MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


A FALTA DE INTELECTUALISMO
Romanos 12:1,2 – 1- Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2- E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Intelectualismo:
Ø Domínio abusivo dos intelectuais. 
Ø Filos, Doutrina que sustenta que tudo no universo, incluindo os sentimentos e a vontade, se pode reduzir a elementos intelectuais. 
O cristianismo, desde o início de sua história, tem tido diversas características, uma delas é o apoio e o incentivo dados à atividade intelectual, ao bom uso da mente.
Por isso, varias escolas, seminários e universidades têm sido criados há séculos em praticamente todo o mundo, devido à influência do Cristianismo. A tradição cristã dá lugar ao equilíbrio entre razão e emoção. Sendo assim, há lugar no Cristianismo para exercício saudável do pensar e do sentir., isto é, da razão e da emoção.
Entretanto, tem se verificado ultimamente um desequilíbrio através de alguns grupos evangélicos pois supervalorizam e superenfatizam as emoções, deixando de lado a atividade mental. A atitude contra o intelectual é anti-bíblica, e é muito perigosa, pois abre espaço para praticas e pensamentos desvirtuados, e até de heresias.
VISÂO BÌBLICA.
Que atitude vê em Esdras contra a falta de intelectualismo?
Esdras   7:6,10 - 6- este Esdras subiu de Babilônia. E ele era escriba hábil na lei de Moisés, que o Senhor Deus de Israel tinha dado; e segundo a mão de Senhor seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira. 10- Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para ensinar em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças.
Quando Esdras chegou a Jerusalém. Nota-se a conexão de 1:1-3 com o final do livro das Crônicas. Observa-se que a mão de Deus faz que o rei Ciro permita aos judeus regressar do exílio babilônico a fim de reconstruir o templo em ruínas (1:1-11). Contudo, muitos foram os judeus que preferiram as comodidades da civilização babilônica às vicissitudes da Judéia açoitada pela pobreza. (2:1-70). Os que voltaram, começaram a dar preeminência a Deus (3:1-13).
Esdras poderia perfeitamente ficar e usufruir das mesmas comodidades e aprender coisas novas e dar novos rumos a sua vida.
Que exemplo de doutrina anti-intelectual vemos nos sacerdotes de Baal?  I Reis – 18:28 - E eles clamavam em altas vozes e, conforme o seu costume, se retalhavam com facas e com lancetas, até correr o sangue sobre eles.
Eles se retalhavam, se consumiam buscando resposta que nunca seriam respondidas, se deixando levar pelas emoções e deixando totalmente de lado a razão e a Palavra de DEUS.
Veja que recomendação Paulo faz a Timóteo, que comprova o valor que ele dava à atividade intelectual?  I Timóteo – 4:13-16 – 13- até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino. 14- Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero. 15- Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. 16- Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
II Timóteo -4:13 -  Quando vieres traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, especialmente os pergaminhos.
Paulo exorta a Timóteo que não abra mão dos seus conhecimentos e da unção que receberá sobre sua vida.
A falta de INTELECTUALISMO. Facilita o aparecimento de deturpações.
A atitudes que muitos evangélicos têm adotado, de resistência ao uso disciplinado da mente, de ausência de reflexão, é muito perigosa, pois prepara o terreno para o aparecimento de distorções e deturpações do evangelho bíblico.
Em outras palavras a falta de intelectualismo facilita o aparecimento de heresias entre os cristãos. A alienação cultural e social, recusa-se a lutar contra a injustiça, e outros.
Assim nesta preguiça mental, muitos deixam a Bíblia de lado e desobedecem a orientação bíblica de examinar todas as coisas e reter o que é bom I Tessalonicenses – 5:21, pois não é bom, acabam engolindo Camelos Mateus – 23:24. Se todos nós nos dedicarmos de modo mais criticamos e ativamos ao bom uso da mente, as deturpações do cristianismo terão mais dificuldade para influenciar as igrejas.
A falta de INTELELECTUALISMO. Favorece uma posição fundamentalista na igreja.
O fundamentalismo cria na prática uma verdadeira idolatria do passado, porque só considera como tendo valor o que é antigo. Tudo que é “moderno” é visto com desconfiança e descrédito. Esta atitude deve ser rejeitada pelos cristãos, por mais heróico, nobre e glorioso que o passado tenha sido, não pode ser exaltado a ponto de ser praticamente cultuado.
É sempre bom lembrar o lema da Reforma Protestante do século XVI que diz: “igreja reformada, sempre se reformando”. Pois quem é verdadeiramente reformado nunca pode ser fundamentalista (preso ao passado e intolerante) e anti-intelectualista (fechado ao bom uso da mente).
A falta de INTELECTUALISMO. Em um obstáculo ao nosso testemunho ao mundo.
Como já foi visto, o anti-intelectualismo quando se instala na igreja, impõe uma atitude de recusa a toda atividade de analise, critica e reflexão, com isto às vezes acontece, por mais estranho e incrível que pareça, com boa intenção. Alguns pensam que é orgulho e soberba dedicar-se ao uso sábio da mente nas atividades cristãs. Quem pensa assim precisa saber que embora exista realmente a possibilidade deste pecado, é igualmente pecaminoso recusar-se a usar a mente com a qual DEUS dotou a raça humana, diferenciando-a dos animais.
O anti-intelectualismo prejudica muito o testemunho da igreja no mundo, pois quando a igreja passa a considerar, que não tem nada a dizer em relação à política, literatura e artes em geral, economia, a acultura como um todo e outras manifestações como estas, por considerá-las, mundanas esta perdendo uma excelente oportunidade  e permitindo que apenas os não crentes, que não seguem a JESUS como SENHOR e Salvador da vida, estejam influenciando, negativamente o mundo.
È preciso que os seguidores fiéis de CRISTO ocupem espaços na sociedade, para nela exercer uma influência benéfica e curadora, Para que isso aconteça, o anti-intelectualismo precisa ser deixado de lado. Afinal de contas, a sabedoria do mundo Apocalipse – 5:12 - que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Deve ser usada para a Glória do Cordeiro de DEUS!
DEUS TE ABENÇOE... 

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .