MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


A FAMÍLIA E AS FINANÇAS
I Timóteo – 6:3-10 - 3- Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, 4- é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, 5- disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro; 6- e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento. 7- Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar; 8- tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes. 9- Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. 10- Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Um dos maiores conflitos no relacionamento familiar diz respeito ao dinheiro. O dinheiro tem exercido grande influência sobre as pessoas desde a antiguidade. Ele é motivo de preocupação, discórdia, doenças e até mortes.
O alto custo de vida tem gerado muita ansiedade. Por outro lado, o dinheiro tem sido instrumento para resolver inúmeros problemas. Dizem até que o dinheiro não é problema, o problema é falta de dinheiro.
Causas da Desordem Financeira na Família
Realmente é um grande desafio para a família cristã lidar com o dinheiro. A má administração do dinheiro provoca sérios prejuízos. Vejamos algumas causas de desordem financeira no lar.
Desejo de enriquecer rapidamente
Há muitas famílias que colocam o dinheiro em primeiro lugar em suas vidas, esquecem que o homem e a mulher de DEUS devem tem um sistema adequado de valores, Colossenses – 3:1-41- Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2- Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3 -porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4- Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
Jogar na loteria, comprar carnês, praticar jogos de azar são alguns caminhos que algumas pessoas têm seguido na tentativa de ganhar dinheiro. É evidente que ganhar dinheiro é uma necessidade. É quase impossível viver sem ele. Mas qual é a maneira correta de se ganhar dinheiro? O princípio apresentado pela Palavra de DEUS é o TRABALHO HONESTO. A Bíblia chega ao ponto de ensinar que aquele que não quer trabalhar não deve comer, II Tessalonicenses – 3:10 e I Timóteo – 5:18. Os que querem ficar ricos rapidamente devem ouvir bem a Palavra de DEUS, “AQUELE QUE TEM OLHOS INVEJOSOS CORRE ATRÁS DAS RIQUEZAS, MAS NÃO SABE QUE HÁ DE VIR SOBRE ELE A POBREZA”. Provérbios – 28:22.
Desejo de seguir os padrões financeiros de nosso vizinho ou do amigo
A nossa tendência é obter o que o nosso vizinho ou amigo tem. Se comprar um televisor LCD, queremos comprar também. Se ele tem um carro importado, nós também temos que ter. Esta falta de contentamento leva o casal a se enrolar muito em sua vida financeira.
Ouça o que a Palavra de DEUS diz: “SEJA A VOSSA VIDA SEM AVAREZA. CONTENTAI-VOS COM AS COISAS QUE TENDES”. Hebreus - - 13:5 “PORQUE NADA TEMOS TRAZIDO PARA O MUNDO NEM COISA ALGUMA PODEMOS LEVAR DELE” I Timóteo – 6:7.
Comprar coisas desnecessárias
Quantas vezes a propaganda moderna procura criar em nós uma necessidade que na realidade não existe, somos motivados a comprar coisas que não são absolutamente necessárias. Quantos que sob o impulso do momento tomam dinheiro emprestado para comprar algo, mesmo que o orçamento familiar não permita. Esta situação gera conflitos entre o casal e para a família de outras necessidades básicas. Devemos atender para a Palavra de DEUS, “BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA E TODAS AS DEMAIS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS”. Mateus – 6:33.
Colocando as finanças em ordem
Apresentamos algumas sugestões para aqueles que estão interessados em usar bem o dinheiro que possuem.
Planeje os seus gastos de acordo com os seus vencimentos
Para planejar você precisa: Listar as suas necessidades na base da importância (aluguel, alimentação, educação, saúde, vestimentas). Pare com os gastos desnecessários: jornais, revistas, almoçar fora toda semana. Aprenda a economizar, atendendo às necessidades básicas, cortando os gastos supérfluos. II Tessalonicenses – 3:8-108- nem comemos de graça o pão de ninguém, antes com labor e fadiga trabalhávamos noite e dia para não sermos pesados a nenhum de vós. 9- Não porque não tivéssemos direito, mas para vos dar nós mesmos exemplo, para nos imitardes. 10- Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma.
Decida contribuir com 10% para o SENHOR
Devemos estar absolutamente convictos de que DEUS tem um plano especial para nós, no que diz respeito às finanças:

Primeiro: Suprir as nossas necessidades, Salmos – 34:8-10 – 8- Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. 9- Temei ao Senhor, vós, seus santos, porque nada falta aos que o temem. 10- Os leõezinhos necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor, bem algum lhes faltará.
Mateus – 3:10-11 – 10- E já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. 11- Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.
Filipenses – 4:19 – O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades, segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.
Segundo: Abençoar outros por nosso intermédio, Romanos – 12:13 – Acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade; Salmos – 37:21 – O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá. Deuteronômio – 15:7-11 – 7- Quando no meio de ti houver algum pobre, dentre teus irmãos, em qualquer das tuas cidades na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a mão a teu irmão pobre; 8- antes lhe abrirás a tua mão, e certamente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade. 9- Guarda-te, que não haja pensamento vil no teu coração e venhas a dizer: Vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão; e que o teu olho não seja maligno para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado. 10- Livremente lhe darás, e não fique pesaroso o teu coração quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo no que puseres a mão. 11 Pois nunca deixará de haver pobres na terra; pelo que eu te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra.
Terceiro: Sustentar o ministério de DEUS no mundo, I Coríntios – 16:10-11 – 10- Ora, se Timóteo for, vede que esteja sem temor entre vós; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também, 11- Portanto ninguém o despreze; mas encaminhai-o em paz, para que venha ter comigo, pois o espero com os irmãos. Romanos – 15:24 – Eu o farei quando for à Espanha; pois espero ver-vos de passagem e por vós ser encaminhado para lá, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia.
DEUS espera que sejamos fiéis na entrega dos dízimos e ofertas, II Coríntios – 9:6,7 - Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, 7- Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.
Aprenda a gastar sabiamente
Não devemos sair por ai gastando o nosso dinheiro de forma leviana. Criemos resistência a propaganda e aos vendedores que surgem inesperadamente à nossa porta. Lembrando de que a Palavra de DEUS nos ensina: “POR QUE GASTAI O VOSSO DINHEIRO NAQUILO QUE NÃO É PÃO, E O VOSSO SUOR AQUILO QUE NÃO SATISFAZ”  Isaias – 55:2.
Cuidado com a tentação de querer ser fiador, Provérbios – 6:1-5. O que fica por fiador sofrerá males, Provérbios – 11:15; perde até a roupa que veste, Provérbios – 27:13; perde a cama que descansa, Provérbios – 22:26,27. E tudo que falta de entendimento, Provérbios – 17:18.
A família cristã deve usar os recursos financeiros que tem, não importa se pouco ou muito, para o seu sustento digno e para o sustento da obra de DEUS e também para ajudar os necessitados. Lembre-se: “ DINHEIRO É ÓTIMO SERVO, PORÉM PÉSSIMO SENHOR”.
DEUS TE ABENÇOE... 

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .