MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


A FAMÍLIA E A SEPARAÇÃO
Mateus – 19:6 – Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não separe o homem.
Dentre os muitos problemas que abalam a família moderna, o drama da separação se constitui um dos mais complicados. A separação é um assunto polêmico e merece ser estudado sem paixão pessoal, à luz da Palavra de DEUS, que está acima de nossos preconceitos, erros morais e sociais. DEUS não criou a separação e nem ordenou sua prática. Moisés permitiu por causa da dureza de coração. O desejo de DEUS é que “cada homem tenha a sua mulher, e cada mulher o seu marido”. I Coríntios – 7:2.
Porque Fracassam Muitos Casamentos?
Não são poucas as dificuldades a serem enfrentadas pelos casais. Muitas são geradas pela formação de cada um, a incompatibilidade de gênios, as diferenças sociais e religiosas, relacionamento sexual, questões financeiras. Porém todos estes conflitos devem integrar os familiares na busca de DEUS para que a paz e o perdão sejam encarnados. João – 16:33 – Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Hebreus – 2:18 – Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
Desobediência à Palavra de DEUS
De acordo com a Bíblia, a separação tem como causa a desobediência à Palavra do Criador. Ao se misturarem com outros povos, imitaram seus costumes e induziram Moisés a considerar a separação como um ato legal, Mateus – 19:7 - Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Moisés, ao estabelecer a lei determinou certas condições para os que se separarem, Deuteronômio – 24:1-4 – 1- Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa. 2- Se ela, pois, saindo da casa dele, for e se casar com outro homem, 3 -e este também a desprezar e, fazendo-lhe carta de divórcio, lha der na mão, e a despedir de sua casa; ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer; 4- então seu primeiro marido que a despedira, não poderá tornar a tomá-la por mulher, depois que foi contaminada; pois isso é abominação perante o Senhor. Não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança. JESUS enfatizou que no princípio não foi assim, Mateus – 19:3,4 3- Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? 4- Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher.
Gênesis – 1:27 – Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. A separação torna os filhos do casal traumatizados e desajustados.
Jugo desigual
Muitas vezes a família naufraga, porque o casamento foi estabelecido sob o jugo desigual, II Corintios – 6:14-1614- Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? 15- Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? 6- E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. O desnível social e cultural pode causar desentendimento sobre o casal, gerando a separação. Às vezes, por falta de atenção às pequenas coisas que, somadas, geram o ódio, muitos casais se desentendem e não querem andar a “segunda milha”. Mateus – 5:41- E, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil.
Incompatibilidade de gênios
Antes que o compromisso amoroso se concretize, deve haver uma certeza absoluta de que a união do casal é da vontade de DEUS. A falta de uma estreita comunhão com o SENHOR e de uma completa rendição ao senhorio de CRISTO, contribuem para o surgimento dos constantes conflitos. Sabemos que é impossível o crescimento e a maturidade conjugal sem a existência de conflitos. Porém, a família não deve entregar os pontos, uma vez que os conflitos são inevitáveis. Ao contrário, todos os esforços deverão ser concentrados visando preservar a união da família.
A Solução à Luz da Palavra de DEUS
Bíblicamente falando, só há uma situação em que a separação é permitida: “adultério”, Mateus – 19:3-12. É preciso ressaltar que JESUS não ensinou, nem recomendou que a parte fiel deveria se separar da parte infiel. Portanto, “a separação” é um remédio que será aplicado apenas por aqueles que dele precisarem. Não esqueçamos que a separação não é regra nem exceção: é transgressão.
A Palavra de DEUS reprova a separação
Malaquias inicia sua mensagem profética reprovando a separação e culpa os sacerdotes, por se omitirem de ensinar o povo a guardar o concerto estabelecido por DEUS, Malaquias – 2:1,2.
No Novo Testamento, a separação é aceita em casos específicos por: “PERMISSÃO E NÃO POR MANDAMENTO, I Coríntios – 7:6-11. A LEI DIVINA É CLARA: O QUE DEUS AJUNTOU NÃO SEPARE O HOMEM”.
O casamento é indissolúvel
O casamento em sua dignidade primitiva, insiste na indissolubilidade do vínculo matrimonial, prolongada pelo Criador no princípio da raça humana. O casamento era protegido por um compromisso. O amor que unia os cônjuges era fruto desse compromisso, Mateus – 19:6 - Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não separe o homem. Todo casamento está sujeito a enfrentar problemas, lutas e dificuldades. Mas quando o casal leva a sério o compromisso, o seu alvo é viver juntos até que a morte os separe.
Ao fazermos os votos conjugais, assumimos o compromisso de amar, honrar, cuidar e defender o nosso cônjuge e ser-lhe fiel, na saúde e na doença, na prosperidade e na adversidade, na alegria e na dor. Comprometendo-nos a viver ao lado um do outro até que a morte os separe.
Para tal, se faz necessário que as igrejas criem ministérios para dar apoio e suporte às famílias em suas necessidades; exemplos:
·        Estudos Bíblicos.
·        Namoro com CRISTO, Noivado com CRISTO, Aconselhamento Pré-nupcial.
·        Ministério de Casais.
A igreja deve criar oportunidades para que os casais sejam melhor ajustados em seus casamentos e na Igreja, sem nenhum constrangimento.
Finalmente, recomendamos que a oração pela família torna-se indispensável ferramenta doméstica. DEUS é sempre a favor do casamento; a separação, em casos especiais, é uma permissão de DEUS para o reajuste da pessoa.
DEUS TE ABENÇOE... 

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .