MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


A FAMÍLIA E O ADULTO SOLTEIRO
I Coríntios – 7:32-35 – 32- Pois quero que estejais livres de cuidado. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor,33- mas quem é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar a sua mulher, 34- e está dividido. A mulher não casada e a virgem cuidam das coisas do Senhor para serem santas, tanto no corpo como no espírito; a casada, porém, cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. 35- E digo isto para proveito vosso; não para vos enredar, mas para o que é decente, e a fim de poderdes dedicar-vos ao Senhor sem distração alguma.
I Coríntios - 7:8 – Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
Primeiramente quero afirmar que nenhuma pessoa é sem valor ou supérflua na família ou na igreja de DEUS, Gênesis – 1:28 – Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
João – 3:16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Cada pessoa, seja qual for a condição em que se encontra, ela tem a capacidade de ser e de realizar algo para o bem estar tanto da família como no reino de CRISTO. Filipenses – 4:13 – Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Lamentavelmente, a experiência de muitos adultos solteiros tem sido de alienação e rejeição. Não encontram com facilidade, nem com freqüência, um ambiente em que possam exercer os seus dons e capacidade. A família deve ser sensível às necessidades do Adulto Solteiro e proporcionar um ambiente de muita compreensão e amor àqueles que dela depende tanto.
Quem são os Adultos Solteiros
Os adultos solteiros são: os que nunca se casaram, os enviuvados, os que se casaram, mas estão vivendo sozinhos (separados, divorciados e abandonados). O adulto solteiro de cada situação tem suas necessidades específicas e problemas próprios a eles.
Os que nunca se casaram
São várias as razões que podem levar alguém a não se casar:
Uma questão de tempo: Tem outras prioridades a cumprir, querem alcançar a autorrealização através de uma carreira profissional, querem terminar os estudos, e por estas razões resolveram adiar a questão do casamento.
Uma questão de opção: Tanto o casado como o solteiro são vocações positivas diante de DEUS. A pessoa solteira tem mais condição para servir a DEUS do que os casados. I Coríntios – 7:32 - Pois quero que estejais livres de cuidado. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor,

Os enviuvados: Este grupo inclui uma grande variedade de indivíduos, desde os recém-casados, dos quais um foi acidentado, até os mais idosos que já desfrutaram uma longa vida juntos. Alguns do enviuvados terão a felicidade de encontrar um outro cônjuge, com quem possam criar novo relacionamento duradouro e íntimo. Outros jamais se casarão de novo.
Os que se casaram, mas estão vivendo sozinhos: Os adultos que se casaram, mas por uma razão ou outra estão vivendo sozinhos, incluem os largados, os separados e os divorciados. Esse grupo necessita de apoio emocional por parte dos membros da família, a fim de que possam se sentir como seres humanos.
Quais as necessidades dos adultos solteiros: O propósito deste capítulo é levar a uma melhor compreensão das necessidades do adulto solteiro, e a uma melhor aceitação e expressão de amor para com ele. O mesmo precisa ver o amor de DEUS sendo refletido no seio da família, pois “nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns aos outros”, João – 13:35.
Necessidades daqueles que nunca se casaram: Suas necessidades são as mesmas de todos nós: aceitação, relacionamento afetivo com outras pessoas e um propósito que dê sentido à vida. Perdoar aos pais de qualquer culpa real ou imaginária por sua situação atual.
Às vezes, o solteiro se sente inseguro, indesejável e até desprezado, devido às pressões da sociedade de que todos se casem.
O adulto solteiro precisa receber da família uma afirmação que o seu estado civil nada tem a ver com a aceitação da sua pessoa.
Necessidades dos Enviuvados: Precisam de tempo para vencer o sentimento de pesar pela morte do Cônjuge, que é um processo de choque, raiva e ressentimento, depressão e desprezo.
Aceitar o fato da morte do cônjuge, a sua ausência permanente. É necessário ter amigos e amigas que possam dar apoio, empatia e compreensão.
Necessidade de começar de novo a vida, com novos alvos e propósitos. Às vezes, os amigos se sentem constrangidos em tentar oferecer conforto na hora, por não saberem o que podem fazer, nem dizer e acabam não dizendo nada ou quase nada.
Necessidades daqueles que se casaram, mas estão sozinhos: Alguém disse que a separação pode ser comparada com um terremoto. Há freqüentemente um abalo violento no começo, seguido por choques menores de culpa, aflição, raiva, autopiedade, ressentimento, frustrações e sentimento de fracasso. Há uma solidão, pior porque vem junto com a rejeição pela pessoa que era uma vez a mais chegada, a mais íntima.
Como Ajudar o adulto Solteiro: É importante conscientizar ao adulto solteiro que DEUS não planejou uma vida de derrotas para ninguém. Nossas vidas são aquilo que nós fazemos delas, dentro das circunstâncias em que  nos encontramos.
Descobrir a sua vida: É necessário fazer um inventário. Aceitar as coisas que não pode modificar e reconhecer o que pode ser modificado. Meditar naquilo que DEUS espera de você. Entre outras coisas, ELE deseja que cada um tenha uma vida cheia de gozo e de paz, João - 15:11 - Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. João – 14:27 - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Que cada um se torne amigo DELE, João – 15:15 - Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Que obedeça aos seus mandamentos, João – 14:21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. E se torne cada vez mais semelhante a ELE mesmo, Efésios – 4:32 – Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Efésios – 5:2 - E andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
Descobrir as limitações pessoais: Essas limitações podem ser os nossos receios, as nossas responsabilidades e obrigações para com outras pessoas, os sentimentos, as ocupações diárias, as necessidades e os desejos pessoais. A luta para vencer e nos desvencilhar dessas limitações não é fácil, mas vale a pena. É um meio ao nosso alcance para sermos pessoas autênticas, livres para crescermos e servimos uns aos outros em amor, Gálatas – 5:13 – Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros.
Ampliar-se em todas as dimensões da vida: Isso envolve a reavaliação dos alvos e das expectativas. Sonhos irreais, felicidade total, amor perfeito, nunca são encontrados prontinhos. Cada pessoa tem que se esforçar para atingir esses ideais, no entanto, eles aparecem como conseqüência de uma vida bem estruturada. Estabelecer alvos adequados e desenvolver planos práticos para alcançar esses alvos e planejar para o sucesso.
Deixar a Solidão para trás: A solidão freqüentemente está autoinduzida. Nós falhamos quando não criamos um tipo de relacionamento que necessitamos para evitar a nossa solidão. Devemos incluir algumas pessoas no nosso relacionamento do dia a dia.
Pesquisas revelam que é necessário falar com dez pessoas antes de fazer uma única venda. Daí reconhecemos a necessidade de se manter muitos contatos pessoais, pois, nem todos oferecerão aquilo que necessitamos.
É claro que existência de adultos solteiros em nosso meio é uma realidade. Eles, em muitos casos, necessitam e merecem um ministério todo especial. Devemos usar meios criativos para descobrir quem são, e quais são os seus problemas e como podemos ajudá-los melhor. Temos que lembrar que “por relacionamento eles foram feridos, e por relacionamentos serão curados”.
QUE DEUS NOS ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .