MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


A PALAVRA E SEUS PODEROSOS EFEITOS
PALAVRA: Muitas das vezes avaliamos uma pessoa por aquilo que ela fala. Isso porque a palavra demonstra, desvela, desnuda atitude e pensamentos, daí o grande valor que damos a ela. Palavra é também uma referência à Bíblia. A “PALAVRA DE DEUS”.
Tiago – 1:16-27. 16- Não vos enganeis, meus amados irmãos. 17- Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. 18- Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. 19- Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. 20- Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. 21- Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.
22- E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23- Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; 24- porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. 25- Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. 26- Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã. 27 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.
Tiago acentua, como em nenhuma outra porção do Novo Testamento, a importância da Palavra na vida do Cristão. Ele a chama:
A Palavra da VERDADE (v.18) – Salmos – 119:142 - A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a verdade.
A Palavra do PODER (v.21) – Romanos – 1:16 - Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
A Lei PERFEITA (v.25) – Salmo – 19:7 - A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.
A Lei da LIBERDADE (v.25) – Isaias – 61:1 - O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
O ESPELHO DA ALMA (v.23) – Hebreus – 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
ALGUNS PODEROSOS EFEITOS DA PALAVRA SÃO:
Pela Palavra o ESPIRITO nos gera em CRISTO (v.18) – I Pedro – 1:22, 23 – 22- Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros,
23- tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.
Pela Palavra da Salvação.
A Palavra dá testemunho de JESUS - II Timóteo – 3:15 - e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.
Salvos pela Palavra da Salvação – Hebreus – 4:2 - Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram.
Pela Palavra nos alegramos em nossas realizações – (v.25 – Salmo – 1) 1- Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; 2- antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3- Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. 4- Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. 5- Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; 6- porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.
CONDIÇÕES PARA QUE ESTES EFEITOS SE MANIFESTEM EM NÓS.
Controlar a irá (v. 19,20): Abrir mão de si mesmo, descansando na justiça de DEUS.
Coração manso (. v.22): È preciso haver despojamento da maldade e da impureza, sem arrogância e com o coração aberto.
Deve desencadear ações coerentes (v.22): Caso contrário, ela só é reveladora da aparência do homem, sem transformá-lo (v.23,24)
Pratica operosa (v.25): Dá direcionamento à prática da vida cristã. A palavra é cheia de desafios.
PRECISA SER DESENVOLVIDA:
·        Implantação divina (v.21): ler a Palavra não como um livro, mas como a voz de DEUS.
·        Participação humana (v.21,22): ter cuidado para não cair no cinismo de conhecer a Palavra, mas não praticá-la.
·        Manutenção diária (v.24): a fé vem do ouvir, ler, conhecer, a Palavra de DEUS.
A PALAVRA salva e abençoa a vida, se acompanhada de recusa ao pecado, perseverança, mansidão, prática do que se aprende e estuda.
Eu hoje quero te desafiar a ler, estudar, e aprender mais de DEUS. Não sai de casa sem antes ler pelo menos um capitulo da Palavra.
Você vai viver uma experiência nova em sua vida, e descobrira que o SENHOR nunca deixou de falar contigo, mas você é que não o estava buscando, e aberto para o ouvir. “LEIA A PALAVRA DEUS QUER FALAR COM VOCÊ...”.
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .