas DEUS, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todos os lugares se arrependam.  Pois determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou. ELE disso deu certeza a todos, ressuscitando dentre os mortos.
PAULO EM CORINTO E EM ÉFESO (18 e 19)
A percepção de Paulo e seu comportamento com as cidades:
·        ATENAS – O centro intelectual (universidade).
·        CORINTO – O centro comercial.
·        ÉFESO – O centro religioso (“DIANA”).
MÉTODOS USADOS EM ÉFESO E CORINTO.
·        BOM LOCAL: Escolheu um local secular: a sala de conferencias em Tirano (Atos-19:9). Lugares seculares são excelentes para a evangelização: universidade, jantares, celebrações em empresas, cinemas e teatros alugados (a igreja de David Wilkerson se reúne, hoje, num grande teatro na Brodway).
·        BEM PREPARADO: A apresentação lógica e bem documentada (Atos-18:4 e 11;19; 19:8 e 9). Até os inimigos sabiam que ele era lógico (Atos-18:13). A evangelização pode ser simples, mas não simplista.
·        TEMPO SUFICIÊNTE: Ficou durante um período extenso (Atos-19:10). Acompanhou o processo pós-conversão. (DISCIPULADO)
Em contraste com a evangelização de Paulo, a nossa parece superficial. Normalmente tende a ser.
- Eclesiástica: Paulo invadiu o mundo, levando a todos os povos, independente de sua classe social, de seu conhecimento, de sua raça. A nossa evangelização é dentro da igreja, às vezes na porta.

-Irracional: Paulo ensinava e debatia a verdade, mas às vezes, nós evangelizamos de forma dogmática e simplista. Paulo contextualiza a mensagem do evangelho; nós, as vezes, criamos barreiras e preconceito, impedindo as pessoas de se identificarem com a mensagem anunciada.
È como querer ganhar uma pessoa homossexual dizendo que ela esta cheia de demônios, temos que amá-los, foi assim com amor que eu e você fomos conquistados pelo amor de CRISTO. A palavra nos ensina vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados que eu os aliviarei.
JESUS te chama como você esta, e se tiver que mudar não sou eu ou qualquer membro da igreja que fará a obra é o ESPIRITO SANTO.
- Superficial - Paulo evangelizava e se preocupava com o futuro do convertido. Às vezes, pessoas levantam as mãos, mas não são assistidas posteriormente por ninguém. Temos que  obedecer o IDE pregai a toda as criaturas, mas também temos que obedecer ao IDE fazei discípulos.
Uma irmã a algum tempo atrás estava sendo discipulada por mim, sendo ela de outro ministério, e eu lhe pedi que comunicasse ao seu pastor que estávamos neste processo de discipulado, ela me disse pastor estou na igreja a algum tempo mas não tenho o numero do telefone do pastor.
É incrível como alguém chega na sua casa, entra senta, se alimenta, louva, vai embora e você não sabe quem é, onde mora, o que esta passando, vamos amar ao nosso próximo como a nós mesmos.
Se tiver alguém ao seu lado que você não conheça, se apresenta, descubra onde mora, o que faz, se precisa de algo, apresente a outros irmãos, não seja superficial, seja cristão o verdadeiro discípulo de CRISTO.
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .