POLUIÇÃO E MORTE DOHOMEM
Romanos 8:20-21 – 20- Pois a criação ficou sujeita á vaidade, não por sua vontade, mas por causa daqueles que a sujeitou. 21- na esperança de que também a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da Glória dos filhos de DEUS.
ECOLOGIA: È parte de biologia que estuda as relações dos seres vivos com seu meio natural e da sua adaptação ao ambiente.
As florestas se constituem numa grandiosa máquina biológica, fabricando madeiras, produzindo oxigênio, desenvolvendo vapor d’água à atmosfera e conservando parte dele no solo. A vegetação das flores preserva as encostas da erosão torrencial, servindo ainda de reserva de caça e abrigo para animais, sendo, além disso, habitat natural para as diversas espécies de vida animal e vegetal.
A poluição tem sido a grande ameaça ao ecossistema e o maior inimigo deste. Suas conseqüências danosas são sentidas diariamente, ; as quais acarretam a morte de peixes, rios e mares; deterioração do ar que respiramos, além de destruir, lenta r gradativamente, a natureza como um todo.
Precisamos visualizar o planeta e o homem neste dias. Tanto o homem como o mundo parecem estar vivendo uma espécie de regressão. O homem vive menos, é mais fraco; o mundo sofre terríveis ameaças de destruição e catástrofe. Que análises espirituais podem fazer quanto a esta visão.
No inicio do ano logo após a virada fomos pegos de surpresa com a catástrofe que atingiu os irmãos no Rio de Janeiro. Famílias foram tragas pela terra que caia das encostas e as lançavam ao mar, num deslizamento de terras sem precedentes no território brasileiro.
Alguns dias depois um abalo sísmico no Rio Grande do Norte, que deixou muitos assustados; logo depois o terremoto que tirou a vida de milhares de pessoas no Haiti, enquanto ainda eram retiradas vitimas dos escombros, o país foi tomado por outros abalos de menores proporções.
Alguns dias depois, fomos pegos de surpresa com mais um terremoto no Chile que também ceifou á vida de mais irmãos, deixando como no Haiti milhares de desabrigados, sem nada e sem ter onde morar.
Estas semanas têm este vazamento de petróleo imenso no golfo do México, que já esta atingindo até os USA.
O homem estará mesmo entrando em processo de regressão? As escrituras nos mostram que antes de DEUS criar através da sua palavra o mundo. como ele é, a terra era sem forma e vazia, estamos nós querendo deixá-la novamente nesta condição?
RESULTADO DESSA VISÃO.
-Visão Espiritual – Se não há uma razão para a existência da vida planejada por DEUS, a natureza também não tem sentido, (I Coríntios 15:19 – Se esperamos por CRISTO só nesta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
- Arrogância humana – Não há lugar para DEUS naquele que está cheio de si mesmo. Todos lembram das declarações do comandante do navio “Posêidon”
“- Este barco nem DEUS afunda!”. O navio não terminou sua primeira viagem.
Ou ainda: A banda mais famosa do mundo, “The Beatles”: “Somos mais famosos que CRISTO”. Não durou mais nem dois anos.
- Produção de uma sociedade suicida – “O homem deseja ser feliz mesmo quando vive a tornar a felicidade impossível”. Mesmo sabendo que destruindo as florestas estamos destruindo a nós mesmos, continuamos o processo suicida. Mesmo sabendo que comendo gordura estamos danificando nossa saúde, continuamos a ingeri-la.
O QUE ESTÁ POR TRÁZ DA CRISE MODERNA?
- O utilitarismo Ocidental – utiliza a natureza apenas como fonte de recursos imediatos. Não pensam nem em seus próprios filhos, que talvez não vejam as florestas com toda exuberância que podemos ver hoje.
- Um espírito de genocídio – deterioração da camada de ozônio, na atmosfera. O homem não satisfeito com a destruição na terra esta trabalhando para destruir as proteções que DEUS criou para nós em volta da terra.
- Total ausência de valor no que existe - o que é mais importante?:
1. O marfim ou o Elefante?
2. A bolsa ou o crocodilo?
QUAL A VISÃO CRISTÃ DO PROBLEMA?
- O homem pode alterar o processo de causa e efeito. Há muita coisa que o homem pode fazer para minimizar e impedir tragédias na natureza.
- A natureza geme, aguardando o dia da sua redenção. A natureza também sofreu com a queda, mas também tem esperança na promessa do Novo Céu e da Nova terra Apocalipse 21:1 Então vi um novo céu e uma nova terra, pois já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
A NATUREZA É ESPIRITUAL.
- Pela sua realidade – Os céus proclamam a glória de DEUS Salmo 19:1 e 24:1.
- Pelo que já experimentou: A morte e a ressurreição de CRISTO Mateus-27:54.
O QUE DEVEMOS FAZER?
1. Discernir esta visão, educando nossos filhos e a sociedade, a partir de atitudes coerentes de preservação da vida. Às vezes ficamos quietos por achar que será impossível alcançarmos o nosso objetivo. Isso é muito relativo, eu não posso mudar o mundo, mas eu posso mudar “o meu mundo” e começar por minha casa a transformação.
2. A criação é um reflexo do Criador. Não voz conformeis com as coisas deste mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS. (Romanos-12:2).
3. A tecnologia pode ser desenvolvida de maneira a ajudar, e não a destruir a natureza e o homem. Estamos as portas de mais uma eleição, mais uma vez teremos a chance de escolher os homens que serão responsáveis por aprovar, regulamentar, e autorizar novas leis e novas tecnologias, para serem utilizadas em nosso país. Preste atenção no que vai fazer, não desperdice esta oportunidade por saco de cimento, uma cesta básica, e assim contribuir para a destruição do futuro de seus filhos.
4. A NATUREZA DEVE SER EXPLORADA PARA SAÚDE DO SER HUMANO E PARA A SOBREVIVENCIA DESTE, MAS NÃO PARA A SATISFAÇÃO DA AMBIÇÃO DO HOMEM.
Você pode fazer a diferença hoje, como servo de DEUS, herdeiros e co-herdeiros de CRISTO temos que cuidar da terra que o Nosso DEUS preparou para nós é terra que mana leite e mel. Ajude a cuidar do que é seu e de seu filhos.
QUE DEUS NOS ABENÇOE...
0 comentários:
Postar um comentário