MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


A FAMÍLIA E OS VALORES MORAIS
Romanos – 12:1,2 – 1- Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2- E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Salmo – 119:165 – Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar.
Valores são normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduos, classes, sociedade, etc. Valores morais são os valores éticos. A ética é a ciência do comportamento e para o cristão esta conduta é determinada pelo próprio DEUS através de Sua Palavra.
A essência da ética cristã é o próprio SENHOR. DEUS é o “MUMMUM BONUM” – SUPREMO BEM. O lar é o berço dos valores morais, da ética cristã.
“Valores do Mundo”.
Bens materiais
No mundo valoriza-se as pessoas pelo que elas têm, e não pelo que são, daí a razão da existência de uma sociedade consumista, onde o capitalismo atinge o seu esplendor, luxo e beleza. Nada há de errado em buscar uma vida confortável, onde exista bem estar para a família, isso através de uma convivência equilibrada, honesta e inteligente. Para manter a aparência compramos um carro mais novo e ficamos endividados, prejudicando nossa tranqüilidade e o bom relacionamento com os que nos cercam. Esquecemos do que nos ensina a Bíblia: “A NINGUÉM DEVAIS COISA ALGUMA”. [Romanos – 13:8 e Mateus – 6:33.]
A sexolatria
A exploração sexual está ameaçando a sociedade humana, transformando-a numa seita de alucinados e pervertidos. Os grandes meios de comunicação apresentam idéias errôneas sobre a sexualidade, como que a sexualidade seja um brinquedo, um empréstimo do corpo de um ao outro para promover o prazer físico, uma maneira de instrumentalizar o ser humano. Êxodo – 20:14; Levítico – 20:10; Provérbios – 6:32; Mateus – 5:27,28:1; I Coríntios – 6:10 e Hebreus – 13:4.
Supervalorização do prazer
Quantos que, aos domingos trocam a Escola Bíblica pelas praias e outras recreações. Qualquer tipo de diversão que nos afaste dos nossos compromissos com DEUS, torna-se um prazer inconveniente. O futebol tem sido para muitos um ídolo, um senhor dominante. Num lar onde o pai fica assistindo uma partida de futebol em detrimento do Culto de Oração de sua igreja, decididamente não está colocando DEUS em primeiro lugar.
Que o SENHOR de nossas vidas nos capacite para discernir entre os valores efêmeros do mundo e os verdadeiros valores que a SENHOR tem reservado para os que O amam. I Coríntios – 6:12.

“A influência dos meios de comunicação”.
Depreciação dos Verdadeiros Valores
A humanidade sem DEUS tem errado na avaliação dos valores. A Bíblia condena quem “Ao mal chama bem”, “ao bem, mal”, Isaias – 5:20. Neste emaranhado de conceitos sobre o bem material e o bem moral, na depreciação dos valores verdadeiros, os homens se perdem. 
Deformação dos padrões morais
A maioria dos programas exibidos na televisão apelam para o sexo, para o adultério e para a imoralidade. A televisão é um veiculo de deformação moral, por seus baixos padrões de comportamento apresentados. Salmos – 100:3.
É preciso muito critério e sensibilidade no uso da televisão. A família reunida com conselho deve estabelecer os princípios para o uso da televisão no lar. Podemos ter televisão em casa para sermos senhores e não servos dela. 
“A Bíblia e os Valores Morais”.
A Palavra do Criador
A Bíblia é o melhor manual de comportamento humano e familiar que existe, II Timóteo - 3:16,17. Ela nos ajuda a sermos os pais que DEUS quer que sejamos. Deveres conjugais, I Corintios – 7:2-5, Manutenção familiar, I Timóteo – 5:8, Governo do Lar, Efésios – 5:23; Marcos – 9:35,36 , Efésios – 6:4.
A oração
Existe muita diferença entre os lares onde os pais oram diariamente com os filhos, pelos filhos e aqueles que não oram.
A oração prepara o coração dos filhos para a conversão, que é o ponto de partida para a vivência dos autênticos valores morais. A oração é um instrumento na formação dos valores morais no lar. É preciso “DAR GRAÇAS EM TUDO”, I Tessalonicenses – 5:18, “ORAR SEMPRE”, I Tessalonicenses – 5:17, envolvendo a família numa atmosfera de oração, permitindo assim que a presença e o poder de DEUS sejam uma constante em nosso lar.
Reformulação de Valores
A vivência dos princípios da Palavra de DEUS, nos dão resultados excelentes. Os pais devem estar familiarizados com os assuntos que precisam ser ensinados no dia a dia da família. Isaias – 28:10. Vejamos valores morais:
AmorRomanos – 13:10 – O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. Colossenses – 3:14 –  E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.
Bondade Efésios – 4:32 –  Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Colossenses – 3:12,13 – 12- Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, 13- suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.
Honestidade Romanos – 12:17 – Lucas – 16:10 – II Corintios – 8:21.
Humildade Mateus - 11:29 – Provérbios – 29:23.
MisericórdiaTiago – 2:13 – Mateus – 9:13.
ObediênciaHebreus – 11:8; 5:8 – Colossenses – 3:20.
Perdão Efésios – 4:32 – Colossenses – 3:13.
Os lares cristãos precisam fazer frente ao crescimento do materialismo e secularismo do mundo em que vivemos. A Família cristã precisa estar preparada, colocando profundamente a Palavra de DEUS e seus ensinos morais e espirituais em prática. Praticando com entendimento, oração e entregando diariamente a família no altar de DEUS.
QUE DEUS TE ABENÇOE...  

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .